Coreia do Norte ameaça reação drástica contra exercícios aéreos combinados EUA e Coreia do Sul

A Coreia do Norte criticou os exercícios aéreos combinados entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul, prometendo uma “reação drástica”. As Forças Armadas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul realizaram exercícios envolvendo bombardeiros B-1 e caças F-35 de última geração sobre o Mar Amarelo.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul afirmou que as manobras contavam com a participação de bombardeiros B-1 da Força Aérea dos Estados Unidos e caças F-35 americanas e sul-coreanas. Os funcionários governamentais da Coreia do Sul destacaram que responderão firmemente a ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte.

No entanto, na quinta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte emitiu uma declaração advertindo sobre uma possível “reação drástica” em caso de ação militar dos Estados Unidos. A declaração da Coreia do Norte veio após as conversas entre os chefes de defesa dos Estados Unidos e da Coreia do Sul na terça-feira, onde foram discutidos reforços na “dissuasão ampliada”.

A Coreia do Norte criticou o compromisso dos chefes de defesa, argumentando que a proteção americana a seus aliados com artefatos nucleares e outras armas viola o princípio da “bomba nuclear por bomba nuclear e confronto total por confronto total”.

LEIA TAMBÉM