As atuais tensões entre os EUA e a China provavelmente persistirão.
A relação entre os países está no fio da navalha, principalmente desde a visita da líder política americana Nancy Pelosi (82) a Taiwan, que é reivindicada pela China, há quase duas semanas.
Agora a China está enviando tropas para a Rússia.
Os devem participar do exercício militar “Vostok” (“Leste”) em um sinal claro também para os EUA: é aqui que as potências nucleares se reúnem para fazer a guerra.
Muitos indagam se essa movimentação de tropas sino-russas não seria um prenúncio da 3ª Guerra Mundial.
O exercício militar russo está programado de 30 de agosto a 5 de setembro e acontecerá no leste do país. Além dos soldados chineses, também participam tropas da Índia, Bielorrússia e Tadjiquistão.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores chinês, a participação “não está relacionada à atual situação internacional e regional”. Em vez disso, os exercícios fazem parte de um acordo bilateral que está em vigor há anos.
Os últimos exercícios conjuntos desse tipo foram realizados em 2018, quando a China participou pela primeira vez.
Aparentemente, o líder russo Vladimir Putin (69) quer dar a impressão de que a Rússia, apesar de sua guerra de invasão de meses na Ucrânia, é capaz de usar suas forças armadas em outras frentes.
– Chamamos a atenção para o fato de que apenas uma parte das Forças Armadas da Federação Russa está envolvida na operação militar especial [na Ucrânia], cujo número é suficiente para realizar todas as tarefas definidas pelo comandante-em- Chefe – disse o Ministério da Defesa russo em comunicado.
Exercícios militares desse tipo são realizados a cada poucos anos na Rússia oriental (“Vostok”) e ocidental (“Sapad”). As nações aliadas sempre participam.
O exercício militar “Sapad 2021” é considerado um precursor da guerra da Rússia contra a Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro. De 10 a 15 de setembro, quase 200 mil soldados treinaram em quatro locais na Bielorrússia e nove locais no oeste da Rússia, segundo autoridades russas.
De acordo com esta informação, até 760 veículos blindados, incluindo cerca de 290 tanques, cerca de 240 unidades de artilharia e lançadores de foguetes, e mais de 80 aeronaves e helicópteros participaram dos exercícios.
Em novembro de 2021, o mais tardar, a Rússia estava concentrando suas tropas na fronteira com a Ucrânia e também na Bielorrússia – e ataca seu país vizinho desde fevereiro de 2022.
Blog do Esmael, notícias verdadeiras.
LEIA TAMBÉM