Bolsonaro faz live para atacar pesquisa Datafolha

Um dia após suspender a live semanal, o presidente cessante Jair Bolsonaro (PL) realizou nesta sexta-feira (27/05) a transmissão online. Ele atacou a pesquisa Datafolha que aponta vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno.

Citando uma delação do ex-ministro Antonio Palocci, sobre suposto acerto de propinas com a empreiteira Andrade Gutierrez, para bancar pesquisas eleitorais para o PT em 2010, Bolsonaro sugeriu que o instituto Datafolha se vendeu para Lula.

Em 2020, a Polícia Federal havia desmentido o conteúdo da delação de Palocci.

A delação em tela foi vazada nas vésperas das eleições presidenciais, em 2018, o que facilitou a vitória de Jair Bolsonaro, então no PSL, ante o oponente Fernando Haddad (PT).

– Então os caras compraram pesquisas para divulgar índices favoráveis ao PT. Quando chegava pesquisa contrária, a pesquisa era engavetada, jogada no lixo, triturada, incinerada. É assim. E não há diferença hoje em dia no Datafolha – disparou o presidente cessante na sua live.

Jair Bolsonaro insistiu espezinhando a pesquisa que lhe é desfavorável:

Economia

– Será que o Datafolha está jogando, fazendo tabelinha com uma instituição por aí que diz que lá tudo é inexpugnável? O que está acontecendo?

Segundo a pesquisa Datafolha divulgada na noite de quinta (26/05), Lula vence no primeiro turno com 54% das intenções dos votos válidos ante 33% de Bolsonaro.

Lula, em encontro com movimentos sociais, ironizou dizendo que Bolsonaro não dormiu ontem à noite por causa da pesquisa.

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas entre os dias 25 e 26 de maio em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

A pesquisa Datafolha está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05166/2022.