Bolsonaro é o pior presidente avaliado desde a redemocratização do Brasil, diz o Datafolha

Segundo pesquisa do instituto Datafolha, o presidente cessante Jair Bolsonaro (PL) está terminando sua gestão como o pior avaliado desde a redemocratização do Brasil, em 1985.

A pesquisa do Datafolha aponta que 39% dos brasileiros consideram governo que se encerra bom ou ótimo, enquanto 37% o percebem como ruim ou péssimo. A sondagem ainda observa que sua administração é avaliada como regular por 24%, e não opinaram 1%.

O Datafolha ouviu ouviu 2.026 eleitores em 126 cidades entre os dias 19 e 20 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos.

O presidente Jair Bolsonaro é uma figura controvertida e sua administração tem sido alvo de críticas por muitas pessoas no Brasil e no exterior. Ele é conhecido por suas posições políticas conservadoras e por ter uma abordagem controversa para alguns temas importantes, como meio ambiente, direitos das minorias e saúde pública – onde ele se destacou pelo negacionismo durante a pandemia.

Algumas pessoas consideram que ele é o pior presidente avaliado desde a redemocratização do Brasil, corroborando a pesquisa do Datafolha, enquanto extremistas de direita apoiam suas políticas e acham que ele está tomando medidas importantes para melhorar o país.

Em 1998, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o FHC, era aprovado por 35%, reprovador 25%, e 37% o consideravam regular.

Economia

Em 2006, depois de reeleito, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha tinha 52% de ótimo/bom, 14% de ruim/péssimo e 34% de regular. Após 2010, o petista tinha 83% de aprovação.

A presidente Dilma Rousseff (PT), em 2014, era aprovada por 42%, reprovada por 14% e vista como regular por 34%.

LEIA TAMBÉM