Lula faz pronunciamento no final da manhã de hoje sobre a conclusão do ministério; acompanhe pelo Blog do Esmael
Daqui a três dias, no domingo 1º de janeiro de 2023, o “Brasil do Futuro” receberá 65 delegações de chefes e vice-chefes de Estado, de Governo e de Poder para a cerimônia de posse do presidente eleito e diplomado Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o gabinete da transição, já é maior que os Jogos Rio 2016 em número de autoridades estrangeiras.
“Faltam 3 dias para a nossa posse e início do nosso governo. Hoje farei um pronunciamento no final da manhã, em Brasília. Vamos ter muito trabalho pela frente e precisaremos ter muita competência para cuidar do povo e reconstruir o país nos próximos 4 anos”, disse Lula nesta quinta-feira (29/12), que faz a contagem regressiva para assumir a Presidência da República.
Na manhã de hoje, no Distrito Federal, Lula deverá concluir a escolha do ministério que subirá com ele a rampa do Palácio do Planalto. O Blog do Esmael vai transmitir esse pronunciamento ao vivo para o Brasil e o mundo.
A posse de Lula será o maior evento com autoridades estrangeiras de alto nível no Brasil desde os Jogos Olímpicos Rio 2016. Ao todo, estão confirmadas 65 delegações de chefes e vices-chefes de Estado, de Governo e de Poder, além de ministros de negócios estrangeiros e enviados especiais. O evento contará ainda com a presença de representantes de organismos internacionais.
“A posse do presidente eleito supera o número de autoridades estrangeiras que estiveram presentes nas Olimpíadas no Rio de Janeiro”, revela o embaixador Fernando Igreja, responsável pelo cerimonial da posse. Segundo Igreja, vários encontros bilaterais já foram solicitados pelas delegações para que sejam realizados nos dias seguintes à posse. Os pedidos serão despachados com o presidente diplomado.
“A presença de 30 chefes de Estado e chefes de Governo demonstra a importância que esses países estão dando para a posse do presidente Lula e a volta do Brasil ao cenário internacional como um parceiro relevante. Países de todos os continentes estarão presentes”, destaca Igreja, ressaltando a importância da confirmação da presença de quase todos os países da América do Sul, além de representantes da América Central, da África e do Oriente Médio.
Os 19 chefes de Estado confirmados são: o rei da Espanha e os presidentes da Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiné Bissau, Honduras, Paraguai, Peru, Portugal, Suriname, Timor Leste, Togo e Uruguai. Representando o presidente do México, virá a primeira-dama, Beatriz Gutiérrez Müller. Confirmaram a presença os vices-presidentes da China, de Cuba, de El Salvador e do Panamá.
Os chefes de Governo confirmados são da República de Guiné, Mali, Marrocos e São Vicente e Granadinas. Também confirmaram presença vices-primeiros ministros do Azerbaijão e da Ucrânia.
Entre os chefes de Poder, virão ao Brasil presidentes do Conselho da Federação (Rússia), da Assembleia Nacional Popular (Argélia), Assembleia Consultiva Islâmica (Irã), Senado e Assembleia Nacional (República Dominicana), Assembleia da República (Moçambique), do Senado da Jamaica e da Guiné Equatorial, e do Parlamento Nacional (Sérvia).
Igreja registra ainda a vinda de 11 chanceleres (Turquia, Costa Rica, Palestina, Guatemala, Gabão, Zimbábue, Haiti, Nicarágua, África do Sul, Camarões e Arábia Saudita) e 16 enviados especiais, entre eles, União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, França e Organização das Nações Unidas.
Entre os organismos internacionais, estarão no país o secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o secretário-geral da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Ilan Goldfajn, e a secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.
LEIA TAMBÉM
Festival do Futuro será dia de celebração da cultura e da democracia; confira horário dos shows
O Festival do Futuro, festa popular da posse do presidente Lula, terá uma programação extensa e diversa, que começará às 10h, na Esplanada dos Ministérios, e chegará até a madrugada.
Os shows serão realizados nos palcos Elza Soares e Gal Costa, montados especialmente para receber este momento de celebração da cultura, da arte, da alegria e da democracia.
Confira os horários dos shows:
——————————————-
10h – Cortejo De Manifestações Populares
——————————————-
11h (Palco Elza Soares) – Show “Brasília de Todos os Ritmos”
Direção Geral: Dorival Brandão
Direção Musical: Alê Capone E Adriano Rocha
——————————————-
12h30 (Palco Gal Costa) – Show Kleber Lucas Convida: Clóvis Pinho, Leonardo Gonçalves, Mn Mc E Sarah Renata
——————————————-
15h50 (Palco Gal Costa) – Show Juliano Maderada e Banda
——————————————-
18h30 (Palco Elza Soares) – Show “Futuro Ancestral”
Participações: Drik Barbosa, Marissol Mwab, Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael, Rappin Hood, Salgadinho E Gog
——————————————-
19h40 (Palco Gal Costa) – Show “Outra Vez Cantar”
Direção Musical: Daniel Ganjaman
Participações: Alessandra Leão, Chico César E Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Francisco El Hombre E Luê, Flor Gil, Johnny Hooker, Lirinha, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz E Thalma De Freitas
——————————————-
20h55 (Palco Elza Soares) – Show “Amanã Vai Ser Outro Dia”
Direção Musical: Itamar Assiere
Participações: Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho Da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Rogeria Holtz, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan E Delacruz
——————————————-
22h50 (Palco Gal Costa) – Show Baianasystem convida: Margareth Menezes
——————————————-
00h10 (Palco Elza Soares) – Show Gaby Amarantos Convida: Aíla, Kâe Guajajara E Jaloo
——————————————-
01h10 (Palco Gal Costa) – Show Duda Beat Convida: Almerio, Doralyce, Luedji Luna E Zé Ibarra
——————————————-
02h10 (Palco Elza Soares) – Show Pabllo Vittar Convida: Lukinhas E Urias
——————————————-
03h10 (Palco Gal Costa) – Valesca Popozuda Convida: Mc Marks E Mc Rahell
——————————————-
COMO SERÁ O FESTIVAL DO FUTURO?
O festival será aberto por um cortejo popular, um panorama das culturas populares e tradicionais brasileiras em múltiplas manifestações.
Também terá um espetáculo especial para mostrar a arte e a música do Distrito Federal.
Uma feira gastronômica oferecerá comida bem brasileira ao público do festival.