Biden e Trump participam das eleições primárias no estado de Michigan

Os americanos elegem o presidente da República no próximo dia 5 de novembro; Biden e Trump são favoritos nas primárias

Democratas e republicanos do Michigan depositam nesta terça-feira (27/2) seus votos nas primárias presidenciais do estado, enquanto o Partido Republicano estadual também realizará um caucus em 2 de março. O resultado da primária republicana de hoje determinará a distribuição de 16 dos delegados do estado, enquanto os caucus de 2 de março decidirão os restantes 39 delegados.

Em uma reviravolta incomum, a primária republicana do Michigan acontece mais cedo do que o habitual, atendendo ao pedido do presidente Joe Biden de diversificar os estados primários iniciais. Contudo, ao contrário dos democratas, as regras da Convenção Nacional Republicana limitam as primárias antes de 1º de março a Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul. O estado, então, desenvolveu um plano híbrido, com a primária republicana em 27 de fevereiro e o caucus em 2 de março.

Em 2 de março, 13 reuniões separadas de caucus em distritos congressionais serão realizadas em uma convenção estadual para conceder 39 delegados. Cada distrito concederá três delegados. Somente legisladores estaduais e delegados de base eleitos pelo GOP do Michigan poderão votar no caucus. Os delegados de base foram eleitos em eleições locais em agosto de 2022 e promovidos em convenções municipais em 15 de fevereiro.

Conflitos internos no Partido Republicano do Michigan levantam a possibilidade de duas convenções separadas para a atribuição de delegados. Uma liderada por Kristina Karamo, ex-presidente do partido deposto, que se recusa a ceder sua posição, alegando que as regras do partido não foram seguidas em sua remoção. A outra, anunciada pelo ex-embaixador e congressista Pete Hoekstra, promete ocorrer no Amway Grand Plaza Hotel em Grand Rapids.

Na cédula republicana, o ex-presidente Donald Trump enfrenta novamente Nikki Haley, com previsão de uma vitória expressiva para Trump. Na ala democrata, Joe Biden e Dean Phillips competem, com Biden projetado para uma vitória fácil. Phillips já antecipou, via Twitter, que “Joe Biden deve receber 90% dos votos hoje no Michigan.”

Economia

Este cenário político dinâmico no Michigan promete desdobramentos significativos, e estaremos atentos para fornecer atualizações conforme a situação evolui.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário