Atenção cachaceiros de todo o mundo! Não vai ter cerveja nos estádios da Copa no Catar

  • A Lei Seca atingirá 1 milhão de torcedores que chegarão nos próximos dias aos oito estádios do evento

Vai ter Copa, mas não vai ter cerveja nos estádios do Catar – sede do mundial de futebol.

A reviravolta do Catar em relação ao álcool sinalizou que a Fifa, órgão regulador do esporte, pode não ter mais o controle total de seu campeonato.

A pequena mas incrivelmente rica nação do Golfo do Catar passou 12 anos se preparando para sediar a Copa do Mundo de futebol, uma maratona de planejamento e paciência durante a qual redesenhou uma nação inteira construindo estádios e hotéis, estradas e calçadas, até mesmo um brilhante novo sistema de metrô.

No entanto, foi só nesta sexta-feira (18/11) que finalmente se decidiu o que fazer com a venda de cerveja durante o torneio, e a decisão – para consternação dos cerca de 1 milhão de torcedores que chegarão nos próximos dias – foi proibir a venda de cerveja nos oito estádios do evento.

A decisão, anunciada pela Fifa, órgão regulador global do futebol, foi uma reviravolta abrupta do Catar e o mais recente ponto crítico no conflito cultural em andamento inerente à realização do torneio em uma monarquia pequena e conservadora do Oriente Médio.

Desde que o Catar surpreendentemente recebeu os direitos de hospedagem do torneio há mais de uma década, os organizadores locais e os líderes globais do futebol insistiram que a cerveja – um elemento obrigatório em eventos esportivos em todo o mundo, mas que é rigidamente controlado no Catar – estaria disponível. para fãs. Dois dias antes do primeiro jogo da Copa do Mundo, porém, essa mensagem mudou.

Economia

Em vez disso, as autoridades do Catar decidiram que as únicas bebidas que estarão à venda para os torcedores nos jogos durante a Copa do Mundo de um mês serão não-alcoólicas.

Não está claro o que motivou a proibição tão perto do torneio, mas a mudança repentina estava de acordo com a política em constante mudança do torneio em relação ao álcool e sua disponibilidade para os torcedores que assistem aos jogos. Os planos foram repetidamente elaborados, revisados ​​e refeitos novamente – um possível sinal de que a política doméstica ou mesmo a influência da família real estavam desempenhando um papel.

“Após discussões entre as autoridades do país anfitrião e a FIFA, foi tomada a decisão de concentrar a venda de bebidas alcoólicas no FIFA Fan Festival, em outros destinos de torcedores e locais licenciados”, disse a FIFA. A decisão, afirmou, exigiria “a remoção dos pontos de venda de cerveja dos perímetros dos estádios da Copa do Mundo da FIFA 2022 no Catar”.

A decisão de proibir a cerveja ocorre uma semana depois de um edital anterior de que dezenas de barracas de cerveja vermelhas cobertas com a marca Budweiser, patrocinadora de longa data da Copa do Mundo, seriam transferidas para locais mais discretos nos oito estádios da Copa do Mundo, longe de onde a maioria da multidão que assistia aos jogos passaria.

LEIA TAMBÉM