Tudo o que você precisa saber sobre o duelo entre Argentina e Austrália, válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo FIFA de 2022, no Catar
- A Argentina se classificou como primeira colocada do Grupo C
- A Austrália ficou com o segundo lugar na disputa do Grupo D
- O polonês Szymon Marciniak será o árbitro do confronto de oitavas
Argentina e Austrália se enfrentam nas oitavas de final da Copa do Mundo FIFA de 2022, no Catar. Quem avançar, pega o vencedor de Holanda e Estados Unidos nas quartas.
Depois de ser surpreendida na estreia pela Arábia Saudita, a Argentina se recuperou com vitórias sobre o México e a Polônia e terminou a primeira fase na primeira colocação no Grupo C.
A Austrália, por sua vez, foi valente e conseguiu a qualificação em um grupo que, no papel, não era nada fácil.
A seleção da Oceania foi derrotada na estreia pela França, mas se superou com vitórias por 1 a 0 sobre a Tunísia e a Dinamarca, empatando em pontos com os atuais campeões do mundo e ficando atrás apenas no saldo de gols.
Data e horário
Sábado, 3 de dezembro, às 16h de Brasília.
Local
Estádio Ahmad Bin Ali
Onde assistir
TV Globo, canais a cabo da emissora, e na TV Fifa [gratuito]
Notícias das equipes
Na Argentina, a presença de Ángel Di María é um mistério. O meia da Juventus deixou a partida contra a Polônia com um desgaste muscular no quadríceps direito e é dúvida para este sábado. Já a Austrália deve repetir o mesmo time que venceu a Dinamarca na última rodada da fase de grupos.
Prováveis escalações
Argentina: Emiliano Martínez; Nahuel Molina, Cristian Romero, Nicolás Otamendi, Marcos Acuña; Rodrigo De Paul, Enzo Fernández, Alexis Mac Allister; Ángel Di María (Alejandro Gómez), Julián Álvarez e Lionel Messi.
Austrália: Mathew Ryan; Milos Degenek, Harry Souttar, Kye Rowles, Aziz Behich; Mathew Leckie, Jackson Irvine, Aaron Mooy, Craig Goodwin; Mitchell Duke e Riley McGree.
Histórico do confronto
Esta será a oitava vez que as duas seleções se enfrentarão. Até aqui, a Argentina leva vantagem no confronto direto com cinco vitórias, um empate e uma derrota. Em 1993, aconteceu o duelo mais importante, pela repescagem intercontinental, que decidiu uma vaga na Copa do Mundo FIFA de 1994, nos Estados Unidos. No jogo de ida, empate em 1 a 1 em Sydney. Na volta, em Buenos Aires, vitória argentina por 1 a 0 com gol de Gabriel Batistuta, que garantiu o time comandado por Alfio Basile no Mundial.
Principais números
- A Austrália já repete sua melhor campanha em Copas do Mundo com a vaga nas oitavas.
- A Argentina tentará superar o desempenho da Rússia, em 2018, quando foi eliminada nas oitavas de final pela França
O que eles disseram
Lionel Scaloni, técnico da Argentina “O bom senso diz que todos os rivais são difíceis. A Arábia Saudita nos derrotou na estreia. O futebol hoje é jogo a jogo: é preciso analisar e, às vezes, pode-se perder mesmo jogando bem. A sensação é de que todas as partidas são difíceis. Engana-se quem pensa que não será o caso contra a Austrália.”
Graham Arnold, técnico da Austrália “Quando digo que são apenas dois dias, é tudo uma questão de mentalidade e motivação. Se há uma coisa que mostramos não apenas ao nosso país, mas ao mundo inteiro, é que somos um grupo unido. Todos estão comprometidos uns com os outros.”
LEIA TAMBÉM