Ex-ministro Aldo Rebelo lança livro “O Quinto Movimento” em Londrina nesta sexta-feira

O ex-ministro Aldo Rebelo lança nesta sexta-feira (03/12), em Londrina, Norte do Paraná, a obra “O Quinto Movimento: propostas para uma construção inacabada”, pela Jornal JÁ Editora, com apoio do Instituto José Bonifácio.

O lançamento está marcado para as 17h30 na sede da Sociedade Rural do Paraná, localizada na avenida Tiradentes, 6.275.

O livro, com 252 páginas, trata da centralidade da Questão Nacional a partir da necessidade de uma reflexão sobre o Quinto Movimento como iniciativa à retomada da construção do Brasil pós-pandemia, posterior a quatro grandes movimentos históricos.

“Não é um trabalho acadêmico, mas sim uma coletânea de ensaios; um roteiro de debates sobre o Brasil: a história, sua formação e discussões sobre o Quinto Movimento”, afirma o autor.

Aldo destaca ainda a importância de abordar a centralidade da Questão Nacional considerando a impreterível retomada do desenvolvimento econômico, científico, tecnológico, social, combinados com a projeção de poder diplomático e militar em harmonia com as legítimas aspirações nacionais.

De acordo com Aldo Rebelo, o país vive um período de desorientação e imobilismo sobre os rumos do país, onde se faz necessária a união dos brasileiros em torno de três grandes causas: a do desenvolvimento do Brasil, da redução das desigualdades e a manutenção do país em certos padrões de democracia.

Economia

“É preciso rever o Brasil como ativo, como patrimônio natural, humano, protagonista da política, da economia e da vida, no cenário das nações. Desta forma, podendo se apresentar ao mundo com um novo posicionamento ambiental, humanista, transformador, seguro, acolhedor, equilibrado social e economicamente, por meio da união de forças heterogêneas. Um país efetivamente independente e acima de tudo inovador”, reforça.

Para se alcançar este cenário, Rebelo explica no livro que, dentre outros aspectos, faz se urgente uma coesão nacional e social incompatíveis com a desorientação atual de grupos de “direita” e de “esquerda”.

“A centralidade da Questão Nacional e o Quinto Movimento se confrontam com o cosmopolitismo de ‘direita’ e de ‘esquerda’ e a ele contrapõem a união das forças heterogêneas, sociais, empresariais, intelectuais, políticas e culturais, da cidade e do campo, como alternativa para a retomada da construção do Brasil e do seu futuro.”

A obra “O quinto movimento: propostas para uma construção inacabada” é dividido em três momentos: A Origem das ideias, Os quatro movimentos que construíram o Brasil e o Quinto Movimento: propostas para uma construção inacabada.

As informações são do Blog do Zé Otávio

Leia também

Aldo Rebelo foi sondado para mudar domicílio eleitoral para o Paraná

Feliz Dia do Saci, segundo Aldo Rebelo; “Halloween” é modismo americano copiado pela classe média brasileira

Aldo Rebelo condena filhinhos de papai de “esquerda” e de “direita” por fogo em Borba Gato