Feliz Dia do Saci, segundo Aldo Rebelo; "Halloween" é modismo americano copiado pela classe média brasileira

Feliz Dia do Saci, segundo Aldo Rebelo; “Halloween” é modismo americano copiado pela classe média brasileira

Criação do ex-ministro Aldo Rebelo, hoje é o Dia do Saci.

Além de valorizar a cultural nacional, 31 de outubro é uma contraposição ao americanizado “Halloween” – o dia das bruxas comemorado nos Estados Unidos e reproduzido aqui [pela classe média alta].

O Saci-Pererê é um personagem do folclore brasileiro imortalizado na literatura de Monteiro Lobato, que, em 1917, escreveu pela primeira vez sobre as travessuras do negrinho de uma perna só.

Por falar em Aldo Rebelo e Saci, o ex-ministro desembarcará em Curitiba no sábado, dia 6 de novembro, para o lançamento de seu livro “O Quinto Movimento”. O evento às 10h será no Hotel Trevi (Rua Ébano Pereira, 139, Centro).

Em junho, o Blog do Esmael entrevistou ao vivo Aldo sobre sua obra que agora lança presencialmente na capital paranaense.

Para Aldo, o Brasil precisa se unir em torno de três eixos fundamentais:

1- o desenvolvimento econômico,
2- a redução das desigualdades; e
3- a manutenção do país em certos padrões de democracia.

No decorrer do livro, o autor também fala da importância de combinar o desenvolvimento econômico, científico, tecnológico e social com os poderes diplomático e militar para alcançar os objetivos nacionais.

Outro ponto muito importante abordado pelo autor é a necessidade de debate e o fim da polarização entre direita e esquerda. Aldo explica que sem uma coalizão nacional não é possível retomar o crescimento do país e restabelecer o bem-estar social, ambiental e político.

A origem das ideias fala sobre os quatro movimentos que construíram o Brasil, sendo eles:

  • o marco zero de 1500 até o Tratado de Madrid em 1750;
  • a Independência do país;
  • a abolição da escravidão; e
  • a proclamação da República.

Em O Quinto Movimento: propostas para uma construção inacabada, Aldo propõe reflexões acerca do futuro do país.

Aldo Rebelo foi ministro de Relações Institucionais (2004-2005), do Esporte (2011-2014), da Ciência, Tecnologia e Inovação (2015) e da Defesa (2015-2016). Presidiu a Câmara (2005-2007).

Leia também

Bolsonaro foi a Roma e não viu o papa

Biden e Putin estão conversando secretamente desde junho

Tarso Genro diz que frente é importante para devolver o demônio [Bolsonaro] ao inferno em 2022

2 Replies to “Feliz Dia do Saci, segundo Aldo Rebelo; “Halloween” é modismo americano copiado pela classe média brasileira”

  1. Também não sou fã dessas coisas copiadas dos estadunidenses, mas vale lembrar que essa parada de comer peru no natal advém do dia de ação de graças dos EUA, bem como o próprio natal e demais feriados religiosos são importados do cristianismo que, afinal, é uma lenda do oriente médio e não brasileira. Prefiro muito mais comemorar as bruxas do que os torturadores delas.

  2. A classe mais humilde só não comemoram o Halloween pois não possuem dinheiro, a classe média e as elites amam a festa, que já está bem popular no Brasil. Já o Dia do Saci só vi São Luiz do Paraitinga comemorando, uma cidadezinha de cinco mil habitantes, mas na última edição da festa tinha umas vinte pessoas, nada criado por comuna dá certo, já reparou?

Comments are closed.