O governador Ratinho Junior (PSD) planeja 15 novas praças de pedágio, para o desespero dos usuários de rodovias no Paraná. Vai ter luta contra o pedágio no Paraná, prometem deputados estaduais, indicando que haverá resistência à máfia das concessionárias –recentemente investigadas pelo Ministério Público Federal.
O novo modelo “híbrido” está sendo discutido no Ministério da Infraestrutura e tem a anuência de Ratinho. A Secretaria de Estado de Infraestrutura acompanha essa formatação.
O deputado Arilson Chiorato (PT), coordenador da Frente Parlamentar sobre o Pedágio, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), considera essa cogitação um “absurdo” e um “crime” contra a economia paranaense. Ele conduziu na manhã de hoje uma audiência pública sobre o tema.
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), secretário-geral da ALEP, criticou a bancada federal por não defender os paranaenses em Brasília. Segundo ele, deputados federais estariam apoiando esse crime contra os paranaenses para puxar o saco do presidente Jair Bolsonaro.
O Paraná já possui 27 praças de pedágio e o setor produtivo acusa as pedageiras de cobrarem o pedágio mais caro do mundo no estado, o que tira a competitividade dos produtos paranaenses frente aos demais estados e países do Mercosul.
A previsão que as 15 novas praças de pedágio comecem a funcionar em 2023, no segundo ano de vigência do novo contrato.
Veja onde Ratinho planeja novas praças de pedágio:
- Sengés (PR-151)
- Siqueira Campos (BR-272)
- Jacarezinho/Ourinhos (BR-153)
- Califórnia (BR-376)
- Norte de Tamarana (PR-445)
- Jussara (PR-323)
- Tapejara (PR-323)
- Perobal/Cafezal do Sul (PR-323)
- Guaíra/Terra Roxa (BR-272)
- Guaíra/Mercedes (BR 163)
- Capitão Leônidas Marques (BR-163)
- Ampere (PR-182)
- Renascença (BR 280)
- Guairaçá (BR-376)
O novo edital de concessão de rodovias deve licitar 3.327 quilômetros, divididos em 42 praças de pedágio.
As empresas ou consórcios vencedores da licitação devem assumir o compromisso de, no prazo de 10 anos, duplicarem 1.861 km de rodovias.
Pelo histórico, as concessionárias não costumam cumprir o contrato na hora de executar obras enquanto reajustam acintosamente as tarifas dos usuários.
O ex-senador e ex-governador Roberto Requião (MDB) ironizou no Twitter dizendo que o Paraná “ganhou” do governo Ratinho 15 novas praças de pedágio e a permanência das antigas.
“Você agora paga para andar nos caminhos, paga para os concessionários, famosos financiadores de campanha e de políticos ladrões e picaretas. Simples assim”, disparou Requião.
Jornalista e Advogado. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.