Veja as mudanças para a Copa Sul-Americana de 2021

Sul-Americana terá novo formato a partir de 2021. A Conmebol também definiu a data da Final da Copa Libertadores do ano que vem.

A Conmebol aprovou nesta sexta-feira (2), após reunião de seu conselho em videoconferência, o novo formato da Copa Sul-Americana de 2021, que passará a ser disputada em fase de grupos, modelo semelhante ao da Copa Libertadores.

Veja o que diz o comunicado oficial divulgado pela Conmebol:

“O Conselho aprovou as modificações no formato da Sul-Americana para 2021, incluindo uma fase de grupos com o fim de garantir uma maior representatividade dos países.”

No modelo atual, é mata-mata com jogos de ida e volta desde o início do torneio.

Na reunião a entidade também definiu as datas dos dois torneios Continentais que serão realizados no próximo ano, e já marcou as finais da Copa Libertadores para 20 de novembro de 2021 e a decisão da Sul-Americana para o dia 6 do mesmo mês. Ainda não foram escolhidos os locais dos jogos.

ENTENDA O NOVO MODELO DA SULA-AMERICANA

Para você entender melhor, a competição funcionará da seguinte maneira:

Economia

● A fase preliminar eliminatória, que definirá os últimos classificados (os confrontos da fase preliminar serão sorteados entre os quatro representantes de cada país)

● A fase de grupos (16 times da fase preliminar + 6 times do Brasil + 6 times da Argentina + 4 eliminados da última fase da Pré-Libertadores)

● E a fase final, que vai das oitavas até a grande decisão. Vai para as Oitavas de Final, o primeiro colocado de cada grupo da Sul-Americana + terceiro colocado de cada grupo da Libertadores

É isso, o torneio será dividido em três fases, assim como é a Copa Libertadores.

A atual temporada da Sul-Americana voltará a ser disputada em 27 de outubro, mais de oito meses após a paralisação em função da pandemia de covid-19.

Leia mais sobre futebol

Flamengo x Covid: rubro-negro anuncia que jogadores derrotaram o vírus

Bolsonaro é execrado pela torcida do Paraná, após vestir a camisa do Tricolor

Gre-Nal: dupla vai protagonizar o 5º clássico na temporada 2020

Presidente do Atlético-MG ‘afrouxa a tanga’ e não vai mais pedir banimento do Flamengo no Brasileirão

CR7 x Messi já na fase de grupos Champions League; UEFA sorteia grupos