Empresas fascistas não são bem-vindas no Blog do Esmael

Nós soubemos pelo portal da Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, que o movimento de extrema direita “Gigantes Não Dormem” lançou uma campanha para que empresas fascistas não anunciem no Blog do Esmael. Nós dizemos a elas como resposta: vocês não são bem-vindas aqui! Fora já daqui!

Confessamos que não sabíamos que a Centauro é uma corporação que financia o fascismo e a imbecilidade liderada pelo presidente Jair Bolsonaro.

O que podemos recomendar aos democratas e almas sensatas deste País é que não comprem nada na Centauro, sob pena de financiar indiretamente o fascismo.

“Entre as empresas que concordaram com a notificação do novo movimento Gigantes Não Dormem está a Centauro, cujo presidente apoiou a campanha de Jair Bolsonaro, e a UniBH. A primeira excluiu anúncios do “Blog do Esmael”, e a segunda, do Brasil 247″, diz o texto na Rádio Gaúcha.

Essa turma do movimento “Gigantes Não Dorme” é articulada pelo guru espiritual de Bolsonaro, o astrólogo Olavo de Carvalho, cujos [alguns] seguidores são investigados pela CPMI das Fake News.

A pressão da extrema direita é para que empresas identificadas com o fascismo só anunciem em sites fascistas, especializados na disseminação de notícias falsas e de ódio.

O Blog do Esmael é financiado exclusivamente por meio da publicidade programática, que é operada em uma plataforma conhecida como DSP (demand side platform).

Há três anos, o Blog do Esmael não realiza venda direta de publicidade –delegando essa tarefa à programática– e não aceita anúncio de órgãos da administração pública direta e indireta nos três âmbitos (municipal, estadual e federal). Também não celebra contrato de publicidade com entidades sindicais ou de movimentos populares, mantendo-se independente do ponto de vista econômico.

Reafirmamos: a Centauro e outras empresas pró-fascismo não são bem-vindas no Blog do Esmael; elas vinham anunciando na nossa página devido ao alto fluxo e qualidade do nosso trabalho, reconhecida até por eles [direita] –sem que soubéssemos que tinha parte com o “Coiso”.

Portanto, as empresas ligadas ao fundamentalismo da extrema direita não nos farão falta porque o Blog do Esmael é financiado exclusivamente pela audiência de seus distintos leitores.

PS: a despeito de sucumbir à pressão do movimento “Gigantes Não Dorme”, o UniBH, instituição da Ânima Educação, em nota, escusa-se afirmando que “tem adotado as medidas de bloqueio de perfis e sites de qualquer viés político, ou que contenham notícias falsas ou discurso de ódio, seguindo orientações do Google, para todas as campanhas on-line realizadas pelo Centro Universitário.”

Atualizado em 27/05/2020, às 16h50.