Fachin é só decepção

O ministro Edson Fachin não decepciona somente parlamentar do PT. Muito além disso. Seus próprios pares, no STF, também se arrependem de tê-lo apoiado para chegar à Corte.

Segundo a coluna BR18, do Estadão, o ministro Ricardo Lewandowski não esconde de ninguém a animosidade em relação ao relator da lava jato.

“Em conversas de bastidores com colegas e com amigos, Lewandowski diz que se arrepende de ter apoiado a campanha de Fachin para chegar ao STF e ter atuado nos bastidores para que Dilma Rousseff nomeasse o então advogado paranaense para uma vaga na Corte”, registra o jornalão.

Para chegar lá, Fachin recebeu retaguarda política dentro do Supremo e do Congresso Nacional. Os três senadores paranaenses (Alvaro Dias, Gleisi Hoffmann e Roberto Requião), por exemplo, se esforçaram para indicá-lo, mas, depois de nomeado por Dilma, o ministro esqueceu seu passado democrático e foi “abduzido” pela Rede Globo.

Resumo da ópera: hoje Fachin é mais Globo, menos povo; se arrependimento matasse, Lewandowski já estaria mortinho da Silva.