Delação da ‘Operação Quadro Negro’ foi à homologação do STJ

O Superior Tribunal de Justiça recebeu esta semana, em Brasília, os termos para a homologação da delação premiada do empresário Eduardo Lopes de Souza, da Valor Construtora, no âmbito da Operação Quadro Negro, que investiga o desvio de R$ 50 milhões destinados à construção de escolas para a campanha do governador Beto Richa (PSDB) e deputados da base de sustentação do tucano na Assembleia Legislativa do Paraná.

A ação principal da Operação Quadro Negro teve a competência deslocada da Justiça Estadual para a Justiça Federal do Paraná, em setembro de 2016, haja vista que a roubalheira também atingiu os cofres da União.

Os desvios de recursos da União somada ao foro privilegiado do governador tucano justificam a “subida” da delação para a homologação no STJ.

Os meios jurídico e político avaliam que “não sobrará pedra sobre pedra no governo Richa” após a delação do dono da Valor Construtora, pois eles esperam prisões de agentes públicos no executivo e no legislativo estadual paranaense.

Dentre os parlamentares enrolados na Quadro Negro estão o chefe da Casa Civil Valdir Rossoni (PSDB). Segundo o Ministério Público, o tucano [notabilizado recentemente pela briga com o senador afastado Aécio Neves] fazia pressão para que obras não concluídas nas escolas fossem pagas pelo governo do estado. No entanto, por ser deputado federal licenciado, o foro de Rossoni é o STF.

Além do envolvimento de Richa e Rossoni, segundo o MP, ainda estão no bico do corvo os deputados estaduais Ademar Traiano (PSDB) e Plauto Miró Guimarães (DEM), presidente e 1º Secretário da Assembleia, respectivamente.

O Blog do Esmael registrou em primeira mão, há dois anos, o escândalo e a consequente queda da cúpula da Educação do Paraná na época.

37 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Mais uma q não dará em bosta nenhuma! Com esse TJ sapequinha!

  2. Qero ver pra crer. Não dá nada isso. São todos farinha do mesmo saco. Ladrões

  3. Faz uma CPI na linha verde e cai bonito!…

  4. Se não forem presos logo vamos tirar o foro privilegiado do Beto Richa e da turma do camburão em 2018.

  5. SE MORO CONDENAR O LULA , ELE PODE JÁ ENCOMENDAR A PRÓPRIA CRUZ, POIS SERÁ CRUCIFIXADO EM VÁRIAS LÍNGUAS E SERÁ VELADO NO CNJ ONDE LEVARÁ UM PÉ NA BUNDA.

  6. A casa da caindo ,já tá demorando cdeia nesses ladrão do povo

  7. Como eles vão deta ums aos ooutrose todos são farinha do mesmo saco cambada de ladrão

  8. nao vamos eleger esses bando de bandidos que sangram o nosso parana diga nao a eleicao do beto richa para senador

  9. E o grandessíssimo senhor Caito Quintana se escondendo nas costas desse lixo do Esmael Morais apenas para causar provocações! VERGONHA!

  10. Apenas um lado da moeda, como sempre! Parem de abrir a boca pra falar merda gratuita e causar/dar vazão a sensacionalismo barato e partidário! Busquem conhecimento (;

  11. Só gente boa de traição de roubos de falcatruas

  12. A hora do governador chegou….

  13. Essa corja nunca vai presos eles tem tudo a seu lado principalmente dinheiro que roubaram

  14. Agora quero a empáfia deste idiota chamado Ademar Traiano,

  15. Tem bandidos pra todos os lados só que a justiça está muito lenta mas está se confirmando o que eu sempre pensei desse governo de meia pataca

  16. E o silêncio sobre isso na República de Curitiba permanece!!! Impressionante!!!

  17. Esse povo não é bom dormindo e tão pouco na fotografia?

  18. Beto Richa seria um pessimo sindico!

  19. Nossa apareceu o Ismael, depois q os petralhas começaram a ir presos, ele deu uma sumida. Sera a secou as tetas???

  20. Eu Acho esse nosso lalau governador do mesmo nivel do Cabral no rio de Janeiro ou do bandido Temer na presidência,essa quadrilha não suportava mais ficar fora do poder e até golpe deram,cabe ao povo começar a mostrar que tem sangue.

  21. Richa e seu cupinchas devem ir para a cadeia!!!!

  22. O cheque deis O povo do paraná,quem e o povo ??? dinheiro fantasma.

  23. Então o sr. Traiano não caiu ao empregar a família com alto salários agora vai se ferrar já o honestIssimo Rapossoni esse sim está ferrado já que todo mundo sabe de suas falcatruas no Paraná onde arrumou muitos inimigos na politica inclusive o sr, Aécio Neves em nível nacional que deverá lhe dar uma mãozinha para joga-lo nos fundos do xilindró onde pagará pelos seus pecados não todos mas por alguns.

  24. É impressão minha, mas parece que não sobra um honesto no poleiro dos tucanos.

  25. Este o outros mais … vencendo o prazo,esta mais do que na Hora de ter uma Solução ,pois estes larápios do poder Publico IMPUNEM.e uma vergonha essa corja de ladões ,com a cara de PAU de mostrar um cheque ,cheque sera que vale alguma coisa isso,onde esta o dinheiro as Escolas em Pandarecos falta vergonha de ambos e da JUSTIÇA também.

  26. A impressão que fica: A tucanalhada não eram tão santos assim.

  27. Sempre existe esperança de que essa corja seja punida…