Beto Richa usou mesmo operador de fraude no Porto para negociar propina na Odebrecht

O governador do Paraná Beto Richa (PSDB) não meteu diretamente a mão M… no caso de recebimento propina na Odebrecht. Ele usou as de Teodósio Jorge Atherino, segundo delação do ex-presidente de infraestrutura da empreiteira Benedicto Júnior, o BJ.

Jorge Atherino frequentava o departamento de propinas da Odebrecht em nome do Comitê Financeiro do PSDB e de Beto Richa, de acordo com relato em vídeo logo abaixo.

Em troca de R$ 2,5 milhões para a campanha de “Piloto”, como era denominado Beto Richa, haveria a contraprestação em obras de duplicação da PR-323 (clique aqui para lembrar denúncia feita pelo senador Roberto Requião, do PMDB, no ano de 2014).

Afinal, quem é Teodósio Jorge Atherino citado várias vezes na delação de BJ? Ora, o mesmo envolvido na Operação Superagui que, coincidentemente, também envolve Beto Richa e seus familiares em irregularidades na concessão de licenças ambientais na região do Porto de Paranaguá.

A família de Teodósio Jorge Atherino e de Richa foram sócias nas empresas Green Gold, RF Participações e Green Logística. Essa relação rendeu ao governador do PSDB uma ação penal no Superior Tribunal de Justiça no final de março.

As histórias de Richa e Atherino se cruzaram diversas vezes ao longo dos últimos anos. Na política e no mundo empresarial. Pode ter sido mera coincidência, mas nesses dois eventos o governador virou réu no STJ.

Beto Richa já era réu no STJ

Em março de 2016, o STJ autorizara o primeiro inquérito contra o governador Beto Richa acerca de esquema de corrupção da Receita Estadual.

A acusação é de que R$ 4,3 milhões desviados tenham financiado a reeleição do tucano, segundo investigações da Operação Publicano.

Richa faz vergonha histórica, pois nunca antes um governador do Paraná tinha sido investigado por corrupção no STJ.

Assista ao vídeo com a delação de BJ:

7 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. beto ladrão na cadeia já! Só na república de curitiba um bandidão como o beto fica livre leve e solto.

  2. “Até compreendo a delação de Marcelo Odebrecht, que está preso há mais de dois anos. Ele tem família e está querendo sair. Mas é um absurdo o que ele disse”
    Palavras de Lula indicam que a caguetada que deram no Richa, Aécio, FHC, Alckimin, Serra, Renan, Jucá, Padilha e tantos outros foi conseguida através de tortura, então não levem em consideração. https://uploads.disquscdn.com/images/ed96d85be05bff31151fdaf6ba138aef93d5c53eaff3e2d8f326982b4301153b.jpg

  3. SR.ESMAEL
    O QUE NÃO DA PARA ENTENDER E TANDO DINHEIRO ???,ESTES ENTRARAM POR ONDE ,SE TODOS DIZEM TER DECLARADO NA TAL justiça …JUSTIÇA eleitoral,PERGUNTO ,SE NÃO FOI PELA PORTA DE FRENTE FOI PELOS fundo ???,NO MUNIMO FOI INCOMPETENTES OU CONIVENTES.ISSO E justiça???.DA PARA MIM ENTENDER QUE ,SE LAVOU TUDO LEGALMENTE,NO MINIMO imoral,E MUITO VERGONHOSO,E NÓS E QUE SAMOS OS BURROS ,QUE VOTAMOS EM ficha LIMPA.

  4. Para quem dizia ,ele beto LIXO que esta saindo um governo truculento se referia ao REQUIÃO , beto LIXO esta se superando ,dizia que ele beto LIXO vamos conversar com o povo ,ai conversar com as Pedágio???,ai esta o desgoverno CORRUPTO pilantra PICARETA mal caráter MENTIROSO…ma e diplomado e FICHA limpa,desa vez Vai dar o que vão mandar pra onde este LIXO do LIXO,vergonha.