Gleisi: Quem fiscaliza os fiscais da lei?

gleisi_powerpointA senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) começa esta segunda (19) puxando a orelha dos procuradores da República, autores do polêmico PowerPoint, que apresentaram denúncia contra Luiz Inácio Lula da Silva “sem provas” e com “delação cancelada”.

Em sua coluna, a parlamentar brada que também cabe ao MPF “zelar pela dignidade humana”, mas, “num palanque midiático, expuseram, adjetivaram, julgaram e condenaram Lula, dona Mariza”.

Gleisi insinua que o empresário Léo Pinheiro tenha voltado à prisão para ser torturado e delatar o ex-presidente, que já foi imputado antecipadamente.

“Uma delação realizada com o réu em tal situação pode ter credibilidade?”, questiona, para então ensinar: “Mas não podemos voltar à Idade Média, onde apenas as convicções contavam. É preciso observar o devido processo legal, o direito à defesa, o respeito à nossa Constituição”. Abaixo, leia, comente e compartilhe a íntegra do texto:

Quem fiscaliza os fiscais da lei?

Gleisi Hoffmann*

Neste domingo tivemos conhecimento de mais uma peça do show pirotécnico dado pelo Ministério Público na quarta-feira passada: a denúncia contra o ex-presidente Lula usou delação recusada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Não bastasse o excesso de convicção, a discurseira política de um procurador e a sinceridade obscena de que não havia provas por parte de outro, ficamos sabendo agora que a delação usada para fundamentar a denúncia não tinha validade.

Como explicar essa sucessão de ilegalidades e indecência processual praticada pelo Ministério Público, logo ele, fiscal e guardião da Lei? O que levou a esse comportamento? O deslumbramento com a fama? Fazer “justiça” a qualquer preço, com as próprias mãos? Ou terá sido a juventude e pouca experiência de vida desses procuradores que os fazem desconhecer a história política do país e rasgar a Constituição e as leis que regem sua profissão?

Cabe também ao Ministério Público, como a qualquer autoridade, zelar pela dignidade humana e não expor as pessoas. O que fizeram na quarta-feira? Durante toda a tarde, num palanque midiático, expuseram, adjetivaram, julgaram e condenaram Lula, dona Mariza e toda família. Mas não apresentaram provas do que anunciaram.

O que se pode esperar do desdobramento desse caso? A revelação de que foram usados dados de uma delação não consumada agrava toda a situação. O empresário Léo Pinheiro foi novamente preso. É de se esperar negociações para que a delação premiada seja efetivada e aceita, diante da grave situação em que se encontra.

Não parece absurdo imaginar que seja mais pressionado (ainda) para corroborar as acusações que são imputadas a Lula. Sejamos francos: depois de tentar um acordo, quando ainda estava em prisão domiciliar, acordo rejeitado por causa de um vazamento de informação que se revelou falsa, teve decretada nova prisão. A possibilidade de o empresário ceder e falar o que interessa aos investigadores é total.

Ou seja, pode-se esperar que essa delação, se concluída venha a confirmar todas as acusações que foram imputadas antecipadamente a Lula. A questão é: esse procedimento terá validade jurídica? Uma delação realizada com o réu em tal situação pode ter credibilidade? Haverá provas? Pode-se usar declarações obtidas nessas condições para acusar e condenar alguém, seja um ex-presidente da República seja um trabalhador comum?

Essas perguntas vêm se somar a muitas outras que nós fazemos desde o início dessa operação e que cada vez mais não querem calar: a lei não diz que não se pode condenar alguém apenas com delação, que é preciso reunir provas para a condenação? Além disso, a lei não diz que delações, enquanto não homologadas, são sigilosas e, portanto, não podem ser divulgadas? Como então se tolerou que TODAS as delações fossem sistematicamente vazadas para a imprensa e divulgadas?

A verdade é que até hoje, não se tomou qualquer medida para esclarecer ou punir os vazamentos desses procedimentos judiciais. Em nenhum caso. A menos que se considere que a rejeição à delação da OAS tenha sido uma “providência”. Não parece, já que dados dessa delação estão sendo usados para embasar acusações, mesmo sem que ela tenha sido efetivada até agora.

Para finalizar, quero registrar que considero o combate à corrupção de suma importância para o Brasil. Mas não podemos voltar à Idade Média, onde apenas as convicções contavam. É preciso observar o devido processo legal, o direito à defesa, o respeito à nossa Constituição. Isso é obrigação para todos e, principalmente, para quem tem a atribuição de fiscalizar o cumprimento das leis. Ninguém está acima delas, inclusive o Ministério Público.

*Gleisi Hoffmann é senadora da República pelo Paraná. Foi ministra-chefe da Casa Civil e diretora financeira da Itaipu Binacional. Escreve no Blog do Esmael às segundas-feiras.

60 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. você morra no mesmo pais?ta comprovado lula roubou.

  2. Dia desses comentava com um companheiro, digo, com um colega o pt vai deixar muitos santos, santo de verdade, daqui 50 anos ou 100 teremos esse petistas como patrono da politica, santo lula, santa gleisi, santo dirceu, santa dilma.

  3. E quem vai julgar a Senadora e seu marido pela corrupção e desvios do dinheiro público que roubaram das pessoas desprotegidas, como os aposentados? Esses políticos acham que só existem pessoas analfabetas neste país. Só os tolos acredutam que Lula , entre muitos não são corruptos. Ela deveria ter vergonha. Mas entendo vque vergonha é uma pakavra que alguns políticos não conhecem.

  4. Quem é da esquerda , como não conhece ética , fala o que quer,pisa na cabeça do povo, mente , aponta o dedo contra os integrantes da justiça. Diz que não sabe é nem viu nada. Mas se a direita ousar falar alguma coisa partem pra cima com foice, Black blocks , injúrias , difamação, quebra quebra de coisas do estado e privadas. Quer mais. Só mente manicômio judiciários para alguns de vocês.

  5. Não entendo como tem gente burra neste país. Defendendo estes canalhas comunistas que querem o poder na América latina e o povo miserável….algum de vocês me digam algum país comubista, populista ou socialista em que o povo viva bem…e eu repenso tudo;

  6. Gleisi faz este discurso barato , mas é pra disfarçar , ela sabe da realidade e vai também acabar presa e ter que devolver grana surrupiada, inclisive aquela que comprou o video gameo pra seu piá, atitude vergonhosa roubando de quem menos tem pra locupletar sua vaidade, não passa de uma cínica, politiacamente está morta..

  7. Ainda vamos ver esses políticos indiferente de legenda partidos apodrecendo na cadeia e essa mulher que se diz vítima de golpe vai passar seu dias em um condomínio de segurança máxima com seus colegas de palanque ….. Um dia veremos isso aí sim poderemos dizer que o Brasil está indo para o caminho da evolução antes vamos manter a imagem que os outros países tem a nosso respeito de país da corrupção e carnaval.

    • Não… cê é burro cara, que loucura. Como você é burro. Que coisa absurda. Isso aí que você escreveu é tudo burrice…burrice. Eu não consigo gravar muito bem o que você escreveu porque você escreve de uma maneira burra, entendeu?

  8. Não sou de direita ou esquerda e muito menos centrão.. mas idiota é quem acha que estes ratos do mensalão…petrolão..pagavam próprias a estes corruptos…por meio de documentos como depósito em contas … transferência bancária ou qualquer outro documento…. corruptos profissionais . quadrilha especializada…deixaram o índio Evo Morales levar duas refinarias da Petrobrás e ficaram calados..é óbvio que a grana correu por baixo dos panos o famoso cala boca ao ex presidente língua presa e a sua sucessora…entregaram 92 bilhões a cuba e quem vai explorar o porto que foi construído com dinheiro do povo brasileiro é a Rússia…país da mãe comunismo onde os ditadores se perpetuam…não sossegado com isso ainda a coitadinha do RS doou a Cuba todo estoque regularizador de feijão do Brasil para Cuba e o feijão disparou para 15 reais o quilo e os cubanos comendo feijão nosso dia por essa mentecapta e sua corja…ainda tem os 29 milhões dado a Venezuela para construir metrô…que construir metrô porra nenhuma…deram dinheiro para o Nickolas maduro manter a ditadura no país e manter a fome do povo venezuelano….e estes três ditadores diziam …Ahhh se a companheira Dilma for impeachmada vamos invadir o Brasil…kkkkkkkkk morrendo de rir… mamãe me acode….pq se nós perder para qualquer um dos 3 países ou os 3 juntos…Vamos ganhar de quem ????..isso é piada e de não gosto…agora quer baderna o país a base de quebra quebra. ..baderna etc….vai acontecer o que aconteceu com um dos chefes do MST…que no campo longe da polícia federal fazia e acontecia…qdo a polícia federal prendeu ele…o cidadão ficou de cabeça baixa e em silêncio…resumindo um babaca completo. .agora essa senadora deveria ter vergonha e tomar cuidado só falar…pq o marido dela furtou 100 milhões de idosos pensionistas…e tudo isso com a supervisão do ex presidente língua presa…agora vão sonhando que o comunismo e ditadura de cuba. Venezuela e Bolívia vai ser implantado no Brasil….Nuncaaaaaaa…Jamaisssss …como diz no nosso hino…os filhos teus não fogem a luta…e quer comunismo…ditadura é quadrilha de políticos corruptos como esses seja do PT..PSDB…PMDB etc….vaza pra estes 3 países acima por que no Brasil as Forças Armadas já estão atentas as badernistas e aos políticos corruptos que tenta levantar o comunismo do quanto pior melhor…. resumindo…senadora gleise Hoffman e marido e tido PT correto…” Ahhhh casa caiuuuuu.. kkkkkkkkkkkkk

    • Não… cê é burro cara, que loucura. Como você é burro. Que coisa absurda. Isso aí que você escreveu é tudo burrice…burrice. Eu não consigo gravar muito bem o que você escreveu porque você escreve de uma maneira burra, entendeu?

  9. Gostaria de compartilhar aqui a todos os brasileiros a minha profunda tristeza.
    Por falta de reflexão, conhecimento e humanidade.
    Temos que ser críticos para o nosso país andar para frente. Não temos o direito de julgar ninguém ou nenhum ato sem que haja certezas
    Mas tudo o que está acontecendo hoje no nosso país é o reflexo das falhas das nossas instituições públicas e principalmente na educação básica de ensino.
    Muito é ensinado nas escolas públicas, porém o que é primordial para o nosso país seguir em frente que é conhecimento nas áreas de Política e Economia e cívica que deveria ser o pilar principal é fundamental são muito decadente e frágil. Então deixo aqui essa reflexão,para que no futuro não aconteça os mesmos erros.
    Julgamentos precipitados, pessoas sem conhecimento o suficiente para ser críticos, ou muito menos para se levar em consideração, porém somos uma nação e os futuros legisladores tem que mudar a educação do nosso país!!

  10. Ela tá se referindo ao procuradorzinho Dallagol???
    Quem fiscaliza ele são essas Igrejas fascistas que transformaram os altares em palanques políticos e politiqueiros.
    Mas tudo bem, as Igrejas foram criadas para tratarem de pecador, e bandidos.
    Cheias de falsos profetas.

  11. Ao invés de ficar assumindo compromisso com apenas uma pessoa, deveria se preocupar mais com seus eleitores, o que a senadora anda fazendo para nós que votamos nela para nós representar! Trocou todos por apenas 1,que está muito bem por sinal.

  12. capitão tu e bem informado como um bom golpista, mas 100 crédito já 100 votos ,tudo isso que tu escreves mas diante da JUSTIÇA isso tudo já não tem muito credito pois eles tem convicção e não tem provas ,justa tudo e enfie lá no fiofó da tua justiça ,justiça de convicção sabidão CAPITÃO burrão vergonha golpista.

  13. NINGUÉM FISCALIZA.

  14. Renan, Renan, mostrou quem é essa sem reputação, se o pilar vai cair, imagine essa pedrinha insignificante?

  15. Nesse organograma faltou:

    Mensalão;
    Petrolão;
    BNDES;
    Palestras fajutas;
    Instituto Lula;
    Triplex;
    Sítio;
    Containers recheados de coisas desviadas do palácio;
    Empresas dos filhos;
    Caso do assassinato de Celso Daniel;
    Cachaça;
    Botox e plásticas da dona Marisa.

    • Não… cê é burro cara, que loucura. Como você é burro. Que coisa absurda. Isso aí que você escreveu é tudo burrice…burrice. Eu não consigo gravar muito bem o que você escreveu porque você escreve de uma maneira burra, entendeu?

    • …Rose Noronha.

  16. AS bichinha hoje estão bem afiadas,não concordam com o texto da senadora GLEISI,se quer respeitam até mesmo a JUSTIÇA ,por falar em justiça que credibilidade tem esta justiça que acusa 100 provas…acusa por CONVICÇÃO,diabo também teve CONVICÇÃO que poderia ser (DEUS.) foi expulso,pois a justiça diz que não se pode acusar 100 provas,CONVICÇÃO não provas,usar um pretexto para acuzar lula ,BEM golpista bem vergonha,ainda quando se trara de JUSTIÇA já 100 credito e mais vergonhoso AINDA???.não se pode acusar alguém até que esse alguém,teve todos os direitos garantidos por lei ,assim diz a própria LEI,LEI ou convicção ?????.

  17. certamente,as acusaçoes contra seu marido faz parte da estrategia de se defender acusando seu maior algoz nas urnas.golpistam rasgam votos e agora tem a cara de pau de pedir a populaçao microcefalizada pela rede esgoto e seus tentaculos caluniadores que tentam se esconder de crimes graves contra a democracia que os analfabetos politicos aderem a troco de bajulaçoes diversas.

  18. Cara de pau! Atolada de processos até o pescoço e querendo posar de santa.

    E o Bernardão, já devolveu o que desviou dos empréstimos consignados dos servidores públicos?

    A vergonha e o medo são tantos que na campanha eleitoral municipal esse partido CORRUPTO, não está mais utilizando a sigla “PT”, só a estrelinha vermelha. Quadrilha!

    Esse é o lixo que essa cambada defende:
    “Mesmo o político ladrão é mais digno que um funcionário público concursado” (Lula 15/09/2016)

    • Lá vem o capitãozinho da quiçaça com seus chiliques fascistas. Tratar investigado ou suspeito ou delatado como condenado é de uma imbecilidade sem tamanho. Atitude comum entre os devotos fanáticos da chamada república de Curitiba. É gente que não raciocina, só resmunga impropérios como os cachaceiros fazem em botequins. Quem ele pensa impressionar? Só seu patrão, obviamente.

      • Zé Pelintra, seu único argumento é xingar e tentar humilhar os que são contra as suas opiniões, então se não tem argumento saia do debate, ficar fazendo isso mostra total despreparo sobre os assuntos, beira uma criança mimada, que quando não consegue o que quer gritas , chuta e da socos, quer uma chupeta pra ficar quetinho? E mais, espero que o verdadeiro Zé Pelintra não descubra que estão usando seu nome, senão o negócio vai ficar feio.

  19. Quando a investigação chegar na Direção da Itaipu será que a Gleisi Hoffmann vai sair limpinha ?

    • sera mais facil que o Aecio explicar o rombo de furnas e a gangue de toga explicar seus desmandos seletistas,ou talvez a construçao do aeroporto de aecio em MG com dinheiro publico,ou a privataria que assolou empresas lucrativas do estado,faça sua opçao.

  20. Brasil: País de castas.
    Bacana o Judiciário entrar no legislativo. Só me pergunto o seguinte:
    1. bolsa moradia??
    2. auxilio natalício??
    3. auxílio toga??
    4. auxilio filho??
    tudo isento de IR. Vcs não tem vergonha? Indecentes

  21. Os mais importantes juristas do Brasil certamente concordam com a análise da senadora. O UOL, que tem tutano de tucano, publica texto informando que ministros do STF também estão criticando o “ato espetaculoso” promovido pelo procurador Deltan Dellagnol. A única justificativa – e não é de caráter jurídico mas pura e simplesmente de caráter político – para esse espetáculo deprimente promovido pelo MP é a procura de apoio público (como o juiz Moro também faz de forma desavergonhada) às suas acusações quando desprovidas de provas. O negócio do procurador Dellagnol é escrachar o réu na mídia e condená-lo por antecipação. O problema é que isso não é Justiça, é a reprodução pura e simples da inquisição medieval.

  22. a parte que eu mais gostei do discurso foi aoende chama muitos magsitardos ate de analfabetos politicos.de fato,Lula foi extremamente feliz por acusar tantos diplomados que sabem usar termos demagogicos sem aplicaçao ao contexto.essa geraçao de Kins Kataguiris da vida que acham que entender de politica e ser contra o PT.e nessa logica equivocada ate Chico Buarque,maior patrimonio cultural musical da historia desse pais foi posto na mesma condiçao.sempre serie obrigado a acionar a mesma tecla,os ventrilogos da rede esgoto sempre se superando.

    • Então na sua opinião entender de política é apoiar o pt, custe o que custar?
      Na minha opinião nenhum corrupto deve ficar impune….direita, esquerda….nenhum….acho feio é apoiar um corrupto cegamente pq ele fez ou é de tal posição….os dois lados estão no meio….pode me chamar de ingênuo mas acredito sim e defendo a lava jato, e acho que ela deve ir atrás, do resto assim como já derrubou Dilma, cunha, lula, acho que ainda falta Renan, Aécio e compania…tenho a esperança que seja uma caça aos corruptos e não uma perseguição a um grupo de corruptos apenas

  23. Muito bem, senadora Gleisi! Essas acusações desses procuradores do MPF contra Lula não tem nenhuma credibilidade, já que usaram para isso uma delação que já havia sido recusada pelo PGR Janot. É por isso que, depois que foi feita a exposição ridícula desses procuradores, o “pit-bull” Reinaldo Azevedo escreveu em seu blog que no staff de Janot o ambiente era de desalento. Todos estavam decepcionados com o espetáculo deprimente protagonizado pelo deslumbrado Deltan Dallagnol. Tanto é que o jornal americano Chicago Tribune escreveu o seguinte: “Fosso entre acusação e prova põe em xeque o futuro da Lava Jato”. Vejam só os próprios procuradores dessa Operação estão colocando sua credibilidade no lixo, por excesso de vaidade. É como diz o provérbio português: “Esperteza quando é muita, vira bicho e come o dono”.

  24. Seria o conselho do Ministério público, mas o corporativismo fala mais alto

  25. o pragatismo politico denunciou que o PSDbosta compra calunias na rede.por tanto nao e de se estranhar que tantas linguas fecais esteja mentindo as custas de merrequinha,aqueles q costumam provocar acordados c termos descabidos.se eles se emprenhassem mais em apurar as denuncias que pairam sobre si que so acusam sem provas mas aquilo que lhes cabem eles esconde conforme dito por um velho ministro do FHC,Rubens Ricupero.

  26. Nessa ordem, senadora, quem fiscalizará os fiscais dos fiscais da lei?
    Continue, senadora. Quem fiscalizará os fiscais dos fiscais dos fiscais da lei?

  27. Vocês precisam entender que a história de vida, os votos e as eventuais realizações do Lulla não o tornam inimputável, muito menos o absolvem do que quer que seja. É óbvio que o discurso dele e dos petistas vai ser sempre esse que está aí na praça. Nunca vi o Maluf, nem outro culpado qualquer, assumir publicamente seus feitos. Negam, na esperança de que possam se safar. Funcionou bem com o Maluf, espero que com o Lulla o resultado seja outro.

    • Genildo e John de miami, temos que nos levantar e colocar fogo nos diretórios dos petistas nosso dever e nos livrarmos de uma vez por todas dos petistas eles são a peste do brasil.
      Quando o Juiz Moro colocar o Lula na cadeia na hora do banho vamos exterminar junto com ele o José Dirceu e o Genoino, vai sair gás dos chuveiros.
      O dr Dallagnol e o Juiz Moro e a Rede Globo irão dizer que foi suicídio, temos o judiciário e o mídia em nossa poder, temos que nos mobilizar o Capitão que comenta aqui está junto conosco. A Policia Federal pode nos ajudar a capturar esses malditos petistas.
      Vamos exterminar os petistas, eu o Genildo e o John Miami somos todos CUNHA.

      • Você não é Cunha, você é CÚ.

      • Furiati…… esse nome não me é estranho! Você por acaso não é aquele politico da Lapa que foi preso por desvio de dinheiro publico? Dá uma olhadinha na internet, talvez vc se reconheça!
        Obrigado pela proposta meu senhor mas acredito que a postura de “queimar arquivo” é uma prática que não se associa a mim, não tenho vocação, aliás, esta vocação, pelo que se ventila na imprensa e ainda esta se investigando, se assemelha a pratica adotada por determinadas pessoas de um partido da esquerda, vide caso “CELSO DANIEL”.

      • Exterminar, tacar fogo, depredar, são práticas que de fato esse povo conhece bem. Basta afastar da vida pública, pelos meios legais. Quanto ao Cunha responda por você.
        Uma coisa que a idiotice de vocês transformou em discurso é que quem critica o PT é a favor do PSDB, do Cunha, etc….mentira camarada! É a tática de Goebbels aplicada insistentemente pelo PT.

  28. A vice Mirian, do PT, é golpista? Ela está traindo o Fruet, ou por ser petista pode?

  29. Vocês assistiram o vídeo do Pedro Correa, aquele ex-deputado que foi preso no mensalão e no petrolhão, dizendo que o Lula mandou pagar 1 milhão de reais de dinheiro desviado do Petrobrás para a campanha dessa senhora?
    Ela se julga digna, proba de contestar o que?
    E o vídeo game senadora?
    E o dinheiro dos aposentados senadora?
    Seu marido esta vivendo do que senadora?
    Queremos ouvir sua defesa……..

    • Augusto, John de Miami, Genildo, o trio golpista que é um só. Está faltando o Capitão, aqui conhecido como capitãozinho da quiçaça, que deve ser um soldado da TFP que subiu de posto. Pra completar o time que defende os corruptos de direita, como sempre, o plantador de bambu em terra adquirida com dinheiro suspeito segundo atento comentário do Pé Vermelho CWB. Essa turma não vale o feno que come!

      • O PT apoia oficialmente nada menos do que 648 candidatos a prefeito do PMDB em todo o Brasil. É, aliás, líder na adesão a coligações encabeçadas pelos peemedebistas, segundo levantamento do Núcleo de Dados de O Globo.
        O PMDB não presta mesmo.
        Zé Pilantra, bobinho vc não não! Vc posta esses absurdos defendendo a corja do PT não por que vc acredita mas por que você é pago para isso e afinal, todos temos que nos sustentar né!
        Maneira pouco digna de viver, tenta arrumar um emprego digno, vc verá como é bom!

  30. Senadora sem credibilidade. Ela e o marido são parte do esquema. Esperar o quê, que ela defenda o MPF?

    • Defensor de corrupto de direita detected!

    • VC ACREDITAR NO MPF E NAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS É VC MUITO CEGO E SURDO, VC NÃO VÊ A PARCIALIDADE NELES SEU GRANDE TROUXA, A SENADORA E O MARIDO ESTÃO SENDO PEGO POR SER DO PT, E O AÉCIO ESTÁ SENDO ARQUIVADO TUDO SEU BIG TROUXA, DÁ PARA ACREDITAR MPF, PGR RODRIGO JANOT QUE FOI O CAPITÃO DO GOLPE, POR QUE O MORO NÃO PRENDEU AINDA O CUNHA, E A MULHER DO CUNHA CLAUDIA CRUZ E SUA FILHA, SEU GRANDE TROUXA.

      • O STF agora que autorizou o Cunha ser julgado pela justiça comum, não sei se será o Mouro, antes de chamar alguém de trouxa primeiro saiba o que está falando, seu analfabeto funcional.

  31. vai dormir senadorzinha, sua hora esta chegando, vai ver o sol quadrado. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Não há quem mais adora ler os textos da senadora paranaense que os defensores do Temer, Cunha, Renan, Aécio, Jucá, José Serra, Beto Richa, Ricardo Barros e de todos os corruptos para quem a Lava Jato não tem nem mesmo um olhar vesgo. E viva os ladrões de direita e seus áulicos!

      • Zé Peçanha para de falar bobagem.

      • Pois é, Pelintra, vocês roubam eleições – sustentadas com dinheiro de propinas – mentem quanto à real situação do País, amedrontam os pobres – a massa de manobra lulista – mostrando banqueiro tirando prato de comida da mesa deles, estouram fundos de pensão, ficam falando em doação do pré-sal, arrebentam com a Petrobrás, três tesoureiros presos, mais o líder Zé Dirceu – O Chefe tá na iminência de fazer viagem a pé São Paulo-Curitiba, e a direita é que é ladra?

      • Fale que são os outros que farão o que nós faremos. “Lenin”.

      • Tem que cobrar do STF. O Juiz Sergio Moro e os Procuradores de Curitiba não são responsáveis por político que tem foro privilegiado, que é o caso daqueles que você enumerou, entendeu?

    • Se o Lula for preso a culpa é nossa: https://youtu.be/YRV7mn5qtas

    • Os coxinhas vivem de alegre, querem transferir as bararidades inocuas de seus partidos para uma nacao que tem pE no chao, e Estamos voltando pra ficar mais 20 nos!! Viva o petezao!:)