Há 62 anos suicidava-se Getúlio Vargas contra o golpe de Estado. A História se repete?

getulio_dilmaO velho Karl Marx, em O 18 Brumário de Luis Bonaparte, ensina que “a História se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”. Nada mais atual.

No dia 24 de agosto de 1954, portanto há 62 anos, suicidava-se no Catete – antigo palácio presidencial no Rio — o presidente Getúlio Vargas contra os golpistas da época que eram liderados por Carlos Lacerda, UDN, uma espécie de Michel Temer (PMDB) de antanho.

A partir dessa tragédia e comoção, o povo brasileiro acordou para o golpe contra a democracia e tomou o udenismo — derivativo da UDN — como símbolo do “falso moralismo” no combate à corrupção.

A presidente eleita Dilma Rousseff fez analogia ontem (23) à noite, em São Paulo, ao drama vivido por Vargas há seis décadas.

“Não fui obrigada a me suicidar, não fui obrigada a pegar um avião para ir para o Uruguai, porque temos uma democracia que construímos. Minha presença [no Senado] é muito incômoda, extremamente incômoda”, discursou em ato promovido pela Frente Brasil Popular.

De fato Dilma não precisa ir ao extremo contra a própria vida, pois vivemos numa democracia embora jovem de 27 anos. Amanhã (25), ela [a democracia] será submetida a um teste no Senado.

Em suma: o impeachment é uma farsa.

Para não dizer que a História não se repete, eis a carta-testamento de Getúlio Vargas após o suicídio:

Carta testamento

carta_getulio

Mais uma vez, a forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.

Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre.

Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder.

Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.

Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão. E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.

23 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Olha, onde chegaram a petralhada … comparar Dilma com Getúlio, estão por fora … kkkk … Esse Lula e essa tal Dilma apareceram numa cagada na histório do país … foi um desvio de percurso na história nacional … foi a menor e a última e única variante que deu certo pra eles … sei não, hem! mas acho que nunca mais na história deste país !!! … perderam a rarissima oportunidade de fazer história … kkkkkkkkkkkkk

  2. Falta muita dignidade a Dilma…….. compara-la a Getúlio é no minimo prepotência.

  3. -Getúlio foi “suicidado”.
    -Tancredo morreu devido a uma diverticulite causada por arma de fogo.
    -Celso Daniel foi vítima da violência urbana.
    -Paulo Cesar foi assassinado pela namorada Suzana Marcolino, que por
    sua vez, também foi “suicidada”, e a “puliça” disse que foi crime passional.
    O Brasil real, não tem nada a ver com a versão oficial.
    Mas o povo acredita, até mesmo para se acalmar, e aclamar a consciência.

  4. A história se repete de maneira sútil e orquestrada ,assassinar fisicamente não . mas assassinar ;tirando direitos usurpando o poder e desqualificando e caluniando moralmente sim.

  5. .. Políticos fazem você acreditar que o que é bom para eles é bom para você……

    Nao caia nessa.

    50% dos eleitores não sabem explicar a reforma da Previdência.

    Uns 90% dos eleitores não sabem que só os juros dos agiotas estão garantidos com Ilan/Meireles.

    Uns 90% não percebem que Temer não tem e não é a autoridade do Golpe.

    Uns 90% não entendem que o SIVAN Golpe de Proteção às fronteiras vai custar caro, não vai proteger o país, e não é motivo para o golpe. Só vai beneficiar os espertos.

    Temos é de questionar as funções das instituições. Se não prestam, custam caro, e não tem funções acabe-se com elas.

    Uma instituição não deve ser apenas abrigo de capatazes.

  6. Com certeza estão tentando repetir a história principalmente o falso moralismo. Mas se assasinarem Dilma terão que dar conta de apagar o fogo do inferno. Não se compara época e presidentes….

  7. Viva mesmo! Este mês acaba. E quem sabe não ouviremos mais falar da corja, só quando forem sendo presos.

  8. O que fazem os acólitos da mídia cheirosa aqui nesse espaço. Lula e Dilma são muito maiores que a vossa pequenez ó golpistas hipócritas. Os verdadeiros corruptos estão a golpear a nossa democracia. O que contra lula e dilma, nada. Apenas infâmias e mentiras bradadas pelo PIG e pelos seus cordeirinhos amestrados. Viva lula e dilma e viva a democracia. Querem governar governem pelo voto e não pela usurpação seus lixos.

  9. Fato. 62 os fatos os golpe sempre assombrando um país de picaretas e grandes ladroes,onde esta a nossa JUSTIÇA bem como disse lula Acovardados,canalhas e CORRUPTO…politicos ficha limpa,justiça da mentira e de muita IMPUNIDADE,vergonha.

  10. Se os “cavalinhos do Golpe” se libertassem da Globo poderiam contribuir para o debate dos problemas do momento. Ficar xingando pessoas como a Globo manda não ajuda em nada. Só mostra o nível do próprio xingador.

    Vejamos: Os problema da hora são:

    O PSDB que é também um cavalo do Golpe da Mafia rentista está furioso por não ter sido contemplado como gostaria. Lembram da véspera do Golpe, a reunião de Gilmar com Serra e Arminio?
    E da reunião da Mafia de São Paulo, bem antes, que vazou, em que decretaram Vamos tirar Dilma? E da viagem de Temer ao Rio e São Paulo às escondidas?

    Pois é.

    Agora o TSE de Gilmar mais Aécio querem dar o golpe em Temer. Em si isso é bom.
    Mas o país vai viver de briga em briga até quando?

    Tudo isso só porque o menino mimado Aecio ainda quer o poder?

    Mas o poder não é do povo?

    A melhor saída é eleitoral. Eleições imediatas. Mas vão alegar que não ha saída legal.

    Mas ilegudade não tem sido a tônica?

    Pois se convoque eleições sem plebiscito.

    Ninguém da máfia está preocupado com o derretimento da economia e próximo boicote internacional ao Brasil.

    Querem apenas os cargos, a comissão, a propina e o emprego que se lixe.

    E os cavalinhos do Golpe que agora já são só burrinhos sem cenoura parecem não entender que é hora de sair de apostas idiotas, tipo quem xinga mais.Quem tem número na passeata. Isso é completa burrice diante do cenário.

    Cadê a prisão de Cunha?

    Como vai ficar essa briga do judiciário? E MP? Até quando vai isso e a quem interessa?

    Renan e Jucá estão mesmo no acordo para fechar a LavaJato ? Não serão presos?

    Aécio não será preso?

    Serra não será preso?

  11. Eu não acredito que ela possa por um momento na vida ser corajosa e seguir os passos do Getúlio!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    O grande Getúlio Vargas deixou um bilhete muito bem escrito, mas nem isso Dilma seria capaz de poder deixar pra nação brasileira, pois a anta não consegue juntar três palavras, quanto mais formar uma frase. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Bando de urubus e abutres, podem tirar o cavalinho da chuva. Tal gostinho vocês não terão, seus vendilhões da pátria.

  12. Ah! Sério? Sem chance? Vai sair chutada mesmo?

    Aproveitando, se o impeachment é “golpe”, como querem os mortadelas, o que a Dilma vai fazer no Senado, endossar o “golpe”?

    • Apartidário comissionado do Richa, a presença de Dilma no Senado é para mostrar ao mundo … “”quem não deve, não teme”” e, que efetivamente, está sendo vítima de golpe articulado pelo PSDB do Aécim, que derrotado nas urnas e inconformado com esse fato, ao invés de trabalhar pelo Estado que o elegeu Senador, preferiu investir grosso contra o PT (dá-lhe negociatas), com parlamentares do tipo Francischini, (coincidentemente, amigo do Moro…ehehehehe), Bolsonaro, Jucá (aquele que falou ao telefone que “”precisavam estancar a sangria, referindo-se a Lava Jato), Cunha, Serra, Renan, etc etc etc… Isto sim, meu povo, ai que TEMER!!! A existência de golpe é tão clara, que o medo de ser derrubado por uma MULHER verdadeiramente honesta, levou o interino e demais membros da quadrilha golpista, reunir-se ontem na casa do presidente da Câmara e depois com Senadores, para garantir sua permanência na presidência do Brasil. Isso é uma vergonha nacional!!!

  13. Se matar por causa de um bando de ladrões que usurpou o poder?
    Podem tirar o cavalo da chuva seus coxinhas de merda.
    Dilma não é desse tipo, não dará esse presente aos bandidos.
    Vai marcar na história o nome dos sujos que deram esse golpe.

  14. Apartidario e demais golpistas, vivam com suas nefastas e apodrecidas conciěncias de covardes…

  15. Deus te ouça e os anjos digam amém…
    E o Lula tbm…
    E realmente não dá para comparar com Vargas. Ele construiu a Petrobras e ela destruiu a empresa com seus cargos e inúmeras operações.
    Fez praticamente uma privatização branca, só que para o partido, para as empreiteiras e seus asseclas.
    E nosso dinheiro, indo ali pelo ralo…

    • Todos, todos os diretores que lesaram a empresa foram nomeados no governo FHC, quando Delcídio Amaral, então no PSDB era diretor da mesma. FHC confessou em seu livro que sabia do que passava lá. Foi aconselhado a intervir mas não o fez. Foi Dilma quem botou o dedo na ferida quando nomeou Graça Forster para presidir a empresa.

      • Pera lá… se FHC nomeou me explica pq Lula que ficou 8 anos e dilma mais 6 não tiraram?
        Graça Foster? Então Lula é cúmplice de FHC?
        Que paradoxo…
        Afinal nomeação pode ser anulada

    • Em você juntou a hipocrisia e o cinismo.

  16. Comparar Dilma com Vargas é ofensa, convenhamos.

    Por outro lado não é má ideia, pelo bem do Brasil, ela bem que poderia tomar a mesma decisão de Vargas.

    • Você e seus assemelhados, bando de hienas e chacais, que se voltam contra os interesses do país. O lugar de pessoas como você está reservada no lixo da história.

    • Ofensa, é saber que o dinheiro do povo está sendo utilizado por esse governo para pagamento do salário comissionado de beócios do teu tipo, que nenhuma noção tem de ridículo. Isso sim é cruel!!!