Primeiro, extinção do SUS; agora, o ensino será pago

barros_mendoncaO governo ditatorial de Michel Temer, além de ilegítimo, é desumano. Primeiro, o ministro interino da Saúde, Ricardo Barros, informou que acabaria com o Sistema Único de Saúde (SUS) — o maior plano de saúde público do mundo; agora, o ministro interino da Educação, Mendonça Filho, defende a cobrança de mensalidade nas universidades públicas.

Depois de protestos em todo o país, Barros, cujo financiador principal é dono de plano de saúde privado, jurou que não é bem isso que ele havia dito em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. Segundo o ministro, em claro recuo, o SUS “está estabelecido” e que não será reduzido.

Já Mendonça Filho, da Educação, afirmou que o MEC apoiará as universidades que quiserem cobrar mensalidades dos alunos. “Embora não seja prioritária no momento, esta é uma discussão que deve ser feita com os reitores e representantes das universidades”, adiantou o ministro.

Ou seja, o governo ditatorial de Michel Temer deverá ampliar a retirada de direitos dos cidadãos conquistados na Constituição de 1988. Some-se ao ataque ao direito à saúde e à educação — públicas, de qualidade e universais — as previstas retiradas do acesso à aposentadoria “antes do caixão”, bem como a desvinculação dos reajustes do salário mínimo.

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Parabéns pelo blog sempre materias de grande qualidade teve um que vi que falava de cigarro eletronico achei muito interessante parabéns pelas materias

  2. Não estou entendendo, mas não é esse tipo de governo que o povo foi para rua pedir? Que pague um plano de saúde, que pague um curso superior, ou quem sabe espere a morte chegar, aprenda a ler e escrever que está ótimo. Para ter governo sem eleição nem precisa saber escrever, só colocar a digital e votar.

  3. Agora vai ter bastante matéria para Esse Esmael vermelhinho colocar. Falar do Pessoal do PT preso ele não fala né.

  4. Privatiza tudo!

    Muito bom! O Estado não funciona!

  5. O nosso Brasil e um simulacro de tudo, educacao, justica y conhecimento cientifico nunca foram e nem seram prioridade nesse pais, tudo q e para beneficiar a populacao em geral o tempo todo e sabotado, e o pior de 5udo e q tem a conivencia de escritores, cantores, jogadores, apresentadores, atores e atrizes, junte se a isso juizes e promotores, n vamos nem citar os politicos em geral pq n e nenhuma novidade ne, enfim a saida para se livrar da crise esta na auto educacao financeira, pe no freio do consumo e do exibicionismo

  6. Tem que cobrar mensalidade mesmo, nas universidades publicas tem muito rico que pode pagar uma particular. O filho estuda o ano inteiro em cursinhos pagos e depois fica cinco anos tomando o lugar de um coitado que busca ser alguém na vida. O Brasil não tem jeito não! Quando o governo tira do pobre tudo pode, agora vai no bolso do rico nada pode.

  7. Tirar direitos básicos do cidadão com a desculpa de que falta dinheiro não justifica. Eles sabem de onde recolher recursos, basta ter prioridade na gestão pública.

  8. Li uma bem boa “ministro dos doentes, não quer atender mais os patinhos”

  9. Esse gov. já iniciou s/ curso “rodeados” de “Lava Jato”. Se proclamava “o Gov. da MORAL”._ Nele o “preconceito” fala tão “alto” q/ “EXCLUI até as MULHERES”. (N/ BRANCA N/ PRETA) KKK Não duvido q/fará “seus corte” junto aos programas q/ beneficia a classe “C”. Essa classe brasileira recebeu incentivo de “oportunidades” do Lula e da Dilma Rousseff e foi a q/ mais deu retorno ao comércio brasileiro.”Apertando essa classe” (voltamos a 1995).A direita desse país além de não saber perder sua (poder é Insaciável.

  10. Transparência Internacional diz que somados todos os desvios de dinheiro público desde a menor das prefeituras até o maior dos ministérios somam 200 bilhões por ano.
    É o DOBRO do déficit público, então no lugar de castigar os despossuídos tirando-lhes até o Bolsa Família não seria o lógico atacar o BOLSA ROUBALHEIRA?
    Mas sabem porque não o fazem ………porque são eles os ladrões.

  11. Toma trouxinhas não é isso que vocês queriam.embala que o golpe é de vocês seus vagabundos

  12. Toma tigrada … vamos bater panela … fora Dilma … kkkkkkkkkkk …

  13. Muito claro um GOVERNO 100 votos,assim não a responsabilidade com o povo,faz o que quer o povo que se dane ele não tem compromisso com o povo.