Economia retraiu 3,8% em 2015 devido à crise gerada pela oposição tucana

do Brasil 247

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil encolheu 1,4% no quarto trimestre de 2015 sobre os três meses anteriores, fechando o ano passado com contração de 3,8%, pior resultado da série histórica iniciada em 1996, informou o IBGE nesta quinta-feira; sobre o quarto trimestre de 2014, o PIB despencou 5,9%, também o pior da série; 2015 foi o ano marcado pela crise política, protagonizada pela oposição de Aécio Neves (PSDB-MG) e pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ); juntos, os dois lideraram um movimento pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff e por votações que impediram a aprovação de medidas do ajuste fiscal, essencial para a recuperação do País.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil encolheu 1,4% no quarto trimestre de 2015 sobre os três meses anteriores, fechando o ano passado com contração de 3,8%, pior resultado da série histórica iniciada em 1996, informou o IBGE nesta quinta-feira; sobre o quarto trimestre de 2014, o PIB despencou 5,9%, também o pior da série; 2015 foi o ano marcado pela crise política, protagonizada pela oposição de Aécio Neves (PSDB-MG) e pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ); juntos, os dois lideraram um movimento pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff e por votações que impediram a aprovação de medidas do ajuste fiscal, essencial para a recuperação do País.

A economia brasileira caiu 3,8% em 2015, ano que foi marcado pela crise política no País. Desde a eleição presidencial, da qual a presidente Dilma Rousseff saiu vitoriosa, o candidato derrotado Aécio Neves (PSDB-MG) protagonizou um movimento para tirar Dilma do poder e assumir a presidência, com a aliança do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que se tornará réu por corrupção e lavagem de dinheiro pela Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira 3.

Num gesto de vingança, após parlamentares do PT votarem por sua cassação no Conselho de Ética, Cunha aceitou, na Câmara, o pedido de impeachment apresentado pela oposição. Parlamentares liderados por Aécio Neves também atrapalharam votações a fim de impedir que fossem aprovadas medidas do ajuste fiscal, essencial para a recuperação econômica do País. O gesto foi criticado até mesmo por caciques do PSDB, que viram no partido uma tentativa de fazer oposição a qualquer custo, sem pensar no País.

Mais informações na reportagem da Agência Brasil:

IBGE: PIB fecha 2015 com queda de 3,8%

Nielmar de Oliveira – O Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todos os bens e serviços produzidos no país – teve queda de 3,8% em 2015, a maior desde o início da série histórica atual, iniciada em 1996, na série sem ajuste sazonal.

Os dados relativos ao fechamento da economia brasileira no ano passado foram divulgados hoje (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), juntamente com o resultado do PIB do 4º trimestre do ano passado, que fechou com redução de 1,4% na série com ajuste sazonal na comparação com o trimestre anterior. Em valores correntes, o PIB fechou o ano passado em R$ 5,904 trilhões.

A retração da economia em 2015 reflete retrações em praticamente todos os setores da economia, com destaque para Formação Bruta de Capital Fixo (investimento em bens de capital), com queda de 14,1%

Os dados divulgados hoje indicam também quedas significativas na Indústria (6,2% ) e nos serviços (2,7%). O único setor avaliado que registrou crescimento no período foi a agropecuária, com crescimento de 1,8%.

33 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to tell you that I am very new to blogging and certainly enjoyed your blog site. Probably I’m want to bookmark your blog post . You amazingly have incredible writings. Appreciate it for sharing with us your blog.

  2. Pelo visto após a fase do desespero o fanatismo torna-se delírio, então o país está á beira do abismo e a culpa não é dos seus seus governantes e sim da oposição? Assim como argumentaram anteriormente vários colegas acredito que tá faltando abrir os olhos, enxergar a realidade e assumir que reeleger essa incompetente foi um grande erro! kkkk

  3. A lava jato é sim responsável pela crise econômica, não se pode negar isso. Dezenas ou centenas de milhares de trabalho- salario- deixaram de ser contratados e bilhões deixaram de circular na economia. Isso é Fato.
    Não é apenas a lava jato que aprofundou a crise. Existe uma
    crise econômica internacional há vários anos que a mídia brasileira não noticia. E não noticia pois quer colocar toda a culpa no PT. É uma crise internacional violenta gerada principalmente pela concentração de riqueza e pela ganancia do sistema financeiro internacional. Quem quiser acompanhar pode acessar o site http://www.zerohedge.com/ que traz todos os dias fraudes financeiras, guerra de moedas, problemas de liquides, monopólios,desvalorizações cambiais etc;
    Alguns países já estão usando taxa de juros negativas o que na prática se você depositar dinheiro no banco quem paga é você, na tentativa de reativar a economia.
    E com todos este problemas o governo ainda tem que lidar com golpe de estado – um atentado à democracia. Promovida por interesses externos com ajuda de vassalos.

  4. Esmael

    Faz um favor

    Divulgue em valores o PIB ano a ano

    Só assim ele irão entender que os 3,8% foi sim o perda….mais comparado em valores NUNCA TIVEMOS TANTO DINHEIRO

  5. Penso que a presidência da república seja um cargo de bem maior complexidade do que supões os demais comentaristas, sejam de que orientação política forem. De fato, gerir um país, não é só alavancar a economia e tocar obras de infraestrutura. E principalmente aqui no Brasil, com esse golpe de estado sendo levado a efeito por essa corja parlamentar, jurídica e midiática, a equação se torna bastante complexa, a ponto de uma presidente concordar com o fatiamento da Petrobrás, de maneira a conseguir a derrubada de um Cunha.. Não deve ter sido fácil para ela aceitar esse acordo, dado que ela pode ser tudo, menos entreguista.

  6. Isto é o que eu chamo de manchete equivocada.
    Quem governa o País há quase 14 anos?
    A oposição, até 2012, simplesmente foi anêmica,
    medrosa e inoperante, por isso chegamos nessa
    nhaca.
    O PT governou como quis em céu de brigadeiro.
    A oposição tucana pode ter agravado a situação
    do governo, não aprovando o que genericamente o
    PT chama de ajuste fiscal.
    Mas, o que é ajuste fiscal?
    A recriação da CPMF?
    O aumento da alíquota dos impostos e taxas já
    existentes?
    Já o corte de gastos nem é comentado.
    Continuamos com 31 ministérios, e dos 8 “cortados”,
    alguns acabaram virando secretarias, que funcionam
    como varais de guarda-roupas para segurar os
    cabides de emprego.
    Uma atitude insignificante de Dilma, que na
    verdade só alterou o organograma.
    A oposição tem mais é que fazer o seu papel mesmo!
    Ajuste fiscal para Dilma, Lula, e o PT, significa
    aumento de impostos e consequente arrecadação,
    para continuar fazendo a mesma coisa.
    Aí não dá!!!

  7. Enquanto isso, os malandros:

    Em “notinhas”, jogadas aqui e ali na imprensa, tem gente no “mercado” que atribui a queda do dólar ao menor patamar deste início de ano, não a situações concretas, como o superávit de mais de 3 bilhões de dólares alcançado pelo país em fevereiro, mas a declarações de delatores “premiados”, que estariam “facilitando” as chances de impeachment do atual governo.

    Trata-se apenas de conversa fiada e de mais um aspecto de um clima permanente, rasteiro, de especulação safada e de reles boataria, que une otários que falam mal do país a bem-sucedidos malandros que os usam todos os dias e se aproveitam deles.

    Enquanto a maior parte da economia real, como o comércio, a construção civil e a indústria, sofre com a campanha de “crise” e pela crise, de “quanto pior, melhor”, promovida em parte por milhares de imbecis que também são afetados, mas torcem abertamente contra o país nos bares e redes sociais, muitos espertos estão fazendo verdadeiras fortunas, ajudando a montar e disseminar boatos e mentiras para aproveitar-se do vaivém da bolsa e dos juros e do sobe e desce das principais divisas.

    De Mauro Santayana

  8. Lula é um inocente sendo perseguido por este partido formado de bandidos que infiltra uma falsa gestora no nosso PT pra quebrar o país e tentar enfraquecer as estruturas do nosso partido. Dilma sempre foi tucana.

  9. É como se dissese que a culpa pelo homicido fosse do morto e nao do homicida….a culpa do estupro é do estuprado e nao do estuprador…..a culpa do roubo é da vitima e nao do ladrao…..ainda bem que ta acabando a era PT.

  10. Quem escreveu essa barbaridade só pode estar de brincadeira ou pensa que nós somos burros e está brincando com a nossa inteligência….como é que a culpa da economia estar destroçada é do PSDB se quem governa são os ladrões e corruptos do PT?? Pára com isso….estão querendo nos tirar para otários….

  11. Cade a manchete sobre a delação premiada do Delcidio do Amaral?? Um site jornalístico não pode omitir um noticia como essa, independente de opção partidária!

  12. kkkkk
    Seria trágico, se não fosse cômico.
    As manchetes tem perdido o rumo…
    Chega, de que a culpa sempre é dos Tucanos…essa não cola mais!!! Eles também são culpados…mas ledo engano pensar que só eles são culpados.

    • Perderam completamente o rumo!
      O desespero é tamanho, que chegaram ao aponto de provocar (ridicularizar) a inteligência do Povo brasileiro.

      Vale qualquer coisa para tentar se safar!
      Mas e nós? Simples, continuar pagando pela incompetência absoluta!

    • Não seria os Petralhas kkkkkkkkkkkkk

  13. Parece que o PSDB criou a Dilma secretamente, desde criança, para um dia assumir a presidência e ferrar com o país. Ela morava em um convento, com o saci-pererê, papai noel e com o Lula. Mas vindo do Brasil 247, que é remunerado pelo PT, não nos surpreende. A partir de hoje tem que começar a demonização do Delcídio, que até pouco tempo atrás era líder do governo…Brasil 247, o blog progressista e imparcial, preocupado com o futuro do país!!

  14. Canalhas! Tipico de ‘pessoas’ canalhas.
    É muito bom que escrevem isso, por que, o povo fica mais furioso ainda! Incompetentes

  15. Carimbe isso no meio da testa do Moro e seus miquinhos amestrados, tipo japonês pilantra da PF, Xarope dalagnol, entre tantos outros. Destrói o Brasil para garantir seus princípios tucanos. Uma coisa é prender bandidos, outra é destruir empresas e o país.

  16. Ora, ora, meu caro Esmael…
    Sou simpatizante de seus ideais, apoio sua oposição aguerrida contra este governo pulha que aí está, hora instalado no prostíbulo do Iguaçu.
    Mas afirmar que a crise instalada aí é de responsabilidade somente do PSDBOSTA, aí já é demais…
    Tal qual pinóquio, dilminha jumentinha se cercou de idiotas quase perfeitos (quase, pois afinal ninguém é perfeito!). Acobertou diversos canalhas que atualmente, se não estão presos no CMP, estão com tornozeleira sendo monitorados pela PF.
    Nas questões econômicas, só tomou medidas no mínimo equivocadas, pagando por isso (ela e nós!) um preço altíssimo por incompetência (ela em gestão e nós em votar).
    Tá certo que os “modelos de ética” do PSDBOSTA e apaniguados estão aí mesmo prá amparar o que sobrar dessa verdadeira bagunça que é o governo federal no colo. Mas já demonstraram em oito anos de governo FHC (parabéns pro papai!!!!), que são bem mais incompetentes e imorais do que a caterva petista. É só ler, dentre outros, “A Privataria Tucana”, da qual fomos vítimas aqui no estado, no caso Banestado…
    Não é a toa que o nosso rei do botox e seu colunista, o Álvaro das Camélias, apeou do ônibus tucano e foi procurar ares mais puros no PV.
    Se Dilminha jumentinha perder o seu cargo por conluio dos caciques PSDBostistas, mais cunha – Burns, é bem feito prá ela!!!!!
    Teve a chance de moralizar a baderna, escolher pessoas capazes para gerir o país com ela e não o fez.
    Agora, o que vemos? Tudo é resolvido no STF!!!!!
    Coitados dos tiozinhos!!!!!
    Nunca o seu suado “salariozinho” foi tão exigido…
    Retraiu a economia, a produção industrial, os salários, aumentou o desemprego, todos os índices estão negativos…
    A incompetência, a incompetência…

  17. É bem isso que á vaza jato quer…á cia está morrendo de rir…os vira latas,estão trabalhando direitinho…

  18. Esmael, eu não sei como é tão criativo com os suas manchetes, eu divirto com elas…risos.. o Brasil f… com a a administração do PT, quebrado com a roubalheira do PT. E olha que sei muito bem que o outro lado também não vai resolver nosso problema, mais defender esse bando de corruptos, me da enjoo…

  19. Em que mundo vocês vivem?
    Não sou filiado a partido político nenhum…..agora, vocês colocarem na conta de outras pessoas o que o PT fez e faz pra destruir nosso Brasil, é demais.
    Ladrões, larápios e vagabundos…..isso é que define essa corja chefiada pelo molusco e cuja analfabeta hoje dirige.

  20. A culpa é das estrelas!!!!!!!!!!!!!!

  21. Esses tucanos miseráveis que fizeram as ações da nossa amada Petrobrás cair de R$ 29,00 para R$ 5,00 além de dilapidarem os cofres em bilhões. Merecem todos estar na cadeia. Se não fosse o nosso homem santo Luiz Inácio LULA da Silva, homem íntegro, honesto, tomar as rédeas do governo, nós já estaríamos entregue a estes empresários malditos que só porque geram milhões de empregos e bilhões de imposstos se acham no direito de exigir que a companheirada não enriqueça usando o dinheiro do povo. Fora TUCANADA maldita.

    • Uai. Eu não sabia que o governo/comando da nave Brasil já tinha sido entregue à oposição golpista. Já é?

    • Acho que estou sonhando nunca vi tanta besteira junta. Tucanada Bandida será que entendi o que escreveu ou esta só zoando. Não é possível ter alguém tão cego, burro, sei lá qual adjetivo. “Santo LULA”, Deus deve estar triste em ver isso, comparar Deus com Lula. A que ponto chega a ignorância e cegueira de algumas pessoas.

  22. Esta foi a melhor que já li, e ainda tem o Papai Noel, o Coelhinho da Páscoa e o Saci Pererê para ajudar.

    • Com a Lava Jato paralisando a Petrobras e obras por toda parte, esperavam o quê? Até pessoal que vende material de construção culpa a Lava Jato pela queda nas vendas.
      “Este ano, o grande problema são as construtoras. Com a Operação Lava Jato, as obras estão paralisadas, o governo está reduzindo os investimentos. Além disso, os empresários não estão investindo em apartamentos ou edifícios comerciais. Estão com medo de investir”, destacou o presidente da Abramat, Walter Cover.
      Fonte: http://www.fecomercio-pe.com.br/fecomercio/5704-vendas-de-materiais-de-construcao-registram-em-maio-queda-de-53.html

      • O problema não é a lava jato, o problema é qual rumo a lava jato tomou. Deixou de ser uma investigação neutra e virou caça ao PT e ao governo, se fosse uma investigação isenta, mas ao que tudo indica tem dedo de coxinhas opinando nas decisões da justiça, ai fica difícil de se fazer qualquer coisa. Outro ponto é a babaquice dos colegas do cunha que não aprovam cortes do orçamento só para ferrar com a Dilma, quando na verdade, estão ferrando com o povo brasileiro. Estes tempos a própria presidente vetou o aumento para a magistratura e mais um monte de gente, o que a oposição foi la e fez?????? derrubou o veto e deu aumento a vontade pra muita gente que já ganhava bem. Como um presidente seja ele qual for vai cortar gastos, se a oposição abre a tampa do ralo toda hora, quem manda no pais propriamente dito não é a presidente, é o senado, câmara e o supremo, o presidente em muitas situações só coloca a caneta naquilo que ja foi aprovado, se ela vetar, mas a câmara e senado reaprovarem, é aprovado sem direto a veto. Então é fácil colocar a culpa nas costas de uma pessoa só, quando na verdade os verdadeiros culpados são povo, por elegerem varias vezes “collors”, “Sarneys”, “Serras”, entre outros, mesmo sabendo de suas condutas politicas e econômicas.

        • Concordo com que disse, exceto que o povo é culpado. O povo, grande parte dele, é manipulado pela imprensa e, claro, não percebe isso, infelizmente.