Coluna da Maria Victória: A importância do ensino do Inglês nos primeiros anos de uma criança

ingles

Em sua coluna semanal, a deputada estadual Maria Victória (PP) fala da importância do ensino da língua inglesa desde o ensino básico. Ela cita o exemplo de Maringá, onde o ensino do inglês já está implantado desde as primeiras séries. Leia, comente e compartilhe.

Maria Victoria Borghetti Barros*

Há algumas semanas falei aqui sobre a necessidade de se ampliar os investimentos na primeira infância, pois é a fase em que as crianças de 0 à seis anos definem a sua personalidade. Nesta semana, venho defender um projeto que tenho trabalhado há alguns anos, que é a implantação do ensino da língua inglesa nas escolas municipais, ou seja, do 1º ao 5º ano de ensino, pois nesta etapa é que as crianças têm mais facilidade no aprendizado.

Uma pesquisa realizada entre os professores, municipais e estaduais, da Regional de Maringá, mostrou que 90% deles apoiam a implantação do inglês em sala de aula já no primeiro ano escolar. Desde 2014, isso é uma realidade nas escolas municipais de Maringá, e os números comprovam que a inclusão do inglês nos primeiros anos do ensino fundamental influenciou na melhora das notas das demais disciplinas.

A cidade de Maringá alcançou no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) a meta prevista para ser atingida no ano de 2021. E é isso que pretendemos levar a diversas cidades do Paraná, pois sabemos que somente com a educação será possível criar uma nova cultura, uma nova sociedade para as futuras gerações.

Tenho conversado com diversos prefeitos sobre a implantação deste projeto. Recentemente, me reuni com os prefeitos da região da Amusep. Pude apresentar a eles a forma utilizada em Maringá para incluir a disciplina na grade curricular e os avanços que o município teve na educação, pois o ensino de uma segunda língua é fundamental para aumentar o desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes .

Estou convencida de que no mundo em que vivemos hoje, as crianças tem que ter a oportunidade de aprender uma segunda língua, e no sexto ano o ensino do inglês já é tarde, a facilidade de aprender não é a mesma. Vamos junto trabalhar pra que esse sonho de ter o inglês nas escolas municipais se torne uma realidade.

Desejo a todos um Natal abençoado.

*Maria Victoria Borghetti Barros é deputada estadual, pré-candidata a prefeita de Curitiba pelo PP, vice-presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa do Paraná. Ela escreve às segundas-feiras no Blog do Esmael sobre “Educação e Cultura”.

Comentários encerrados.