“Escola sem Partido” bate na trave e não avança na Assembleia Legislativa

mordacaO Projeto de Lei n° 748/2015, que proíbe os professores do Paraná de falarem sobre política, religião ou sexualidade nas salas de aula não deverá avançar na Assembleia Legislativa do Paraná.

O projeto que é de autoria do deputado Gilson de Souza (PSC), em coautoria com mais doze parlamentares evangélicos ou conservadores, causou forte revolta nos professores do estado. Diversos deputados da oposição, e até o líder do governo, deputado Luiz Cláudio Romaneli (PSDB), já se manifestaram contrários ao projeto.

O PL ainda não foi apresentado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. O relator, Alexandre Curi (PMDB), poderá fazê-lo na reunião desta terça-feira (17), mas o autor do projeto já fez requerimento para que a apreciação da matéria seja adiada por duas semanas.

É flagrante a inconstitucionalidade da lei, que fere os princípios da liberdade de expressão e do livre exercício do magistério. Como está, o projeto deverá ser reprovado na CCJ. Por isso mesmo, Gilson de Souza solicitou o adiamento. Para tentar salvar o projeto, o deputado do PSC deverá alterar a redação para deixar a “mordaça” menos apertada.

Em reunião na manhã de hoje, a executiva do PMDB decidiu por unanimidade orientar os deputados da legenda a votarem contra a matéria, caso ela chegue ao plenário.

E por fim, a dita “Bancada do Camburão” também parece não estar disposta a sofrer mais esse desgaste para contemplar sua porção evangélica. Já foram tantos ataques aos professores e à educação pública neste ano, que é melhor deixar essa passar batido.

24 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I like this blog very much, Its a really nice situation to read and incur info . “…when you have eliminated the impossible, whatever remains, however improbable, must be the truth.” by Conan Doyle.

  2. I just want to tell you that I’m very new to weblog and actually loved your blog site. Most likely I’m planning to bookmark your website . You really come with fabulous posts. With thanks for revealing your blog.

  3. I simply want to tell you that I’m new to blogs and really enjoyed your web blog. Very likely I’m planning to bookmark your site . You actually come with very good well written articles. With thanks for sharing your website.

  4. Fomentando a intolerância religiosa, a ignorância e a alienação político – social desta maneira, daqui a pouco, quando as igrejas destes senhores que se intitulam pastores serão alvo de bombas, fuzilaria, mortes.
    Quando o Estado Islâmico – E.I. – enviar alguns “parlamentares” para “negociar” algumas regiões do estado para o seu novo califado aqui na América do Sul, estes donos de latifúndios comprados às custas de muito dízimo e “ofertas espontâneas” do pobres fiéis de suas milagrosas igrejas, vão então correr prá pedir apoio da força nacional, exército, aeronáutica e marinha…
    Certo estava Jesus, quando expulsou os vendilhões do templo.
    Quando arrebatou Moisés, antes deste entrar na terra prometida.
    Quando acalmou a tempestade no mar, salvando os pescadores.
    Quando com um dilúvio, acabou com a humanidade deturpada e rançosa.
    Quando transformou água em vinho e animou novamente a festa em Canaã.
    Quando acabou com Sodoma e Gomorra.
    Quando para nos salvar, entregou sua vida na cruz.
    Queria ver estes “pastores” de ratos, não de ovelhas, realizar a verdadeira obra de Deus, como eles tanto alardeiam, sem tirarem para si lucros estapafúrdios, e sem fundarem reinos de faz de conta, onde os únicos que Recebem graças e bençãos são eles…
    Temos que ficar atentos e gritar, Esmael.
    A depender de Hermes, o Ron – Ron da Avenida Iguaçu-número 1200, estamos fú e mal pagos…

  5. Primeiro a esposa do Deputado Romanelli a senhora Fabiani Campos Superintendente da SEED apoia e dá AVAL para fecharem as escolas do Paraná a mando do senhor Beto Richa e depois vem o Romanelli agora pagar de BOM MOCINHO e diz ser contra o projeto da Escola Sem Partido, kkkkkk é de RIR mesmo, como que uma pessoa tem faces ocultas, parece mais uma Moeda de 3 reais, além de ser Falsa é também duas caras.

  6. Um projeto deste de pessoas que são radicais, cuja a interpretação religiosa é duvidosa devido as suas “igrejas” arrecadarem farto dinheiro dos fiéis, eu fico é mais com os professores, pois é através da educação que o povo e os futuros cidadãos poderão saber se defender de aproveitadores que na maioria se utilizam da Palavra de Deus, para rechear o bolso.
    Contra está bancada de sacanas e safados eu não ponho um milésimo de crédito de confiança, são todos lobos transvestidos de cordeiros.
    E espero que realmente este projeto absurdo não passe, porque é direito de quem ensina, poder mostrar todas as facetas religiosas deste Brasil, para não cair o incauto em uma armadilha que o irá sugar seu rico dinheirinho, ganho suadamente e os ditos encherem os cofres de suas “igrejas” pois destes eu duvido das suas ações “santas”.

  7. Esses sujeitos não entendem nada de educação e escola e ficam dando “pitacos” imbecilizados. Deviam se envergonhar ao colocar um projeto tão medíocre quanto eles mesmos. Bem, quem é medíocre não tem capacidade para se enxergar… Dessa assembleia não se podia esperar coisa melhor!! Demonstração clara de que não têm o que fazer em benefício da população.

  8. Precisamos é do Paraná sem Richa, de parlamentos sem igreja, sem bancada do camburão e outras porcarias!

  9. Se essa lei completamente imbecil fosse aprovada, os alunos seriam proibidos de ler o livro O velho carro e o sonho, de Geoffrey Trease, que trata da luta carlista na Inglaterra. Também os alunos seriam impedidos de conhecer a história de Robin Hood. E ensinar a História da Reforma protestante seria crime. Monteiro Lobato e sua luta pelo petróleo nosso teriam de ser excluídos dos livros de História. Do calendário escolar paranaense seria excluído o Primeiro de Maio. A revolução de Dagenham seria filme proibido nas escolas estaduais. Em resumo: essa é uma proposta de lei completamente imbecil! Está na hora de quem assinou essa proposta dizer que assinou sem ler. Ficaria mais bonito…

  10. Novamente o partido PSC fazendo das suas,contra a liberdade,contra as mulheres,contra a natureza das coisas,acho que esqueceram do escandalo das ambulancias ha algum tempo atras onde muitos da bancada evangelica estavam envolvidos,enquanto não separarmos de vez a religião da politica/estado vai ser de mal a pior.E as mulheres e os homossexuais serão os primeiros a sofrer.

  11. venho por meio deste tecer palavras que expressão a questão em debate .
    “A tarefa do professor é servir aos alunos com o seu conhecimento e experiência e não impor-lhes suas opiniões políticas pessoais .” segundo palavras de MAX WEBER .
    NA FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS COMO ACADÊMICO E ALUNOS NA FACULDADE SOFREMOS COM PROFESSORES QUE queriam impor suas opiniões políticas pessoais penso que estabelece e constitui em um equívoco de direcionamento de pensamento pois o que o aluno espera receber o conhecimento e normalmente os professores adentram em temas particulares da vida privada e isso é constrangedor embora sua função é transmitir conhecimento .
    Acredito que o lugar apropriado para discussões políticas é em assembleias de sindicatos de categorias em sala de aula não ; em sala de aula alunos estão preocupados com seu futuro em absolver o conhecimento para a construção de seu futuro o enem é o exemplo , a formação técnica para alunos que não podem e não tem condições de concluir uma faculdade outro e por conseguinte estabelecer e constituir o educando como sujeito e seu lugar na história de sua vida mas nunca impor suas opiniões próprias mas que o educando seja pleno em suas escolhas de livre arbítrio .

    • Você não é professor não né? Eita …

    • Se esse projeto fosse aprovado, o professor não poderia sequer trabalhar com uma manchete da Gazeta do Povo, por exemplo, que fizesse uma crítica a conduta da Assembléia Legislativa, ou seja, um projeto é inconstitucional e que fere a liberdade de pensamento e expressão. A escola é política, e falar sobre religião e sexualidade faz parte de suas atribuições. Ser política não significa levantar uma bandeira partidária, falar de religiosidade não significa tentar converter os alunos para determinada religião e ensinar sobre sexualidade não significa de maneira alguma dizer que os alunos não possuem sexo. O medo dos ignorantes só existe na cabeça doentia de que ainda vive na Idade Média, conduzido por conceitos religiosos que não têm nada haver com o Cristianismo, muito menos com Cristo.

    • Olha meu filho, o dia em q deixarmos de discutir, debater, expor argumentos, discordar ou até concordar com nossos professores pode ter certeza q estaremos em um regime semelhante ao q o ESTADO ISLÂMICO quer impor ao mundo. Se os alunos não concordam com a ideologia do professor, o q é extremamente natural, q tragam seus argumentos e exponham à classe e ponto! Concordar com esse projeto ridículo é concordar q os evangélicos não tem condições de rebaterem seus críticos e por isso não têm interesse nem q haja um início de conversa..aliás, os representantes evangélicos da ALEP nada mais fazem do q exporem ao ridículo a si próprios e principalmente seus eleitores!

    • MARCIO ADRIANO,
      o lugar apropriado para discussões políticas é a escola! Todo cidadão é acima de tudo um ser político, e isso não implica de maneira alguma em organização de política partidária. O dia em que mudarem a Constituição no sentido de proibir a escola de discutir sobre política, religião e sexualidade, a ESCOLA DEIXARÁ DE SER ESCOLA e, voltaremos para os anos de chumbo onde a censura era a regra e comunista comia criancinha ou para o período medieval onde “as supostas bruxas, os hereges e os possuídos” assombravam os que não aceitavam a verdade, e mantinham seus privilégios, impondo a sua ignorância pela força.

  12. Um dos mais renomados intelectuais da área de educação, Paulo Freire, deve estar se revirando no túmulo. Este projeto vai na contramão de tudo o que ele defendeu a vida toda. O deputado Gilson Souza e seus doze companheiros estão completamente fóra do seu tempo. Estaria ele com saudades do regime militar?

  13. Jogada inteligente. Os mais malandros dão corda para os evangélicos para que apresentem projetos esdrúxulos. Depois, a malandragem cai de pau nos mesmos evangélicos e “salva a pátria”. Ratinho Jr sacrificando seus deputados no altar do Beto Richa.

  14. Impressão minha ou o blog está querendo lavar a cara do Romanelli?

    • A justiça tem que ser feita até para os inimigos, dai a Cezar, o que é de Cezar, embora se tratando do Romanelli até nós bons atos, é melhor ficar esperto, pois pode vir alguma jogada embutida ai pra F……. o povo mais uma vez.

  15. Um dos mais renomados intelectuais da área de educação deve estar se revirando no túmulo. Este projeto vai na contramão de tudo o que ele defendeu a vida toda. O deputado Gilson Souza e seus doze companheiros estão completamente fóra do seu tempo. Estaria ele com saudades do regime militar?

  16. Xingar pode? … Que vão pra PQP esse bando de imbecis. O Paraná sendo roubado, enganado, ludibriado, desmontado pelo governador e os caras com essas teses de merda. Vá, vá …

  17. Cade o governo do dialogo ???????? Na hora do voto vão se f!Nunca mais cambada de ditadores