Greve nos bancos pode terminar hoje

Comando Nacional da Greve dos Bancários está orientando bases para que aprovem as propostas apresentadas pela Fenaban; presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Elias Jordão, avalia que movimento está forte, mas afirma que proposta dos banqueiros, mesmo não sendo o ideal, representa o limite da negociação; categoria realiza hoje à noite, às 19 horas, assembleia que deverá pôr fim ao movimento paredista.
Comando Nacional da Greve dos Bancários está orientando bases para que aprovem as propostas apresentadas pela Fenaban; presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Elias Jordão, avalia que movimento está forte, mas afirma que proposta dos banqueiros, mesmo não sendo o ideal, representa o limite da negociação; categoria realiza hoje à noite, às 18 horas, assembleia que deverá pôr fim ao movimento paredista.

Após três semanas de forte paralisação, os bancários podem decidir hoje pelo fim da greve nos bancos.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou ao Comando Nacional da Greve a proposta de 10% de reajuste nos salários, participação nos lucros e piso; e 14% de reajuste para os vales refeição e alimentação. Além disso, os bancos vão abonar 63% das horas da greve dos trabalhadores de 6 horas diárias, e 72% dos trabalhadores de 8 horas.

Essa proposta apresentada no sábado (24) está sendo considerada positiva pelo comando nacional que está orientando pela aprovação e retorno ao trabalho. Sindicatos de todo o país devem realizar assembleias nesta segunda-feira para decidir se aceitam a proposta da Fenaban e encerram a paralisação.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Elias Jordão, o movimento está forte, mas essa proposta da Fenaban, mesmo não sendo o ideal, representa o limite da negociação.

“Nós defenderemos a aprovação dessa proposta em assembleia como uma vitória da categoria. A negociação foi difícil e alcançamos ganhos reais, melhorando bastante a proposta original dos bancos” completou.

Para presidente da Contraf-CUT, Roberto Von der Osten, “os banqueiros tentaram impor uma derrota a categoria, inicialmente com um reajuste abaixo da inflação. A greve reverteu essa tentativa. Depois, a Fenaban queria, para punir os grevistas, o pagamento ou a compensação total das horas. Mais uma derrota para os bancos. Foi uma surpreendente vitória da unidade e da determinação da nossa categoria”, comemorou.

Economia

A assembleia de Curitiba será às 18 horas no Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários, Rua Piquiri, 380 – Rebouças.

As informações são da Contraf-CUT e do Sindicato dos Bancários de Curitiba.  

Deixe um comentário