Câmaras de vereadores pressionam por ‘CPI da Crise’ no governo Richa

camara_londrina_greve.jpgDiversas câmaras municipais de vereadores do estado estão pressionando para que os deputados estaduais instalem, na volta do recesso da Assembleia Legislativa, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a crise e o endividamento do Paraná.

Ontem (21), por exemplo, houve bate-boca na sessão do legislativo de Londrina. A reunião fora convocada para discutir apoio aos servidores públicos em greve. Dirigentes sindicais partiram para cima do deputado federal Alex Canziani (PTB), cobrando-lhes uma posição acerca dos calotes do governo Beto Richa (PSDB).

“Queremos que os deputados federais se comprometam a nos apoiar nesse movimento para impedir que o governo coloque a mão nos R$ 8 bilhões para sanear a crise no Estado que ele próprio quebrou”, explicou Arnaldo Vicente, um dos diretores da APP-Sindicato e do Fórum de Servidores.

Segundo a repórter Micaela Orikasa, do jornal Folha de Londrina, a reunião foi coordenada pelas vereadores Lenir de Assis (PT) e Elza Correia (PMDB) e contou com a presença de vereadores, do deputado estadual Tercílio Turini (PPS) e dos deputados federais Alex Canziani (PTB), Marcelo Belinati (PP) e Enio Verri (PT) de Maringá.

O deputado estadual Tiago Amaral (PSB) não compareceu, justificando outro compromisso, assim como o Cobra Repórter (PSC), que comunicou a ausência por telefone. O deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB) também não apareceu por conta da agenda.

Várias entidades londrinenses, entre elas APP-Sindicato, Assuel, Centro de Direitos Humanos (CDH), conselhos municipais de Cultura, Pessoa com Deficiência e Assistência Social, Mitra Arquidiocesana, Sindipol, redigiram um documento que será enviado esta semana à  Assembleia — e ao governo Beto Richa — defendendo a investigação da crise financeira que assola o Paraná.

A Câmara de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, há duas semanas aprovou por unanimidade uma moção de apoio aos educadores e servidores públicos em greve. Nesta semana, o legislativo municipal deverá apresentar uma nova moção em apoio à  CPI sobre o sumiço do dinheiro do tesouro estadual.

24 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. É urgente e mais que necessário que toda a sociedade paranaense tome ciência da atual situação financeira do nosso estado. Sou professora e repudio que o governo se aposse do fundo de previdência que saiu dos bolsos de todos os professores do Paraná. Que tire de seu gordo salário ou de sua cúpula, e não do trabalho dos funcionários públicos. Que vergonha, o que explico aos meus alunos?

  2. sera que o dinheiro do parana nao estaria numa conta num banco la na suissa ?? e talvez no HSBC ?? DE REPENTE NE ??

  3. O PARANA não sabe votar vão ter de engolir o beto,kkkkkkk kkkkkkk na campanha vi sou professor sou beto richa pra mim agra que se lasquem. eu nao votei no canalha.

  4. …TODA ESTA PUTARIA NO PARANÁ É,COM A,IRRESTRITA,CONIVÊNCIA DO JUDICIÁRIO(?)…AFINAL,ATÉ ÃS FORMIGAS VERMELHAS DA AMAZÔNIA SABEM QUE,O JUDICIÁRIO(?)DO PARANÁ E/OU BRASIL,NÃO VALE, O QUE O GATO ENTERRA…ACORDA PARANÁ,ACORDA BRASIL,REFORMA DO JUDICIÁRIO,JÁ!!!

  5. Parece que agora vamos ter uma reforma política de verdade, salvo engano, a Igreja Católica ““ CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e outras entidades religiosas, OAB, MCCE, CUT, CONIC, UNE, CONTAG e mais umas 20, entraram para valer nessa briga coletando assinaturas que serão envidas posteriormente pedindo uma reforma política séria e democrática.
    Acho que agora vai.
    Quando a Igreja abraça uma causa, teremos que botar Fé.

  6. Um ladrão investigando o outro = conchavo…

    O que pode ser feito:

    a) Votar direito na próxima eleição;
    b) Guerra civil.

    Tendo em vista que o Paranaense e o brasileiro são pessoas acomodadas que sempre votam no mesmo, ou nos filhos dos mesmos, ou nos netos dos mesmos, ou nas esposas dos mesmos… COM CERTEZA jamai seria capaz de uma revolta… ESPERAR QUE SE ESPERTEM E APRENDAM A VOTAR…

  7. Essa briga da falência do estado do Paraná não deveria ser uma luta somente dos servidores publico, mais sim uma luta de todos os Paranaenses, afinal de conta nós todos estamos no barco, e ele está afundando, temos que se juntar, pra não irmos pro fundo do lago, e ficarmos enterrados na lama, ou melhor no Barros.

    • SR OBSERVADO. deveriam ter se manifestado nas urnas tem que se lascar quatro anos pra aprenderem votar.kkkkkk kkkk kkkk kkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, o beto ta tirando uma com a cara de todo mundo, e preparando seu sucessor para o futuro RATINHO JUNIOR>kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. o povo tem que sofrer não sabe votar.

  8. Esperem sentado com a presença do Hauly, ele ajudou a quebrar o Paraná quando estava na Fazenda. E o filho dele ganhou um cargo comissionado na Cohapar, eita governo bão esse do Beto, bão para os amigos.

  9. PELO AMOR DE DEUS, ALGUÉM TEM FAZER ALGUMA COISA A POPULAÇÃO TEM DE SABER O TAMANHO DE ROMBO QUE ESSE CANALHA DEIXOU NOS COFRES DO GOVERNO DO PARANÁ. AQUI NA MINHA CIDADE OS CAMINHONEIROS JÁ FECHARAM O TRANSITO, SE CONTINUAREM LOGO, LOGO VAI HAVER O DESABASTECIMENTO DO COMERCIO.

  10. Sou professora Alex e concordaria com o teto, de acordo com sua sugestão!!!
    sem problema algum,afinal o caixa é o
    mesmo não é!

  11. DEPOIS DE TODAS ESSA MARACUTAIAS E CONFUSÕES DO GOVERNO ESTADUAL,DEPUTADOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E OUTRAS CATEGORIAS, SÓ AGORA O DEPUTADO ESTADUAL ADEMAR TRAIANO CUMPRIR O QUE ELE PROMETEUS AOS SEUS PARES QUE O ELEGERAM PRESIDENTE DA AL,TER CORAGEM DE APRESENTAR E TODOS OS ESTADUAIS APROVAR, ” A TÃO ESPERADA APOSENTADORIA DOS DEPUTADOS ESTADUAIS “.

    • Recado aos políticos, juristas, magistrados,
      “mordomos” do alto escalão chegados a uma mamata,
      e congêneres: terão a eternidade para sofrer as
      consequências de sua concupiscência.
      “Mas, ai de vós, ricos que tendes no mundo a
      vossa consolação. – Ai de vós que estais saciados,
      porque tereis fome. – Ai de vós que agora rides, porque sereis constrangidos a gemer e a chorar”.
      (S. LUCAS, cap. VI, vv. 24 e 25.)
      Mas podemos adiantar a aplicação dessa pena aos
      canalhas, simplesmente NÃO votando neles, e
      principalmente, NÃO os reelegendo.

  12. SUGESTÃO,ao deputado ao dep Alex Canziane: Gostaria que ele fizesse e apresentasse um projeto unificando o teto de todas as aposentadorias dos politicos e do judiciárieo com o mesmo teto dos Professores, será que ele teria coragem?

    • Cê tá louco companheiro? Londrina só sabe que o Alex Canziani é Deputado Federal em época de eleição e no dia dos professores que é quando ele faz uma grande homenagem a classe enviando um cartão e um LÁPIS lembrando seu grande apreço pela categoria, parece brincadeira mas é verdade. No mais não se esqueçam que nos dois maiores escândalos de corrupção na história politica do Brasil, Londrinenses estavam em peso. Youssef, Janene, Vargas e muitos outros com papel secundários. Eita terrinha pra criar gente corrupta é essa tal de Londrina.

    • Concordo com você Humberto, quer estabelecer um teto, tudo bem, mas então que seja para todos os pensionistas e aposentados que recebem pelo caixa do estado do Paraná!!!

  13. Nobre Esmael e leitores, aqui em curitiba o silencio dos vereadores é inacreditável! assim com o na alep o psc tem maioria e ate conseguiu a Presidencia quando ainda toda a sujeira do richa estava escondida embaixo do tapete.
    Sugiro que se faça uma enquete junto aos “edis de curitiba” para saber de que lado estão: se a favor ou contra o pacotaço de maldades.
    Isto é urgente porque ano que vem eles podem passar despercebidos, tipo não e nada comigo isto é coisa do estado e não do municipio.
    com este discurso eles podem vir com a ajuda da midia tirar o fruet e colocar um desates que estao macomunados com esta discrepancia instalada no Paraná, e podem sim vir com tudo para tentar o golpe de misericordia na prefeitura, pois o desmonte ja vem de decadas com lerner, cassio, richa, ducci e agora fruet que manteve toda a thurma igual dilma na petrobras um grande erro).
    A eleição de 2016 começou e precisamos cobrar uma posição é agora, ainda ha tempo!!!
    E colocar um placarzinho tambem com os resultados e a partir dai ja poderemos vislumbrar a bancadinha do camburãozinho da cmc ( não esquecendo das reservas de fraldas e danoninho para alguns).

  14. só a câmara de curitiba que é chapa branca, não investiga ninguém e não pede se posiciona contra o beto. câmara de curitiba na mão fruet e do beto.