Beto Richa empurra educadores à  greve, dizem professores

escolas_richaO ano letivo de 2015 poderá não começar na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, como previsto no calendário escolar da rede pública estadual. Tudo por culpa do governo Beto Richa (PSDB), que empurra os educadores à  greve com suas medidas de desmonte da educação no Paraná.

O governo tucano acabou este ano com a Semana Pedagógica, que era destinada a reflexão dos profissionais e organização do início do ano letivo, trocando-a, hoje, pela redistribuição de aulas. Isso porque a Secretaria da Educação (SEED), sob direção do Grupo Positivo, diminuiu o porte das escolas.

Em português claro, o governo do estado fechou escolas e isto provocará superlotação nas salas de aula !“ o que dificultará a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor com sobrecarga.

Neste sábado, dia 7, no município de Guarapuava, região Centro, professores, pedagogos e funcionários de escolas realizarão uma assembleia geral da APP-Sindicato para discutir a greve contra a perda das conquistas da educação pública paranaense. Teme-se que a área regrida aos anos 90, em níveis piores até do que a Era Lerner.

Do jeito que o governo Richa está fazendo, as escolas públicas não têm condições de iniciar as aulas. Faltam merendeiras, funcionários administrativos e os recursos do Fundo Rotativo que estão três meses atrasados. Não tem material de higiene e limpeza, por exemplo.

Os educadores também reclamam do calote no terço de férias e nas rescisões trabalhistas dos professores PSS, suspensão das salas de apoio, recurso, CELEM; progressões e promoções, etc.

Nesta terça-feira, dia 3, os profissionais da educação vão protestar em frente aos Núcleos Regionais da SEED para aquecer o movimento pró-greve. Londrina, Maringá, C

Vamos realizar uma mobilização nesta terça, aqui na cidade de Palmeira, na praça da Matriz, à s 16 horas, contra os desmandos de Richa!, exemplificou Daisy Hartkopf Gehm, professora PSS.

Em apoio à  luta da educação, o Blog do Esmael vai reativar a partir de hoje o caderno Diário de Greve! no topo superior da página.

Abaixo, veja os locais de mobilização da APP nesta terça:

NS Apucarana – 03/02 – 8h. Em frente ao Núcleo Regional de Educação

NS Arapongas – 03/02 – 8h. Em frente ao Núcleo Regional de Educação

NS Cascavel – 03/02 – 9h. Ato será em frente ao Núclero Regional de Educação. Caso haja inauguração do Cetrad, haverá ato no evento.

NS Cornélio Procópio – 03/02 – 16h. Em frente ao Núcleo Regional de Educaçao

NS Curitiba Norte – 03/02 – 16h. Em frente à  Sefa

NS Curitiba Sul – 03/02 – 16h. Em frente à  Sefa

NS Foz do Iguaçu – 04/02 – 16h. Em frente ao Núcleo Regional de Educação – panfletagem centro.

NS Francisco Beltrão – 03/02 – 9h (na praça da Matriz); 16h em frente ao Núclero Regional da Educação

NS Guarapuava – 03/02 – 10h (NRE Gorpa / NRE Pitanga); 9h na Praça da Matriz

NS Irati – 03/01 – 16h. Em frente ao Núcleo Regional da Educação

NS Jacarezinho – 03/01 – Reunião no Núcleo Sindical

NS Laranjeiras do Sul – Não haverá ato

NS Londrina – 03/01 – 9h. Em frente ao Vicente Rijo.

NS Mandaguari – O ato será junto com o de Maringá.

NS Maringá – 03/01 – 16h. Em frente ao Núcleo Regional da Educação.

NS Metronorte – 03/01 – 16h. Em frente à  Sefa

NS Metrosul – 03/01 – 16h. Em frente à  Sefa

NS Paranavaí – 03/01 – 15h. Em frente ao Núcleo Regional de Educação

NS Pato Branco – 04/01 – Reunião no Núcleo Sindical

Ns Ponta Grossa – 03/01 – 16h. Em frente à  Sefa

NS Umuarama – 04/01 – Reunião com diretores(as) no Núcleo Sindical

NS União da Vitória – 03/01 – 16h. Em frente ao Núcleo Regional da Educação.

91 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to mention I am all new to blogging and absolutely loved this web-site. Almost certainly I’m planning to bookmark your blog . You certainly have really good stories. Cheers for sharing with us your webpage.

  2. Beto Richa tenho 13 anos e fico com vergonha de seu governo e com oque vc esta fazendo com o parana , acho que ate eu governaria o parana melhor do que voce , voce e uma grande merda pelo oque vc esta fazendo com o parana , da logo o que os professores querem e merecem , oque eles querem ainda e pouco , pelo tanto que eles tem que aguentarem.

  3. queremos o mínimo de respeito precisamos que as famílias compreendam não é só os nossos direitos mas a saude os policiais e a educação não tem condições humanas minimas para nosso trabalho e as tarifas o povo vai pagar e vai se calar estamos lutando por todos os paranaesnses juntem-se a nós

  4. CALOTEIIIROOOO NUNCA MAIS TE ESQUECEREEEIII… CALOTEIRO PARA ACABAR COM SUAS PILANTRAGENS NUNCA MAIS EU VOTAREI.

  5. CALMA GENTE, O BETINHO ESTÁ PELANDO O PEITO OU MELHOR DEPILANDO O CORPO INTEIRO PARA VER SE CONSEGUE PAGAR O QUE DEVE AO FUNCIONALISMO PÚBLICO KKKKKKK.

  6. Para os mercenários da política que venderam seu apoio ao Beto Richa está bom. Porque eles e seus familiares estão agora mamando nas tetas do governo do Paraná. “Que o diga o Pessutão…”

  7. Olá,
    Sou uma aluna, e como a Ana Carolina gostaria de dizer(escrever) que também concordo com a greve dos professores.Infelizmente até hoje não tinha certeza de que nível estava a situação dos professores, mas agora ciente disso posso afirmar que como na maioria (ou melhor como sempre)os educadores e demais trabalhadores do estado tem motivos tamanhos para tal movimentação, aproveito também para deixar meu pedido de desculpas por tamanha demora para escrever a favor dos educadores que precisam de apoio.

  8. Esse canalha não paga ninguém. Tem fornecedores demitindo funcionários e outros “quebrando” porque este cínico cara de pau não honra seus compromissos e sequer dá uma satisfação. Aliás, vocês já perceberam que ele não olha nos olhos dos outros quando fala? Por que será??

  9. ENGRAÇADO NA HORA DE VOTA NO BETINHO TUDO MUNDO VAI AGORA FICAM FALANDO Q NÃO VOTO COMO ISSO GENTE GANHOU COM 55% 1 TURNO AGORA FIK AI POR FAVOR TENHA SIMANCOL DIRETORA DO NÚCLEO DE JACAREZINHO COMPRANDO VOTO PARA O BETINHO POR 150 REAIS AGORA TOMARAM NO CU NÚCLEO TERCEIRIZADO E AINDA PROFESSORES VOTANDO NO AÉCIO POR FAVOR

  10. O correto seria o povo do Paraná se reunir e tirar essa bosta de Betinho de governador a força. Não consigo imaginar tamanha burrice votar nesse cara que esta debochando dos professores.

    • Robson jr. e como fazer isso se os paranaenses n ao so o elegeram como governador pelo segundo mandato!como toda a sua bancada!!!???O governo nao tem oposicao meu querido…Agora tai nè…Estou com a consciencia tranquila,mas sei que vou ter que pagar pela maioria que nao se deram o luxo nem de ir para o segundo turno de tao satisfeitos que estavam…Vai fazer manifestacao quem fez a burrada…Ass,minoria dos votos!

  11. Beto Richa será expurgado do Paraná igualmente Jaime Lerner ,está cavando sua sepultura política , não voto e nunca votarei nesse crápula .

  12. Sou aluna, mas também concordo plenamente com a greve. Acho que com tudo o que esse governo já fez, deveria ser feito uma greve para ficar para a história. Precisamos mudar isso, não da pra ficar aguentando. Não me importo em atrasar meio ano, um ano da minha faculdade, se é para o estado continuar assim. Vamos todos a luta, apoio greve geral dos servidores publicos no Paraná.

  13. Agora falando sério!!! Não foram vocês que elegeram o homem??? Deveriam ficar contente por aí e brindando a sua vitória.

    • Tenho certeza que quem o reelegeu não foi a classe do mafistério ou do funcionalismo público….quem o reelegeu foram pessoas com o seu grau de inteligência…

  14. Olá boa tarde!

    Prezados senhores Deputados Federais, Estaduais, Senadores, e vereadores de Curitiba e estado do paraná, cadê vcs não vão fazer nada em relação essas loucuras que o Sr. Beto Richa esta fazendo! ou vão ficar simplismente fingido que não esta acontecendo nada, agora é a hora de sair em defesa do povo do paraná, principalmente em relação a educação, esse cara esta completamente louco, e sem noção, onde já se viu colocar pedagogos para dar aulas de filosofia e outras, os professores passaram 4 anos em uma faculdade para isso agora, pedagogos pegar as aulas deles isso é inadimissivél um absurdo. E outras matérias também o pedagogo tem 100 horas de outras matérias e tem direito de pegar as aulas de quem ficou na faculdade 4 anos, e outra coisa ainda pegaram primeiro do que os professores de filosofia, tinham que pegar depois

  15. Concordo plenamente com vc Eudes. Porque os meios de comunicação não expõe na mídia o que esta acontecendo realmente? aaaaaaaa
    É o caos em vários segmentos do estado, e nossos governantes impondo que fiquemos satisfeitos e contentes, como búfalos comendo grama – a mesma grama toda a vida, como se tivessem nascido apenas para comer grama e depois morrer.
    E simplesmente não estamos satisfeitos com a sociedade em que vivemos; estamos totalmente frustrados com a estrutura que nos tem sido imposta e que há um enorme descontentamento com relação a tudo.
    Temos que lutar e encontrar um caminho para mudar esta disparidade.

  16. GREVE DE NOVO? E QUANDO COMEÇAM A TRABALHAR?

  17. O que se está fazendo é puro terrorismo com a classe dos trabalhadores da educação e outros segmentos. E OUTROS SEGMENTOS. O desrespeito é total com aqueles que lutam para manter sua dignidade. Os políticos insensíveis e gananciosos (pois já defenderam o seu sustento e mordomias) pois foram eleitos para nos representar ainda destilam seu veneno contra aqueles que ousam expor a situação que estão vivendo devido a irresponsabilidade de seu governante. Temos que ir a luta, sim. Temos que fazer os enfrentamentos. Mas, temos que expor a comunidade de Pais os momentos de terror em que estamos vivendo: educadores do quadro proprio do magistério humilhados porque devem deixar seus lugares de lotação porque o porte das escolas diminuiu e , além disso, redução de pessoal de apoio, pedagogos e funcionários… É O CAOS. Por que os meios de comunicação não vão às escolas para verificar e saber o que está acontecendo? aaaaaaaaaaaa

  18. Sou servidor público federal do extinto INAMPS, a vinte e cinco anos muitos governos, partidos diferentes, nada de plano de carreira e aumento que não cobre a inflação concedido eventualmente, talvez num ano e outro daqui a quatro ou não!

  19. esse playboyzinho administra o PR como se fossem peças de LEGO.
    para minha tristeza, seus atos vem confirmar que A DIREITA BRASILEIRA É A PIOR DO MUNDO se comparada ás ações implementadas por ela no países desenvolvidos..

    a direita vendeu o Brasil e nos deixou de 4.. bando de S*****

  20. De que adianta espernearmos,pois o Betinho já está reeleito,e o que me deixa indignado que fez uma administração pífia e deram a ele três milhões de votos e agora o segundo governo será pior e o povo vai elegê-lo senador em 2018,pois vão na exclusão como fizeram agora,não queriam PT e Requião e para Senado será a mesma coisa e infelizmente será duas vagas na próxima eleição,infelizmente enquanto existir milhões de ignorantes no Paraná,o Beto Richa terá poder,mas lembro quando o Aécio Neves dizia que iria copiar o modelo de gestão do Beto Richa na presidência da República,coitado do Brasil.

  21. Falam tanto nas maldades do governo do Parana, mas garanto que são as mesmas pessoas que defendem Lula, Dilma, Zé Dirceu e toda a quadrilha do PT.

    O Paraná não está bem financeiramente??? Eu também acredito que não, mas pelo menos o nosso governador não está nas paginas policiais diariamente.

    Fora PTzada, vocês estão acabando com nosso Brasil!!!

    • OLho Vivo (que de vivo nai tem nada). Como vc é obtuso, alienado e reacionário. Estamos falando de dignidade, de humanidade, de responsabilidade e solidariedade. Não estamos nos referindo a partidos ‘X’ ou “Y”. Estamos gritando em prol de nossos direitos sociais, trabalhistas… Aí vem vc com esse comentário reduzido, próprio dos acéfalos… Coitado de você. Vive uma vida inútil !!!!!!!!

  22. Beto Richa quebrou nosso estado, assim como Lula e Dilma quebrou nosso país. Se a responsabilidade da quebra dos direitos humanos e trabalhistas forem jogados a partidos, nunca se conseguirá nada a não ser uma divisão de classes partidárias. Agora é hora de união de forças ideológicas e não de divisão de interesses partidários.

    • Leiam “Lula e Dilma quebraram. Ia colocar Dilma quebrou, quando me lembrei que tudo começou com o Lula. Acabei acrescentando Lula e não corrigi a concordância verbal

  23. Impressionante como as pessoas se dividem por causa de politicagem escrota. A maioria dos políticos é igualmente escrota e quer te enrabar, independentemente da bandeira! Estamos falando de educação, um assunto que deveria ser de consenso geral. Que tal união ao invés de discórdia inútil? Todo apoio aos professores, essa classe tão importante da qual todos dependem. Inclusive os políticos (tucanos ou estrelas).

    • Concordo com você, Rafael. Precisamos nos unir e dar apoio a todos os trabalhadores, sejam eles da educação, saúde, militares…, para enfrentar essa avalanche de maldades do governo que está pairando em nosso estado. A incompetência e prepotência deste desgovernante já passou dos limites …

  24. Eu sei que ninguém vai se confundir mas as datas dos últimos núcleos apareceram com o mês de janeiro.

  25. A população não sabe o que os profissionais da educação vêm sofrendo, principalmente nesta última semana. É preciso que a sociedade esteja informada e ciente que a escola está sem condições de funcionar. É preocupante que, em caso de greve pela falta de condições de trabalho, o governo queira convencer que os profissionais da educação é que estão “atrapalhando” a vida da população. E pior, quem tem a grande mídia na mão, convence.

  26. A maioria dos professor do Paraná não gostam é de trabalhar. Prefere ficar finjindo que dão aulas e querem receber um rio de dinheiro sem fazer nada. Aposto que a turma do Pt e do Requião é que estão fazendo essa xoradeira toda só para prejudicar o Beto, pois eles sabem que em 2018 o Beto será o candidato a presidente e vai ganhar. Viva o Beto.

    • Pobre idiota, nota-se que nem a escola frequentou, porque nem aprendeu a escrever choradeira, que vem do verbo chorar. Pobre tonta, vai crescer e aprender a viver. Poque você faz parte da massa insana que elegeu essa anta que desgoverna o paraná. Vá catar coquinho mulher!

    • Detectada comissionada do Beto!!!

    • Não sei se rio ou faço uma Xoradeira!

    • Patrícia você novamente por aqui? Não tem vergonha de escrever tanta merda juntamente com seu português “espetacular”. Você existe mesmo?Não é possível que tenha tanta coisa ruim em uma única pessoa…opa…mas você não é a única também temos Betinho, Traiano, Rossoni, Romanlli..a lista é grande

    • Patricia..vc é obviamente mais uma das muitas analfabetas políticas que se criaram nas nossas péssimas salas de aula, fruto de uma educação que sempre foi relegada, abandonada, sucateada pelas administrações. Por isso o seu comentário é tão cheio de falhas básicas. Faltou aulas de lógica no teu currículo? ou vc trocou essas aulas por Big Brother??

    • como diria a personagem Filomena ” ohhh coitada” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Caro Maicon e Patricia
      A maioria dos professores NÃO votou no Beto Richa, pois sabíamos como ele tratava a Educação e os educadores. O Senador Requião mostrou isso na campanha….mas, a mídia resolveu fazer o Beto de vitima , e pessoas como vocês cairam nessa. Tenho certeza que vocês não sabem nada, são analfabetos funcionais, vivem fora da realidade e nem capazes de discutir educação são capazes….Acreditam em tudo que o PSDB escreve….Acordem!!!! Ou pelo menos não mencionem suas opiniões pobres e sem fundamento, pois vocês foram e são manipulados pela mentira que o governo coloca na mídia…Coitados…é de ter piedade de pessoas tão vazias como vocês!

    • Quem é essa Patrícia Nika Ghonna Maria louca que insiste em andar na contramão da realidade, defendendo único governador “caloteiro” da história do Paraná.

  27. Engraçado uma grande parcela dos professores apoiaram a Reeleição do beto Richa e agora reclamam! A melhor hora do povo expressar seus sentimentos para esses maus políticos é nas urnas, portanto em 2016 teremos eleições municipais, e quem sabe esses professores possam aprender a votar.

    • dificil isso Maicon.. a grande maioria dos professores são crias da ditadura militar.. não tiveram a mínima noção de política, sociedade e cultura, não sabem separar mito de realidade. Por isso votam cegamente e não participam ativamente de movimentos de luta (sindicato).. mas isso muda com o tempo e a aposentadoria. O fato ´que governos deitam e rolam em cima desta “casta” desvalorizada, cuja maioria, ainda dorme o sono da década de 70.

  28. Agora eu pergunto!!! Será que vocês não ajudaram a eleger este homem????

  29. De acordo com o Traiano, é um segmento raivoso.

    Ex-líder do governo na Casa, o novo presidente da Assembleia, o deputado Ademar Traiano (PSDB) criticou os manifestantes. “É um segmento raivoso que deveria ver o que está acontecendo no governo federal”, afirmou o tucano
    http://www.bemparana.com.br/noticia/370278/servidores-fazem-protesto

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só pinscher late, late e não morde, depois da greve do ano passado em que a APP fez aquele fiasco, agora o Bicha tem certeza que tá tudo em casa.

  30. Professores vamos á greve urgente………

  31. Chega de palhaçada, vamos lutar pelos nossos direitos. Se uma forma de mostrar que não aceitamos isso é a greve, então que nem se inicie o ano letivo…Beto Richa vergonha…

  32. O governador vai acabar com as mordomias, tem que fazer como o estado de São Paulo, ser duro com esse pessoal, chega de fingir que dão aula !!!!

    • Rosangela, pessoas como você merecem apenas a nossa compaixão. Pela ignorância (no sentido literal). Sendo mal informada, ou comissionada ou defendendo qualquer outro interesse, seu comentário está muito além de qualquer senso de realidade. Mas há tempo para mudar: informe-se melhor, visite colégios, veja como as coisas acontecem e aí, quem sabe, sua imbecilidade dê espaço para mais coerência e amor no coração.

    • Infelizmene parece que a senhora não sabe de nada sobre a educação mesmo.Somos professores do Pr, no entanto quem não presta são os governantes que roubam e jamais sabem como é ser um Professor em sala de aula. Há claro eles ganham milhões sem fazer nada…

    • Mordomia? Acho que a senhora está desinformada, visite a escola que trabalho e depois voltamos a conversar.

    • Cara Rosangela, a senhora faz parte do magistério? Cursou licenciatura? Especialização? Mestrado? Pelo menos fez algum estágio em sala de aula? Sabe do que está falando? Tem conhecimento de causa? Ou apenas conhece a escola como frequentadora dos bancos escolares? Ah, porque isso você fez, afinal, está alfabetizada! Algum professor te ensinou a escrever! Besteira, mas escreveu… Isso você deve a classe do magistério!

    • MORDOMIA? NÃO RECEBO MEU SALARIA NÃO SEI SE TEREI AULAS ESTE INICIO DE ANO MÃO ESTÃO GARANTINDO AS MELHORIAS EDUCACIONAIS E A SENHORA FALA EM MORDOMIA! ACORDA SOMOS NOS QUE EDUCAMOS ENSINAMOS OS SEUS FILHOS.

    • É dona Rosângela,mordomia tentar ensinar 40 alunos em 50 minutos de aula, quando eles não respeitam ninguém, nem a eles mesmos, chegam defasados em todas os anos, afinal, só fazem bagunça, e quando o professor chama a família não tem ninguém para atender, quando vêem a maioria coloca a culpa nos professores, porque assim volta para casa e não precisa ser xingada pelo filho/a, pois se ele tivesse educação em casa respeitaria na escola. Quando precisar de professor chama o a beleza de governo e manda ele ensinar; intere-se da situação e depois tente formar uma opinião sobre o trabalho que a senhora não conhece!

    • Vc deve ser uma madame que nem mesmo enxerga seus filhos primeiro antes de falar entre em uma sala de aula lotada seja mal remunerada desrespeitada por filhos de pessoas que não sabem que a educação escolar é educação das disciplina vc pessoa pequena e inferior merece somente o nossa compaixão como disse Marcelo pq é uma infeliz que não deu certo na vida… Pobre de espírito, de vivencia e principalmente de conhecimento de vida… Vc merece todos os comentários

    • Tbém tenho essa informação…profºs que conheço dizem que ser profº do Estado é mamata…

    • Rosangela, de qual planeta você veio? Sou professor e estou sofrendo muito com os desmandos do nosso desgovernador, mas não é só isso, é a saúde, segurança que está um caos, aumento dos impostos e tudo mais… Você não percebe nada disso?

    • tem que ser que nem são paulo, vc chega e pega aula onde quiser, por que os professores sumiram kkkkkkkkkkkkkkkk
      de medo de levar tiro ou serem espancados é a isso que se refere kkkkkkkkkkk
      quanta gente imbecil!

    • Sra Rosangela
      Em que mundo a sra vive, nunca ouviu ou percebeu a luta pela educação de qualidade no Paraná? Nós professores, estudamos muito, estamos sempre fazendo cursos para melhorar como mestres e educadores e uma mal informada como a sra vem dizer que não trabalhamos? Deveria deixar o comodismo ou sua vidinha confortável e permanecer umas 8 horas numa escola em um dia. Iria ver o quanto todos trabalhamos e não é só na sala de aula. É por causa de pessoas com a mente como a sua que existe muitas injustiças.Acorde para a realidade…..

    • Rosangela
      Você já tomou banho hoje? Tem água em SP? Realmente se deseja que o Pr tenha a competência de SP quanto à administração, vc é muito, mas muito retrógrada….Vc é incapaz de compreender os fatos como o descaso do governo com a Educação. Deve idolatrar o PSDB por ser uma analfabeta política!

    • Rosângela Com certeza vc não conhece a realidade da vida nem dos professores vc tem que rever o que vc fala,na verdade acho que nem vc e nem sua família frequentou uma escola publica vc é uma puxa saco do governador.

  33. Espera aí, se existe uma classe que votou no Beto Richa em peso essa classe foi os professores, já conheciam muito bem o governo, pera lá….
    Não chore por mim, Argentina.

    • Não sei da onde vc tirou essa informação, sou professor e tenho certeza que nossa classe não votou em peso nele. Nenhum professor, que conheço, votou nele, toda a classe já sabia o mal caráter que ele era, teve até greve. Só ver a mobilização que foi a greve, apoiada por qse 100% dos professores.

  34. SABE PORQUE O BETO RICHA FOI REELEITO? É PORQUE NO PARANÁ TEM MUITO PÉ RAPADO, QUEBRADO, QUE PENSA QUE É RICO DE DIREITA.

  35. Isso ai Alex, vamos lá pessoal…dia nove na frente do palácio..

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk agora toma, teve 4 anos de incompetência e não conseguiu abrir o olho, agora não adianta chorar.
      ainda bem que que eu estou com a consciência limpa, não votei nem no ladrão do Richa nem na sem vergonha da Dilma.

  36. População, associações, sindicatos tem que iniciar um movimento para o Impeachment deste irresponsável. Alguns danos são irreversíveis.

    • Apoiado colega. Impeachment nele. Vai brincar de ser governador em outra freguesia.

      • Temos que fazer o impeachment deste Governador irresponsável…Nós policiais militares estamos a ver navios com este governo, como estão os professores, falta tudo, um caos total, nosso Paraná esta caindo em ruínas…precisamos unir forças e solicitar nossos direitos, pois ele nao esta prejudicando somente os professores e sim todo o funcionalismo publico, nao temos a obrigação de carregar o estado nas costas trabalhando sem condições..é o minimo que ele tem que fazer..

        • administração completamente irresponsável, pra mim ele já esta fazendo hora extra nesta administração faz tempo. concordo com vc companheiro

        • Amigo vamos por esses cara no toco parar o paraná fazer uma greve geral, e contestar as mentiras em tempo de campanhas … bloquear as estradas e fazer eles montar o palanque pra voltar atrás das mentiras que fizeram … vamos parar o parana por 8 dias vamos se unir todos os paranaenses, professores, policiais, servidores públicos, comerciantes, agricultores, todos contra a mentiras deses desonestos….

    • Bom retorno Esmael!!!
      Pelo contrário Alex…a vergonha do desmonte começou no Governo do PT…se não derrubaram a dentuça..menos ainda o Beto….ambos deviam ser mais claros….o negocio da Presidente é trilhões…..aqui é bilhão….

      • Políticos são eleitos pelo povo e pelo povo podem ser retirados no momento em que a população não se sente representada. O que não se pode fazer é permitir desmandos e o desmonte das escolas públicas, da saúde, da segurança… para onde foi o dinheiro do Paraná? Precisamos, todos, mostrar a nossa insatisfação indo às ruas… o caos na educação atinge a todos os outros setores da sociedade seja a curto ou médio prazo!

  37. O Governador e seu governo são um fiasco.Que vergonha e ainda o PSDB queria governar o país. Com a graça do divino se ferrou. Sai azar. Em quem ele vai botar a culpa agora?

    • O Governo do Paraná é uma merda mesmo! Agora não quero colocar divino, Deus, Jesus, no meio desta pouca vergonha, mais me diga uma coisa, oq ta fazendo a merda do seu PT, paga por tudo oq povo brasileiro esta passando por culpa de incompetentes que votaram no PT, toma ferro mais não aprende votar.

  38. Tudo isso que ele está fazendo resultará no caos…

  39. O melhor mesmo é a greve, temos de mostrar para todo o país o que está acontecendo no Paraná. Não podemos admitir que este caloteiro decrete a falência da educação em nosso estado.

    • Estou indignada com a postura do governado no qual infelizmente votei. Antes tivesse votado no Requião e hoje me sentiria menos culpada de ter colocado lá uma pessoa que conheci, admirei e hoje me arrependo. Meu consolo é que foi a última vez que dei meu voto ao Sr BETO . Daqui pra frente vou esconder minha face de vergonha e assumir minha culpa por ter contribuido para sua eleição. Sigo Requião Filho para ajudar o Paraná a mudar alguma coisa

      • Maria Inês me perdoe pelo que vou falar, não é de modo algum ofensa, todos tem o direito de errar, mas a pessoa em quem você votou, nunca trabalhou, nunca fez nada pelo municipio ou estado a não ser se promover pessoalmente, fez uma divida astronômica no municipio com a linha verde, que sabe Deus quando vai terminar, quando deputado quis a privatização a preço de banana do banestado. Se vc não conheçe seu candidato ou segue modismos, deve procurar se informar, aquele que não se envolve com politica acaba por ser governado pelos inferiores

        • é por isto que o pt tambem ta no poder no Brasil,,tanto um como outro manipulam mazelas desinformadas…umas p q acham o cara bonitinho e outros p que acham q ganham beneficios com o assistencialismo interesseiro do PT que cria a ilusao de que a miséria esta acabando qdo na vedade nao esta e o objetivo desse assistencialismo nada mais é q manter as pessoas presas ao sistema pelo estomago p ter voto … por que se fosse mesmo p resolver os q se dizem melhores q a corja do psdb , vulgo pt dava emprego e nao bolsa familia… vc vai bla bla agora defendendo o pt…mas qero q se lasque tanto psdb qto pt …ou qlquer partido..cuja funçao é sugar o povo…EXERCITO NESSE PAIS JA

      • Maria Ines, você não deve se envergonhar, se votou é porque acreditou nas propostas. Como outros milhares de paranaenses, o mínimo que eu e você e outros tantos podemos fazer é cobrar pelo o que foi prometido nas campanhas, tanto do governador, quanto dos deputados que foram eleitos

    • Sou pai de família e minha filha estudou em 2014 em uma turma de sexto ano com 39 alunos um absurdo ela não conseguiu aprender quase nada por causa da superlotação, concordo com os professores devem fazer greve e fora beto

      • Obrigada pelo apoio Marcos. Realmente, precisamos de pais conscientes como você. Tomara que venham muito mais pais nos apoiar pois acredito que as coisas se resolvam mais rapidamente sem perdas para os alunos que são os únicos que não têm culpa nisso tudo. Muito obrigada!!!

      • 39? minha amiga ano passado deu aula pra uma turma com 48 alunos a noite no oitavo ano. esse governo ta uma bosa faz é tempo

    • olá sou pedagoga e já sou lotada em um colégio como Pedagoga agora estou sendo obrigada a pegar aulas DE METODOLOGIAS na Formação Docente e sem querer tenho que tirar aulas de outros professores porque o Sujeito Beto Richa entende que ele deve cortar gastos. sinceramente Beto Richa já deu uma olhadinha quanto que um pedagogo ganha? vergonha, indignação quanto ao desrespeito com a classe dos professores… Triste !!!