Richa age como 5!ª coluna em favor da ‘Província’ de São Paulo”, acusa Requião

requiao_beto_acm_mauro.jpgO senador Roberto Requião (PMDB), nesta quinta-feira (11), ao Blog do Esmael, acusou o governador Beto Richa (PSDB) de agir como “5!ª coluna” em favor do estado de São Paulo, ao escolher o “forasteiro” Mauro Ricardo Costa como secretário da Fazenda do Paraná.

“Richa age como se fosse presidente da Quinta Comarca, que tem São Paulo como centro do país. à‰ um “quinta coluna””, acusou Requião, ao se referir ao aumento das alíquotas do ICMS aprovado nesta semana pela Assembleia Legislativa do Paraná.

A expressão 5!ª coluna surgiu durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) para designar “traidores” que ajudavam o general Franco, que combatia os anarquistas.

Segundo Requião, o tarifaço vai ajudar somente a economia do estado de São Paulo, que vai conseguir vender mais barato e quebrar as empresas paranaenses.

“Esse secretário forasteiro, itinerante, teve problemas pelos locais que passou (clique aqui). Se ele fosse tão bem assim o “Grampinho” [prefeito ACM Neto, de Salvador] não o liberaria. Aliás, ele [ACM] perdeu a eleição na Bahia por causa do secretário [Mauro Ricardo]”, disse Requião.

No próximo dia 19 de dezembro, o Paraná vai comemorar 161 anos de emancipação política, pois até em 1853 o estado era Quinta Comarca da Província de São Paulo. A data agora será feriado, o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Leia também:

Quem é Mauro Ricardo Costa, virtual secretário da Fazenda de Beto Richa?

21 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Ednei só uma observação e seu comentário. Beto Richa não decepcionou toda a população, ele somente decepcionou os 70% do eleitorado, os 30% estavam conscientes e por este motivo votaram contra.

  2. Ainda continua ardendo para o Requião.

  3. Esse Napoleão de hospício como sempre ; falando sua cota de besteiras semanais .

  4. Pois é, não disseram que o Requião era o “melhor
    governador de Santa Catarina”?
    Pois então, agora temos o Richa, o melhor governador
    de São Paulo.
    Bom proveito aos “otário-eleitores”.

  5. Ai gente que chatice; eu e os outros 2999 comissionados estamos contente com o nosso quiridinho; que bom vamos enganar os trouxas por mais quatro anos ; agora com ajuda até da bahia !

  6. Se fosse só para São Paulo o prejuízo seria mínimo, mas é para todos os outros estados da federação, e após dez contra um que nas próximas safras, o nosso porto de Paranaguá estará a míngua, pois que seria o louco de mandar exportar por este porto, tendo o nosso estado um dos pedágios mais caros do Brasil, sendo que rotas alternativas, levariam para Santos, São Francisco e Itajaí. E tem mais, com o aumento dos impostos sobre alguns alimentos,também haverá uma queda no giro do comércio e assim criando uma retração nas vendas com consequências para o trabalhador que poderão ser demitidos devido as baixas de entrada de caixa e gerando baixa lucratividade e prováveis prejuízo. Isso é o que Beto Richa criou com este seu pacotão que alguns imbecis “representantes” eleitos do povo deram a ele de bandeja a oportunidade de fazer está grande besteira. Mas como sempre digo, votaram nele agora aguentem o tranco.

  7. Porque o governador compara o IPVA com os estados mais caros governados pelo PSDB (São Paulo e Minas Gerais) será que não tem firmeza em manter as alíquotas no patamar atual.

    Se for para comparar precisamos comparar outras situações não apenas o que interessa aos olhos e ouvidos do governador.

  8. Agora vai!!!!!!
    Com a dupla TANICOSTA (Taniguchi X Costa), um arrecada e outro rouba.
    Feliz da vida estão os paranaenses que elegeram o Beto

  9. e por essa e outras coisas q sou contra reeleiçao qem paga a conta e o povo mesmo

  10. CARO ESMAEL, NEM UMA PALAVRA SOBRE SEU IDOLO ANDRÉ VARGAS, E OS 359 VOTOS CONTRA O PASSAGEIRO DO JATINHO DO YOUSSEF???????????????????????????????????????????

  11. requiao esta iper serto em relaçao a beto richa beto desepicionou toda a populaçao paranaence este governador e vergonha do parana

  12. O povo que elegeu o kinder ovo. E tem o governador que merece pena que a gente tem que pagar o pato junto . O ratinho não tem vergonha de eleger o melhor governador do do pais , leva ele pra tua casa.

  13. Pois é Requião vc sempre tem uma análise dos fatos muito real, tenho certeza que mesmo os te odeiam estão te referenciando. O pior de tudo isso são os fantoches da ALP 34 Imbecil que não podemos esquecer jamais.

  14. Sr Blogueiro – 100.000 brasileiros pedem a cassação de Bolsonaro e o numero está subindo – ajude a divulgar – Vamos nos livrar do Nazismo no Brasil – https://secure.avaaz.org/po/petition/Conselho_de_Etica_da_Camara_dos_Deputados_Cassacao_do_Deputado_Jair_Bolsonaro_PPRJ/?kTeRaab

  15. nessa modalidade de 5ª província … Requião tb importa gente de fora!! Aquela sr. da Celepar de onde é mesmo … (Paraná terra de tds os Forasteiros )

  16. Quebradeira como são estes tucanos quebram a falem com tudo sò pra ajudar meia dúzia de amigos acordem otários que mais uma vez botaram o tanigushislernismo no governo vergonha