Richa age como 5!ª coluna em favor da ‘Província’ de São Paulo”, acusa Requião

requiao_beto_acm_mauro.jpgO senador Roberto Requião (PMDB), nesta quinta-feira (11), ao Blog do Esmael, acusou o governador Beto Richa (PSDB) de agir como “5!ª coluna” em favor do estado de São Paulo, ao escolher o “forasteiro” Mauro Ricardo Costa como secretário da Fazenda do Paraná.

“Richa age como se fosse presidente da Quinta Comarca, que tem São Paulo como centro do país. à‰ um “quinta coluna””, acusou Requião, ao se referir ao aumento das alíquotas do ICMS aprovado nesta semana pela Assembleia Legislativa do Paraná.

A expressão 5!ª coluna surgiu durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) para designar “traidores” que ajudavam o general Franco, que combatia os anarquistas.

Segundo Requião, o tarifaço vai ajudar somente a economia do estado de São Paulo, que vai conseguir vender mais barato e quebrar as empresas paranaenses.

“Esse secretário forasteiro, itinerante, teve problemas pelos locais que passou (clique aqui). Se ele fosse tão bem assim o “Grampinho” [prefeito ACM Neto, de Salvador] não o liberaria. Aliás, ele [ACM] perdeu a eleição na Bahia por causa do secretário [Mauro Ricardo]”, disse Requião.

No próximo dia 19 de dezembro, o Paraná vai comemorar 161 anos de emancipação política, pois até em 1853 o estado era Quinta Comarca da Província de São Paulo. A data agora será feriado, o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Leia também:

Quem é Mauro Ricardo Costa, virtual secretário da Fazenda de Beto Richa?

Comentários encerrados.