Veja afrouxou o sutiã. ‘Fator Barbosa’ faz revista da Abril bater leve em Dilma

do Brasil 247

Capa de Veja desta semana, que mostra Dilma Rousseff se afogando num mar de petróleo, foi até suave para a presidente; revista afirma que ela fez "quase tudo certo" no caso Pasadena e lembra que foi a primeira integrante do conselho a apontar problemas na operação; mão leve de Veja tem um motivo: presidente da Abril, Fabio Barbosa, também votou favoravelmente à  compra da refinaria no Texas; o erro de Dilma, segundo Veja, foi não punir os responsáveis há mais tempo; diretor Nestor Cerveró só foi demitido ontem.
Capa de Veja desta semana, que mostra Dilma Rousseff se afogando num mar de petróleo, foi até suave para a presidente; revista afirma que ela fez “quase tudo certo” no caso Pasadena e lembra que foi a primeira integrante do conselho a apontar problemas na operação; mão leve de Veja tem um motivo: presidente da Abril, Fabio Barbosa, também votou favoravelmente à  compra da refinaria no Texas; o erro de Dilma, segundo Veja, foi não punir os responsáveis há mais tempo; diretor Nestor Cerveró só foi demitido ontem.
A revista Veja viveu, neste fim de semana, um dilema de Sofia: agir de acordo com os instintos mais primitivos de seus editores e bater duro na presidente Dilma Rousseff, em razão do caso Pasadena, ou seguir a razão e adotar uma postura mais cautelosa. Prevaleceu a segunda opção.

O motivo é um só: Fabio Barbosa. Assim como a presidente Dilma, o atual chefe da Editora Abril, que edita Veja, também foi integrante do conselho de administração da Petrobras na época em que se aprovou a compra da refinaria de Pasadena, no Texas. Barbosa, que era presidente do Santander, votou a favor da operação, como todos os demais conselheiros. Entre eles, nomes de peso no setor privado, como Jorge Gerdau e Claudio Haddad.

Talvez por isso, a capa da revista informe que a presidente Dilma fez “quase tudo certo” no caso Pasadena. A publicação lembra, ainda, que ela foi a primeira conselheira a levantar problemas na operação. Seu único erro teria sido não determinar a abertura de sindicâncias logo depois de sua posse como presidente da República !“ o diretor responsável pela operação Pasadena, Nestor Cerveró, só foi demitido da BR Distribuidora nesta sexta-feira.

O que não condiz com o tom da reportagem, de certa forma ameno para a presidente Dilma, é a capa, onde ela se afoga num mar de petróleo e até o subtítulo informa que ela sofre “por suas virtudes”. Veja, neste fim de semana, parece reconhecer que tanto a presidente Dilma como a atual presidente da Petrobras, Graça Foster, tentam combater o chamado loteamento político do governo e das estatais.

Deixe um comentário