Segundo o site Livre.Jor, o governo Beto Richa (PSDB) quase quadruplicou os gastos com propaganda na internet em 2016 — coincidentemente, ano de eleições municipais.
A reportagem de José Lazaro Jr revela que dos R$ 131 milhões que o Governo do Paraná gastou com propaganda em 2016, R$ 5,58 milhões foram para divulgação na internet e nas redes sociais. No ano anterior, apenas R$ 1,46 milhão, um montante 3,8 vezes inferior, tinha sido gasto nessa rubrica. Os dados somam despesas da administração direta e indireta, divulgados em relatórios publicados nas edições 9.671 e 9.898 do Diário Oficial do Estado.
Em ano eleitoral, o governo tucano levanta nos porões do Palácio Iguaçu as chamadas “Tendas Digitais“, formadas por funcionários pagos com dinheiro público, visando caluniar e difamar adversários políticos.
De acordo com o Livre.Jor, os gastos com propaganda ainda são maiores com TV (R$ 50 milhões), rádio (R$ 21 milhões) e jornais (R$ 17,4 milhões).
“O aumento na divulgação do Governo do Paraná é curioso pelo protagonismo do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e do Fundo Estadual de Saúde (Funsaúde) na despesa”, diz a reportagem.
Coincidentemente, o FIA está sob o guarda-chuva da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social cuja titular da pasta é a primeira-dama Fernanda Richa.
O Funsaúde gastou mais com redes sociais que a Copel, R$ 630 mil ante R$ 425,5 mil.
Para Lazaro Jr, o FIA que surpreendeu dispendendo R$ 1,23 milhão com divulgação na rede de computadores.
“Olhando os números por órgão de 2015 e 2016, até que o Funsaúde gastou menos com propaganda, reduzindo a despesa de R$ 5,2 milhão para R$ 4,9 milhão. Contudo, o FIA subiu de apenas R$ 196 mil em 2015 para R$ 8,89 milhões em 2016”, escreve o repórter, que fez pedidos de informação oficial ao Governo do Paraná, requerendo detalhes desses gastos e o planejamento que embasou a despesa.
Jornalista e Advogado. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.