
Presidente segue na frente, com folga, na corrida pela Presidência da República; de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira pelo Instituto MDA, encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Dilma Rousseff tem 43,7% das intenções de voto, ante 43,5% na sondagem anterior, em novembro; ela vencia a disputa já no primeiro turno, em todos cenário; tucano Aécio Neves soma agora 17,0% da preferência do eleitorado, enquanto Eduardo Campos, do PSB, cresceu para 9,9%; petista tem 21,3% da intenção espontânea de voto – quando não são apresentados candidatos – à frente de Lula, que aparece em segundo com 5,6%.
O desempenho pessoal da presidenta é aprovado por 55% dos entrevistados. O índice de desaprovação chega a 41%.
A pesquisa da CNT, encomendada ao instituto MDA, mostra que, no caso de candidatura nas eleições presidenciais de outubro, Dilma Rousseff tem 21,3% da intenção espontânea de voto. Em seguida, aparecem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (5,6%), o senador Aécio Neves (5,6%), Marina Silva (3,5%) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (1,6%). Na pesquisa espontânea, não são apresentados nomes de possíveis candidatos.
Na intenção de voto estimulada, quando são apresentadas opções de candidatos, Dilma Rousseff tem 43,7% da intenção de voto, Aécio Neves tem 17% e Eduardo Campos, 9,9%. Em um segundo cenário, no qual Marina Silva é candidata no lugar de Eduardo Campos, Dilma Rousseff tem 40,7% das intenções de voto, Marina Silva, 20,6% e Aécio Neves, 15,1%.
Nesta edição, foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 24 unidades da federação, entre os dias 9 a 14 de fevereiro. A margem de erro da pesquisa é 2,2 pontos percentuais.

Jornalista e Advogado. Especialista em política nacional e bastidores do poder. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.



