Tarifa da Sanepar sobe 4,96% enquanto falta água em 30 bairros de Curitiba

Quase metade dos bairros de Curitiba amanheceram nesta terça-feira (17/05) com falta de água nas torneiras, mas isso não poupará cerca de 1 milhão de consumidores do novo aumento nas tarifas da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) na ordem de 4,96%.

– Bom para os sócios privados da Sanepar e ruim para o governador Carlos Massa Ratinho Junior – avaliou o ex-senador Roberto Requião (PT), pré-candidato ao governo do Paraná, ao criticar o novo tarifaço da água.

– O governador Ratinho ignora a crise ao autorizar o novo aumento na tarifa de água – completou.

A tarifa mínima subiu de R$ 77,60 para R$ 81,45.

Para Requião e deputados da bancada de oposição na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), a inflação causada pelas tarifas públicas, que come a renda e o salário, irão derrotar seu adversário Ratinho Junior.

– Vou ganhar a eleição no primeiro turno – repete o pré-candidato de Lula no Paraná.

Economia

Confira os bairros que estarão com as torneiras secas hoje, segundo a Sanepar:

► Ahú
► Atuba
► Bacacheri
► Barrerinha
► Boa Vista
► Cabral
► Centro Cívico
► Santa Cândida
► São Lourenço
► Tingui
► Juvevê
► Cachoeira
► Abranches
► Jardim Botânico
► Rebouças
► Centro
► Cristo Rei
► Hugo Lange
► Prado Velho
► Juvevê
► Alto da XV
► Água Verde
► Batel
► Alto da Glória
► Jardim Social
► Tarumã
► Capão da Imbuia

A Sanepar, cujo acionista é o governo do Paraná, obteve autorização para o novo aumento a partir de hoje da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar).

Ratinho Junior autorizou aumento de 13,91% no gás natural

O governador Ratinho Junior autorizou semana passada aumento de 13,91% no gás natural comercializado pela Compagás (Companhia Paranaense de Gás).

O aumento foi homologado pela Agepar, após a anuência do Palácio Iguaçu.

A Agepar alega que a política de paridade de preço internacional do petróleo impõe este novo aumento na tarifa do gás, ou seja, os consumidores residenciais, comerciais, industriais e veiculares estão pagando em dólar pelo insumo – embora eles recebam em real por salários e serviços.

O gás natural é um combustível de origem fóssil. Ele é encontrado na natureza normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo.

O governo Ratinho Junior, por meio da Agepar, avisa que em agosto próximo analisar a possibilidade de aplicar novo aumento no gás.

Energia também subiu no mês passado em até 9,89%

Sem dó nem piedade, em abril, o governador Ratinho Junior também concordou com aumento de até 9,89% na conta de luz. O serviço é oferecido pela estatal Copel (Companhia Paranaense de Energia), que aplicou aumento autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Como só diz “amém”, a Agepar corroborou com o esfolamento de 4,8 milhões de consumidores residenciais em 394 municípios paranaenses. Apenas cinco não são atendidos pela Copel.