Resumo da guerra Rússia x Ucrânia nesta segunda-feira (28/02)

Em Kiev, capital da Ucrânia, são 13h41 no momento deste post aqui no Brasil. O fuso ucraniano está cinco horas á frente. Eis o resumo das manchetes no quinto dia de guerra entre Rússia e Ucrânia:

  • Ucrânia aponta pontos-chave para conversas com a Rússia.
  • Avanço em Kiev interrompido por enquanto.
  • Expansão imperialista da Otan culpada por desencadear crise na Ucrânia, dizem russos.
  • As conversações entre a Ucrânia e a Rússia começaram esta manhã na fronteira com a Bielorrússia.
  • Ucrânia ‘merece’ adesão de emergência à UE – Zelensky.
  • A Ucrânia concordou em conversar com a Rússia “sem pré-condições”, disse ontem o gabinete do presidente Volodymyr Zelenskiy.
  • A recente inteligência britânica parece corroborar com um relatório recente dos militares ucranianos de que a Rússia havia “desacelerado” sua ofensiva. O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha disse que o avanço da Rússia em Kiev foi retardado por falhas logísticas e pela feroz resistência ucraniana.

Rússia e Ucrânia começam negociação nesta segunda-feira enquanto Assembleia-Geral da ONU se reúne emergencial

  • O banco central russo aumentou as taxas de juros de 9,5% para 20% depois que o rublo caiu para 40% na segunda-feira, após as sanções ocidentais.
  • A UE espera o pedido de adesão da Ucrânia à União Europeia “iminentemente” e funcionários em Bruxelas disseram que “isso precisará ser avaliado muito rapidamente pelo conselho e a decisão tomada sobre se deve solicitar uma opinião urgente da Comissão Europeia”.
  • Moradores de Mariupol nesta manhã disseram que a cidade portuária no mar de Azov foi cercada por forças russas e sob forte ataque.
  • A Anistia Internacional condenou o uso relatado pela Rússia de munições cluster na Ucrânia, dizendo que um ataque a uma pré-escola “pode constituir um crime de guerra”.
  • As forças de invasão russas tomaram duas pequenas cidades no sudeste da Ucrânia e a área em torno de uma usina nuclear, informou a agência de notícias Interfax nesta segunda-feira, mas encontraram forte resistência em outros lugares à medida que o isolamento diplomático e econômico de Moscou se aprofundava.
  • O governo do Reino Unido anunciou uma série de medidas “para proibir qualquer pessoa física ou jurídica do Reino Unido de realizar transações financeiras envolvendo o banco central russo, o fundo nacional russo e o ministério das finanças do país”.
  • O rublo russo caiu quase 30% em relação ao dólar norte-americano nesta segunda-feira, quando os mercados abriram para negociação no primeiro dia depois que nações ocidentais anunciaram sanções econômicas punitivas à Rússia por sua invasão da Ucrânia.
  • Os EUA aumentaram o fluxo de armas para a Ucrânia , anunciando no domingo que enviarão mísseis Stinger como parte de um pacote aprovado pela Casa Branca.
  • Pelo menos 102 civis na Ucrânia foram mortos desde que a Rússia lançou sua invasão na quinta-feira passada, com mais 304 feridos, mas teme-se que o número real seja “consideravelmente maior”, disse a chefe de direitos humanos da ONU, Michelle Bachelet, nesta segunda-feira.

ONU aprova Assembleia-Geral sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia

  • Uma atualização do Ministério do Interior da Ucrânia na noite de ontem disse que 352 civis ucranianos foram mortos até agora durante a invasão da Rússia, incluindo 14 crianças. O ministério disse que mais 1.684 pessoas, incluindo 116 crianças, ficaram feridas.
  • Explosões foram ouvidas na capital ucraniana de Kiev e na grande cidade de Kharkiv na manhã de segunda-feira, informou o serviço estatal de comunicações especiais da Ucrânia. Enquanto isso, cerca de 150 quilômetros a nordeste de Kiev, em Chernihiv, um míssil teria atingido um prédio residencial no centro da cidade, causando um incêndio, acrescentou a agência.
  • Cerca de 800 pessoas foram presas quando a Bielorrússia votou para abandonar seu status não nuclear em um referendo que aumenta as apostas em um momento em que o país se tornou um palco para a invasão russa da Ucrânia, disse o governo nesta segunda-feira.
  • Quarenta grupos da sociedade civil ucraniana se uniram para pedir ao Ocidente que estabeleça zonas seguras para refugiados dentro da Ucrânia e forneça tecnologia para ajudar a documentar crimes de guerra russos como parte de um plano para fazer Vladimir Putin e seu círculo íntimo enfrentarem a justiça no Tribunal Penal Internacional.
Fotografia icônica mostra a bandeira soviética hasteada no telhado do Reichstag, a sede do Parlamento alemão, em Berlim, em maio de 1945, sinalizando a derrota do nazista Adolf Hitler.
Fotografia icônica mostra a bandeira soviética hasteada no telhado do Reichstag, a sede do Parlamento alemão, em Berlim, em maio de 1945, sinalizando a derrota do nazista Adolf Hitler.

A maioria usuários do Reddit – agregador social de notícias – nomeou como vencedores os americanos e os britânicos na guerra contra Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial, enquanto os russos acreditam que derrotaram os nazistas.