Quase 4 milhões de candidatos fazem hoje primeiras provas do Enem, estima MEC

A busca de uma vaga na universidade pública, a expectativa de ingressar em um novo curso e a retomada dos estudos estão entre as expectativas dos 3,9 milhões de candidatos que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 neste domingo (5/11).

A avaliação tem duração de cinco horas e 30 minutos para as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação.

Os portões dos locais de provas abriram às 12h, no horário de Brasília, e fecharam pontualmente, às 13h.

Após este horário, os candidatos atrasados foram impedidos de realizar a prova.

O Enem é considerado a principal porta de entrada para instituições de ensino superior nacionais e em Portugal e ocorre nas 27 unidades da federação, em dois domingos consecutivos (5 e 12 de novembro).

O resultado do Enem é usado para ingresso nas universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou para bolsas em universidades privadas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Economia

O exame também é usado para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação (MEC).

Esse é o programa do governo que financia mensalidades  em instituições privadas.

A maior parte dos candidatos do Enem (mais de 1,8 milhão) já concluiu o ensino médio (48,2%), enquanto 1,4 milhão de inscritos devem concluir o segmento em 2023 (35,6%).

Há ainda os alunos que ainda não concluíram o ensino médio e participam como treineiros, com o objetivo de testar conhecimentos.

Presidente Lula fala sobre o ENEM

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo, se pronunciou em sinal de incentivo aos candidatos ao ENEM 2023.

“Espero que, daqui pra frente, mais jovens se inscrevam no Enem. E adultos e idosos também. Quem sabe qualquer dia desses eu até me inscreva para fazer um curso de Economia. Curso de gente muito sabida”, declarou o mandatário, que visitou hoje o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O órgão é responsável pela aplicação das provas do ENEM em todo o país.

Lula disse ainda que está torcendo para que cada jovem que está indo fazer a prova, com sua caneta preta, não fique nervoso.

“Se estiver com dificuldade, respire. Tudo vai dar certo”, recomendou.

O presidente Lula ressaltou que o Enem voltou a ter crescimento no número de inscritos e as mulheres são a maioria.

Segundo Lula, as escolas estão preparadas para receber nossos jovens para a prova.

“Tudo isso faz parte do trabalho do governo federal de valorização da educação. Além disso, anunciamos na semana passada o Desenrola do FIES, para renegociar dívidas dos estudantes”, completou.

Deixe um comentário