PT condiciona apoio a reeleição de Paes na eleição de 2024 a indicação do vice

O Partido dos Trabalhadores (PT) condiciona seu apoio à reeleição do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), nas eleições de 2024 à indicação do candidato a vice-prefeito. A declaração foi feita pela presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), em entrevista ao jornal O Globo.

Segundo Gleisi, há dois nomes na mesa para a vaga de vice: Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, que deve se filiar ao PT em fevereiro, e o secretário de Assuntos Federativos do governo Lula (PT), André Ceciliano (PT).

“Na minha avaliação, para Paes ter o apoio do PT no Rio na eleição municipal, o partido precisa indicar o vice”, afirmou Gleisi.

A posição de Gleisi é contestada pelo vice-presidente do PT, deputado federal Washington Quaquá, que defende que o partido poderia abrir mão de indicar o vice e ainda assim apoiar Paes, focando em reeleger Lula em 2026.

No entanto, Gleisi afirmou que esta posição não é consenso entre os petistas e defendeu que o debate seja feito com Eduardo Paes.

Para Gleisi, a posição do Quaquá é uma posição dele, não é a posição do partido. De acordo com a dirigente petista, o PT vai debater com Eduardo Paes e vai chegar a um consenso.

Economia

Gleisi classificou como prioritária a eleição no Rio e disse que a vitória de um aliado é importante para construir bases de olho em 2026.

Em São Paulo, o PT abriu mão da cabeça de chapa para o aliado Guilherme Boulos (PSOL), no entanto, o partido irá indicar a ex-prefeita Marta Suplicy como vice. Ela voltará às fileiras petistas em fevereiro.

De acordo com os bastidores da política paulistana, o presidente Lula estaria trabalhando para o PSB recuar da candidatura de Tabata Amaral à Prefeitura de SP.

Em troca, os socialistas garantiriam apoio do PT para suas duas prioridades nacionais: 1- a reeleição do prefeito João Campos, em Recife (PE), a eleição do ex-prefeito e deputado Luciano Ducci em Curitiba (PR).

Na capital paranaense, três nomes petistas – Requião Filho, Angelo Vanhoni e Ana Júlia – se descatam para a vice do socialista Ducci, revelando uma tática eleitoral uniforme nacionalmente do PT, que está abrindo mão da cabeça de chapa pela vice nas capitais.

Uma resposta para “PT condiciona apoio a reeleição de Paes na eleição de 2024 a indicação do vice”

Deixe um comentário