Operação Voltando em Paz: Lula recebe brasileiros repatriados de Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a recepção dos brasileiros e seus familiares palestinos repatriados da Faixa de Gaza, na noite desta segunda-feira (13/11).

A aeronave, parte da Operação Voltando em Paz, tem previsão de pousar na Base Aérea de Brasília às 23h30.

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), em suas redes sociais, anotou que o presidente Lula atuou bravamente ao lado da diplomacia brasileira atuaram bravamente pelo resgate dos brasileiros de Israel e da Faixa de Gaza.

“Como não poderia deixar de ser, o bolsonarismo está aproveitando a guerra pra espalhar fake news de que o inelegível que conseguiu só porque teve aquele encontro absurdo e oportunista de ontem. Essa gente não presta!”, disparou a dirigente petista.

>> Em delírio, Bolsonaro acredita que resgatou brasileiros em Gaza e Israel

Gleisi recordou ainda que na pandemia o então presidente Jair Bolsonaro (PL) achou caro resgatar os brasileiros que estavam confinados na China.

Economia

Segundo a presidenta do PT, é nojenta a maneira como Bolsonaro e seus aliados tentam se aproveitar do drama dos brasileiros ameaçados pelo massacre da população civil de Gaza.

“O Brasil inteiro está acompanhando os esforços da nossa diplomacia, orientada pelo presidente Lula, para resgatar aquelas pessoas. Sem fazer política baixa com vidas humanas”, pontuou Gleisi Hoffmann.

Agenda presidencial movimentada

Lula compartilhou em suas redes sociais os eventos do dia, destacando uma reunião com ministros e a cerimônia de sanção do projeto de lei que atualiza a Lei de Cotas.

À noite, o destaque será a recepção dos repatriados, mesmo que esse evento não conste na agenda oficial da Presidência.

Os brasileiros e seus familiares palestinos já estão a caminho do Brasil.

O avião VC-2, cedido pela Presidência da República para a Operação Voltando em Paz, decolou do Cairo, no Egito, às 6h51 (horário local), com 32 repatriados.

A rota incluirá paradas técnicas em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife, já em solo brasileiro.

Jornada dos repatriados

O grupo cruzou a fronteira da Faixa de Gaza com o Egito, pelo Portal de Rafah, no início da manhã do domingo (12/11), chegando ao Cairo no início da noite.

Ao chegarem ao Brasil, além do apoio psicológico e cuidados médicos, os repatriados terão um período de repouso em Brasília, em alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB), antes de se deslocarem para outras cidades no Brasil.

A regularização migratória será conduzida pela Polícia Federal, incluindo a emissão de documentos para acesso a serviços públicos e emprego.

O grupo é composto por 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos.

Das 32 pessoas repatriadas, 17 são crianças, nove mulheres e seis homens.

Décimo voo da Operação Voltando em Paz

Este será o décimo voo da Operação Voltando em Paz, uma iniciativa do governo federal para repatriar brasileiros em áreas de conflito no Oriente Médio.

A aeronave VC-2, cedida pela Presidência da República, está no Egito há quase um mês para o resgate dos repatriados oriundos da Faixa de Gaza.

Os voos anteriores partiram de Tel Aviv, em Israel, e de Amã, na Jordânia, com brasileiros que estavam na Cisjordânia, território palestino.

Números da Operação Voltando em Paz

Com os dez voos, a Operação Voltando em Paz terá transportado um total de 1.477 passageiros, incluindo 53 animais domésticos.

Do total, 1.462 são brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana.

A escalada de conflitos entre o Hamas e Israel, iniciada em 7 de outubro, desencadeou a décima missão da Operação Voltando em Paz.

Os ataques resultaram em vítimas civis e militares, reféns israelenses e estrangeiros, além da destruição de infraestruturas do Hamas em Gaza.

A guerra, enraizada em disputas territoriais antigas, já deixou milhares de mortos, feridos e desabrigados nos dois territórios.

Neste contexto, a Operação Voltando em Paz destaca-se como um esforço humanitário significativo, proporcionando o retorno seguro de brasileiros e seus familiares, contribuindo para aliviar os impactos devastadores do conflito na região.

2 Respostas para “Operação Voltando em Paz: Lula recebe brasileiros repatriados de Gaza”

  1. Parabéns Presidente Lula, vez o que um Presidente de uma Nação deve fazer para proteger seu povo. Mas, o seu antecessor, que deixou 700 mil pessoas morrer na pandemia, fica postando mentiras que foi ele que conseguiu tirar estas pessoas de Gaza, acho que se fosse está aberração o nosso Presidente, estes palestinos estavam mortos ou abandonados lá em Gaza e somente os que vivem em Israel, provavelmente seriam repatriados. Como disse o Ministro da Comunicação, “um chupim”. Como digo, estão dando muita moleza para esta figura inelegível, e em, relação ao Embaixador de Israel. Já deveriam ter feito o convite para sair do Brasil. De bozalóide já basta os nacionais, não queremos importados.

Deixe um comentário