Ministro da Defesa da Ucrânia é derrubado por escândalo de corrupção na guerra contra a Rússia

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, será transferido para outro cargo devido a uma acusação de corrupção. O anúncio foi feito por um aliado próximo do presidente Vladimir Zelensky.

Reznikov será substituído por Kyrylo Budanov, chefe da agência de inteligência militar GUR. A posição de Reznikov está sob pressão após o Ministério da Defesa pagar duas ou três vezes o preço de supermercado para abastecer as tropas na linha de frente.

David Arakhamia, chefe do bloco parlamentar Servo do Povo de Zelensky, anunciou que Reznikov se tornará ministro de indústrias estratégicas, encarregado de fortalecer a cooperação militar-industrial.

Arakhamia declarou que “os tempos e as circunstâncias exigem fortalecimento e reagrupamento” e que essas mudanças serão continuadas no futuro. Não houve comentários imediatos por parte de Reznikov, mas ele sugeriu em uma entrevista coletiva que sua posição como ministro da Defesa pode não durar muito mais. Reznikov declarou que sua posição como ministro dependia do presidente Zelensky de acordo com a constituição.

Jornais da Rússia repercutem o caso de corrupção do ministro ucraniano nas vésperas de o conflito completar um ano.

LEIA TAMBÉM

Economia