Lula está a um ponto de vencer no 1º turno, diz agregador de pesquisas do Estadão

Considerando-se apenas os votos válidos, ou seja, sem contar brancos, nulos e indecisos, o ex-presidente Lula tem 49% e o presidente cessante Bolsonaro, 37%. A informação é do agregador Estadão Dados, após divulgação da pesquisa Ipespe no fim de semana.

A média entre os institutos de pesquisas aponta 44% para Lula e 34% para Bolsonaro, mas quando se desconta os nulos, brancos e indecisos o ex-presidente Lula fica a apenas um ponto de vencer no 1º turno.

A Média Estadão Dados mostra os números de empresas que divulgaram ao menos um levantamento nos últimos 16 dias.

Sobre o Agregador de Pesquisas do Estadão

Há pesquisas e pesquisas, alerta o Estadão, ao apresentar seu agregador de pesquisas de intenção de votos nas eleições de 2022.

Segundo o jornalão paulistano, existe uma anomalia nas sondagens não presenciais, qual seja, naquelas realizadas pelo telefone.

– Na média, pesquisas telefônicas tendem a subestimar a taxa de intenção de votos no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a superestimar a do presidente Jair Bolsonaro (PL) – reconhece a publicação de direita, que torce pelo mandatário cessante.

Economia

– É possível que isso aconteça porque sondagens feitas por telefone tenham mais dificuldades de aferir a opinião dos mais pobres – segmento em que o petista se sai melhor – esclarece a publicação, um lampejo de honestidade intelectual em tempos de trevas.

O Estadão afirma que as pesquisas presenciais são mais precisas ao atribuir a taxa de intenção de votos de cada candidato.

Dito isso, a média histórica das principais pesquisas registradas no TSE calcula vitória de Lula no primeiro turno na eleição de 2 de outubro.

Quais pesquisas estão agregadas

A série histórica do agregador tem dados divulgados pelas seguintes empresas:

Datafolha;
Ipec (o antigo Ibope);
Quaest;
Paraná Pesquisas;
► Vox Populi;
► Sensus;
► MDA;
PoderData;
Ipespe;
► Ideia;
► Futura;
FSB;
► Gerp; e
► Real Time Big Data.

Blog do Esmael, notícias verdadeiras.

LEIA TAMBÉM