Lula demite Ana Moser do Ministério do Esporte em nome da frente ampla com Centrão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia uma reforma ministerial que promete reconfigurar a composição do governo federal.

Uma das primeiras medidas dessa mudança significativa é a saída da ministra do Esporte, Ana Moser, de seu cargo, com o objetivo de fortalecer alianças políticas com o Centrão.

O ato de destituir Ana Moser ocorreu durante uma reunião que se estendeu por cerca de uma hora, realizada no Palácio do Planalto.

Este movimento faz parte do plano de Lula para acomodar partidos que passam a integrar a frente ampla, como o PP e o Republicanos, em seu governo.

Ana Moser, que ocupava o Ministério do Esporte, torna-se a segunda mulher ministra a ser dispensada por Lula para ceder espaço ao Centrão.

Antes dela, Daniela Carneiro foi retirada do Ministério do Turismo a pedido do União Brasil.

Economia

Essas mudanças estratégicas representam uma reorganização política na administração federal.

De acordo com informações, a liderança do Ministério do Esporte está prestes a ser entregue ao deputado André Fufuca, do Amazonas.

Fufuca é o atual líder do PP, partido que tem como presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Simultaneamente, dentro dessa reformulação ministerial, Lula planeja nomear o deputado Silvio Costa Filho, do Republicanos de Pernambuco, como Ministro dos Portos e Aeroportos, posto atualmente ocupado por Márcio França, do PSB.

Segundo colaboradores do presidente, o anúncio oficial das alterações no corpo ministerial será realizado pelo Planalto até o final desta semana, assim que Lula tomar as decisões finais sobre todas as mudanças necessárias.

O Blog do Esmael levantou informações sugerindo que o próprio presidente Lula, após seu retorno da Índia, pode considerar a redução de mais dois ministérios dentro do próprio Partido dos Trabalhadores.

Ou seja, Lula considera “cortar da própria carne” para satisfazer as necessidades fisiológicas do Centrão por cargos na Esplanada dos Ministérios.

Em Brasília, ministros petistas do entorno de Lula dizem que passarão a dormir com “cueca de lata” nos próximos dia.

A mexida intra muros no PT tem mais a ver com a insuficiência de alguns titulares do que necessidade de abertura de espaço para o faminto Centrão.

O Blog do Esmael, a exemplo do “Leitão Vesgo“, continua com um olho no Centrão e outro no Lula.

LEIA TAMBÉM

Uma resposta para “Lula demite Ana Moser do Ministério do Esporte em nome da frente ampla com Centrão”

Deixe um comentário