Lava Jato em SP recorre de denúncia rejeitada pela Justiça contra Lula e Frei Chico

A força-tarefa da Operação Lava Jato em São Paulo recorreu da decisão da 7ª Vara Criminal Federal que rejeitou a abertura de processo pelo crime de corrupção passiva contra o ex-presidente Lula e o seu irmão José Ferreira da Silva, o Frei Chico.

A acusação diz que Frei Chico, sindicalista de carreira no setor petrolífero, recebeu, entre 2003 e 2015, mais de R$ 1,1 milhão em forma de “mesada”, que fazia parte de um pacote de vantagens oferecidas indiretamente a Lula, em troca de benefícios diversos obtidos pela Odebrecht junto ao governo federal.

LEIA TAMBÉM:
Celso de Mello nega HC que tentava derrubar o site The Intercept

URGENTE: Lula livre na quinta-feira

Lula entra com embargos no TRF4 para usar mensagens da #VazaJato

No mesmo recurso, o MPF pede que seja aberto processo por corrupção ativa contra os executivos da construtora Alexandrino de Salles Ramos Alencar, Emílio Odebrecht e Marcelo Odebrecht.

Economia

Em setembro, o juiz federal Ali Mazloum, da 7ª Vara Federal, negou a abertura de processo alegando que os crimes imputados estariam prescritos e que o MPF não apresentou provas, além de depoimento de colaboradores, de que Lula sabia do pagamento da “mesada” a seu irmão.

“A denúncia é inepta. Não seria preciso ter aguçado senso de justiça, bastando de um pouco de bom senso para perceber que a acusação está lastreada em interpretações e um amontoado de suposições”, afirmou o magistrado em sua decisão.

Com informações do Uol.