Justiça de São Paulo rejeita denúncia da Lava Jato contra Lula e Frei Chico


A 7ª Vara Federal Criminal em São Paulo-SP rejeitou nesta segunda-feira (16) denúncia apresentada pela Força Tarefa da Lava Jato do Ministério Público Federal (MPF), em São Paulo, contra o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e seu irmão, o sindicalista José Ferreira da Silva, o Frei Chico. Eles foram acusados de corrupção passiva na segunda-feira passada (09).

A denúncia também foi rejeitada em relação a outros três executivos da Odebrecht, por suposta prática de corrupção ativa. São eles o delator e ex-diretor da Odebrecht Alexandrino Alencar, Marcelo Odebrecht, ex-presidente do grupo, e Emilio Odebrecht.

Segundo o juiz federal Ali Mazloum, os fatos da denúncia não possuem todos os elementos legais exigidos para a configuração do delito, não havendo pressuposto processual e nem justa causa para a abertura da ação penal. “A denúncia é inepta. Não seria preciso ter aguçado senso de justiça, bastando de um pouco de bom senso para perceber que a acusação está lastreada em interpretações e um amontoado de suposições”, diz a decisão do juiz Ali Mazloum.

LEIA TAMBÉM:

PSL deixa base aliada de Witzel após pedido de Flávio Bolsonaro

Comissão da Câmara entrega à ONU relatório sobre violação de direitos humanos no Brasil

Economia

Procuradores da Lava Jato redigiram pedido de impeachment de Gilmar Mendes

“Nada, absolutamente nada existe nos autos no sentido de que Lula, a partir de outubro de 2002 pós-eleição foi consultado, pediu, acenou, insinuou, ou de qualquer forma anuiu ou teve ciência dos subsequentes pagamentos feitos a seu irmão em forma de “mesada” – a denúncia não descreve nem mesmo alguma conduta humana praticada pelo agente público passível de subsunção ao tipo penal”, assinala um trecho da decisão do magistrado.

Além disso, o juiz afirma que os crimes estariam prescritos porque já se passaram mais de oito anos.

A ação de lawfare de setores do MPF contra o ex-presidente Lula é uma prática constante usada pela operação Lava Jato, com objetivo de alimentar a campanha na sociedade contra a imagem do líder petista.