Google celebra hoje “Dia Nacional da Grécia 2023” com Doodle; saiba mais sobre a história da Independência e da luta antineoliberal

O Doodle de hoje celebra o Dia Nacional, ou Dia da Independência, na Grécia. É a homenagem do Google. Neste dia de 1821, o povo grego iniciou sua luta pela liberdade contra o Império Otomano. Mas a luta era contra o colonialismo continua ainda hoje no berço da civilização ocidental, como você poderá ler abaixo, de resistência ao neoliberalismo econômico.

Todos os anos, os cidadãos tiram folga e se reúnem para assistir a desfiles por todo o país.

Crianças em idade escolar marcham pelas ruas vestidas com as cores nacionais e acenam com a bandeira grega para mostrar seu orgulho.

No Dia Nacional, quase todas as empresas estão fechadas, exceto o famoso Museu da Acrópole.

Como a Grécia comemora seu Dia Nacional, é hora de lembrar a rica herança cultural do país, suas contribuições para o mundo e seu compromisso contínuo com a democracia e a liberdade.

Muitos apreciam bakalarios skordalia, ou bacalhau frito servido com purê de batatas e molho de alho, que é um prato tradicional sinônimo do feriado. Feliz Dia Nacional, Grécia!

Economia

Segundo informações da Embaixada da Grécia no Brasil, a comunidade grega no país conta com aproximadamente 30 mil pessoas, a maioria vive no estado de São Paulo.

Um pouco da história recente da Grécia

A Grécia passou por uma experiência neoliberal nos últimos anos, que teve início com a crise econômica global de 2008 e se agravou ainda mais com a crise da dívida soberana da zona do euro em 2010. Como resultado, o país foi forçado a implementar políticas de austeridade severas em troca de empréstimos e ajuda financeira do Fundo Monetário Internacional (FMI), da União Europeia e do Banco Central Europeu, conhecidos como a “Troika”.

As políticas de austeridade incluíram cortes nos gastos públicos, aumento de impostos, privatizações, redução dos salários e pensões do setor público, reformas no mercado de trabalho, entre outras medidas. Essas políticas foram altamente controversas e levaram a uma grande agitação social, com protestos frequentes e greves em todo o país.

Embora as políticas de austeridade tenham ajudado a reduzir o déficit orçamentário da Grécia e a evitar uma possível saída do país da zona do euro, elas também tiveram um impacto significativo na economia e na sociedade grega. A economia contraiu em mais de um quarto desde o início da crise, a taxa de desemprego disparou, a pobreza e a desigualdade aumentaram, e muitos jovens e profissionais qualificados emigraram do país em busca de oportunidades melhores.

No entanto, em 2019, o partido de esquerda Syriza, que havia liderado o país durante a crise da dívida soberana, perdeu as eleições para a Nova Democracia, um partido de centro-direita. Desde então, o novo governo tem buscado implementar reformas pró-mercado, incluindo a redução de impostos e a simplificação das regulamentações empresariais.

Grécia vendeu uma ilha para pagar dívidas e causou polêmica

Em 2016, o governo grego vendeu a ilha de Skorpios para Athina Onassis. Foto: redes sociais.

Nesse período, para honrar dívidas, a Grécia teve de abrir mão de parte de sua soberania colocando à venda uma das ilhas.

Em 2016, o governo grego vendeu a ilha de Skorpios para a filha do bilionário grego Aristotle Onassis, Athina Onassis, por 100 milhões de euros. A venda da ilha foi parte dos esforços do governo grego para arrecadar fundos e pagar suas dívidas.

Skorpios é uma ilha pequena e privada localizada perto da ilha de Lefkada, no Mar Jônico, e é famosa por ter sido o refúgio de férias do bilionário Aristotle Onassis e sua família. Onassis comprou a ilha em 1963 e a transformou em um paraíso particular, com jardins exuberantes, uma praia particular e uma mansão.

Desde a venda, a ilha permaneceu em grande parte fora dos holofotes, e pouco se sabe sobre como ela está sendo usada atualmente. No entanto, a venda de uma ilha tão icônica e exclusiva provocou críticas de alguns que argumentaram que a venda não foi do interesse público e que o governo grego deveria ter encontrado outras maneiras de arrecadar fundos. Além disso, alguns também expressaram preocupação de que a ilha possa ser desenvolvida excessivamente ou perder sua importância histórica e cultural.

Esta é a história recente da Grécia e da luta contra o neoliberalismo, cujo povo tem interesses diferentes dos da extrema direita entreguista que governa o país.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário