O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu bolsonaristas e nomeou mais quatro diretores brasileiros para a Itaipu Binacional, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), publicada na noite desta sexta-feira (24/3). O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também assina o decreto.
Foram nomeados os seguintes novos diretores de Itaipu Binacional:
- Renato Soares Sacramento, para o cargo de diretor técnico executivo;
- Luiz Fernando Ferreira Delazari, diretor jurídico;
- Iggor Gomes Rocha, diretor administrativo; e
- Carlos Carboni, diretor de Coordenação.
Eles substituem, respectivamente, David Rodrigues Krug, Mariana Favoreto Thiele, Paulo Roberto da Silva Xavier e Luiz Felipe Kraemer Carbonell.
O diretor-geral brasileiro, Enio Verri, foi nomeado em 10 de março. O mandato dos cinco novos diretores vai até 16 de maio de 2027.
Os membros da Diretoria Executiva podem ser reconduzidos ou substituídos a qualquer momento pelos governos do Brasil ou do Paraguai. A normativa consta no Artigo 12 do Anexo A do Tratado de Itaipu.
A edição extra traz ainda a exoneração de André Pepitone do cargo de diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional, que fica em vacância.
Aqui você lê a íntegra do decreto de Lula.
LEIA TAMBÉM
Bom dia Esmael
Sou de Foz do Iguaçu. Petista de carteirinha, e sou sua fã de carteirinha.
Só uma correção no seu blog. O Enio não é Presidente da Itaipu. Ele é Diretor Geral Brasileiro ou DGB como é conhecido por aqui.