Geraldo Alckmin é nomeado para a transição do governo Lula

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) foi oficialmente nomeado para comandar a transição do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A portaria assinada pelo chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, foi publicada nesta sexta-feira (04/11) no Diário Oficial da União.

Alckmin foi nomeado para o pomposo Cargo Especial de Transição Governamental, qual seja, transição para o governo Lula.

A legislação de 2022 dá ao presidente eleito o direito de formar uma equipe de transição, com 50 cargos à disposição, para ter acesso aos dados da administração pública e preparar as primeiras medidas do novo governo.

O vice foi indicado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que se retirou de cena para um curto descanso na Bahia.

“Bom dia. Vamos trabalhando na transição para um futuro melhor para todos”, comunicou o presidente eleito pelo Twitter.

Na segunda, em Brasília, Lula fará um périplo pelas instituições: Câmara, Senado e Supremo Tribunal Federal.

Economia

Alckmin – a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), o senador Wellignton Dias (PT-PI), e o ex-ministro Aloizio Mercadante (PT-SP), dentre outros líderes petistas – já iniciou a transição antes mesmo da formalização.

O grupo de transição para o governo Lula esteve ontem (03/11) no Congresso Naiconal e no Palácio do Planalto, e o vice eleito se encontrou rapidamente com o presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro se comprometeu a facilitar a transição para o governo Lula, segundo relatou Alckmin.

LEIA TAMBÉM