Ex-diretor da Petrobras e jurista vão à  Justiça contra venda do pré-sal

do Brasil 247

Ildo Sauer, que é também professor da USP, entrou com ação popular, subscrita pelo jurista Fábio Konder Comparato, para barrar a venda das reservas do pré-sal; "nenhum país brinca com o petróleo como o Brasil está brincando".
Ildo Sauer, que é também professor da USP, entrou com ação popular, subscrita pelo jurista Fábio Konder Comparato, para barrar a venda das reservas do pré-sal; “nenhum país brinca com o petróleo como o Brasil está brincando”.
O leilão do campo de Libra, marcado para a próxima segunda-feira, ganhou uma nova fonte de preocupação. Ontem à  noite, o jurista Fabio Konder Comparato e o ex-diretor de energia da Petrobras, Ildo Sauer, entraram com uma ação popular pedindo uma liminar para suspender o leilão do campo que concentra as maiores reservas do pré-sal. “Nenhum país brinca com o petróleo como o Brasil está brincando”, diz Sauer.

Professor da USP e um dos formuladores do programa de governo de Lula na área de energia, ainda em 2002, ele defende a tese de que as reservas permaneçam em controle da União e sejam exploradas pela Petrobras, quando isso atender ao chamado interesse nacional. No leilão, previsto para segunda-feira, grupos chineses devem ser os mais fortes concorrentes.

“Enquanto os Estados Unidos pretendem difundir o “shale oil” e o “shale gas” para países da àsia, Europa e América Latina e pressionam o México a abrir sua parte do Golfo do México, os presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff concordaram em trabalhar juntos para desenvolver vastos recursos da plataforma brasileira no pré-sal”, disse Sauer. “A lógica microeconômica não pode prevalecer em petróleo, só ingênuos fazem isso”, disse.

Deixe um comentário