É possível Guerra Mundial a partir do conflito entre Rússia e Ucrânia?

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a deflagração de operação militar na Ucrânia. Embora o líder russo negue a intenção de invadir Kiev, há um temor de que o conflito vire uma Guerra Mundial.

A crise entre a Rússia e a Ucrânia continua a aumentar globalmente em meio a temores de uma guerra crescente, porém a dúvida é se se tornará num conflito nuclear.

Nesta semana, Kiev chamou de volta seu embaixador na Rússia e considerou romper todos os laços diplomáticos com Moscou enquanto a Rússia disse que retiraria o pessoal de sua embaixada na Ucrânia.

Dezenas de nações anunciaram sanções a empresários e bancos russos dos mercados internacionais.

Vladimir Putin deflagra operação militar na Ucrânia

A Alemanha suspendeu um lucrativo acordo de oleoduto.

Os EUA reposicionaram tropas adicionais no flanco leste da OTAN na fronteira com a Rússia e o principal diplomata dos EUA cancelou uma reunião com seu colega russo.

Economia

Especialistas dizem que é simplesmente irreal pensar que os Estados Unidos irão enviar tropas para a Ucrânia para combater as forças russas.

Segundo os EUA, a ideia do que o próprio presidente Biden chamou de Terceira Guerra Mundial, colocando tropas americanas contra militares russos em uma luta direta pela Ucrânia parece muito improvável neste momento.

Imagens de satélite mostram novas tropas russas na fronteira com a Ucrânia

De acordo com analistas internacionais, está muito longe de Estados Unidos e Rússia usarem armas nucleares uns contra os outros.

A avaliação é de que a grande escassez de alimentos pode acontecer tanto na Ucrânia quanto na Rússia. Ambos são os principais países fornecedores de grãos em todo o mundo.

A Ucrânia era uma província, uma república mais especificamente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a URSS, que sucumbiu em 1991. Foi quando a Ucrânia conquistou sua independência em troca do arsenal nuclear, que foi removido para Rússia.

Além da história entre os dois países, outra razão pela qual o Kremlin quer a Ucrânia são os recursos que o país possui, incluindo riqueza mineral.

Ucrânia relata ataque cibernético massivo após Rússia reconhecer independência de regiões separatistas