Delator acusa Sergio Moro de gravar autoridades ilegalmente na Lava Jato

Pivô da prisão de Beto Richa, delator faz graves denúncias contra Sergio Moro e procuradores da Lava Jato

No cenário político brasileiro, Sergio Moro, ex-juiz da Lava Jato, encontra-se em águas turvas com as denúncias feitas por Tony Garcia, o delator responsável por desencadear a prisão do ex-governador Beto Richa (PSDB) no Paraná, em 2018. As acusações de Garcia, apresentadas à Justiça, envolvem ilegalidades cometidas por Moro e procuradores da força-tarefa de Curitiba durante a operação.

Essas graves denúncias têm o potencial de azedar o arroz doce do agora Sergio Moro (União-PR), complicando ainda mais sua situação tanto no campo político quanto no jurídico. O ex-juiz enfrentará em breve uma ação de cassação no TRE-PR, sob acusações de caixa dois e abuso de poder econômico. Além disso, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está minuciosamente analisando as decisões de Moro na Lava Jato, na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Segundo o depoimento sigiloso de Garcia, ele gravou o ex-governador e outras autoridades da República a mando de Sergio Moro e dos procuradores da operação. Essas provas, produzidas clandestinamente, foram obtidas em troca de promessas de benefícios no sistema judiciário. Garcia afirma que era obrigado a ocultar essa parceria ilegal de seus advogados.

O delator fez suas acusações contra Moro durante um depoimento à juíza Gabriela Hardt, em 2021. No entanto, o caso ficou paralisado na 13ª Vara Federal de Curitiba até ser remetido ao STF pelo juiz Eduardo Appio, que hoje está afastado de suas funções.

Em resposta às acusações do delator, Sergio Moro negou veementemente: “Tony Garcia é um criminoso condenado, cuja sentença transitou em julgado, por fraude e apropriação indébita. A pedido do Ministério Público e com supervisão da Polícia Federal, ele decidiu colaborar com a Justiça nas investigações de esquemas de tráfico de influência e corrupção, ocasião em que foi autorizado a gravar seus cúmplices. Esse tipo de diligência é autorizado por lei. Nunca houve qualquer escuta clandestina de conhecimento do senador, à época juiz, Sergio Moro”.

As acusações apresentadas por Tony Garcia trazem à tona questões cruciais sobre a conduta de Sergio Moro e os métodos ilegais utilizados na Lava Jato. Com desdobramentos políticos e jurídicos iminentes, o desenrolar desse caso promete abalar as estruturas do sistema judicial e político brasileiro.

Economia

LEIA TAMBÉM

3 Respostas para “Delator acusa Sergio Moro de gravar autoridades ilegalmente na Lava Jato”

  1. Se a situação do “paladino” já estava ruim, agora está péssima. Este aí não tem mais salvação. Não vai mais ser Senador, já não é mais Juiz e provavelmente com tantas ilegalidades cometidas, será um futuro presidiário.

  2. Dorival Junior disse que no futebol a distância entre o céu e o inferno é somente um palmo.
    Pensando bem, nesse caso do “arroz doce” e outros mais, na política também a distância é a mesma.

Deixe um comentário