Croácia x Marrocos se enfrentam hoje pelo terceiro lugar da Copa; tudo sobre o jogo

Croatas e marroquinos, que já duelaram na fase de grupos, vão jogar novamente neste sábado (17/12) na disputa por um lugar no pódio

  • Croácia e Marrocos jogam no Khalifa, no jogo que define o terceiro colocado
  • É o segundo confronto entre as duas equipes neste Mundial; o primeiro foi na rodada de abertura
  • Esse deverá ser o último jogo de Luka Modric em Copas do Mundo

A Copa do Mundo de 2022, no Catar, ainda não chegou ao fim para Croácia e Marrocos. Após as derrotas nas semifinais contra Argentina e França, respectivamente, as duas seleções agora têm a chance de garantir um lugar no pódio do Mundial. A partida no Estádio Internacional Khalifa vale a medalha de bronze do Mundial no Catar.

Para ambas as equipes, é uma chance de recompensar os torcedores com um prêmio de consolação. Ambas as torcidas devem estar orgulhosas da performance de suas equipes neste Mundial, independentemente do resultado desse jogo. Terminar a competição com uma medalha no currículo seria um reconhecimento a mais para os atletas.

Data e horário

Sábado, 17 de dezembro, 12h de Brasília

Onde assistir

TV Globo e TV Fifa (gratuitamente)

Local

Estádio Internacional Khalifa

Economia

Prováveis escalações

Croácia: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Brozovic, Kovacic e Modric; Vlasic, Kramaric e Perisic

Marrocos: Bounou; Hakimi, El Yamiq, Dari e Mazraoui; Amrabat, Ounahi e Amallah; Ziyech, En-Nesyri e Boufal

Histórico de confrontos

Ambas as equipes já se enfrentaram na primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2022, no Catar. O jogo no Estádio Al-Bayt terminou com um empate em 0 a 0.

Principais números

A Croácia jogará pela segunda vez em sua história uma disputa de terceiro lugar da Copa do Mundo. Em 1998, os croatas venceram a Holanda por 2 a 1, levando assim a medalha de bronze do Mundial na França.

Croácia x Marrocos: Será o adeus de Modric?

modric jpeg
Modric, em 2018, foi o vice-campeão na Copa da Rússia

O meia croata provavelmente vai vestir a camisa da sua seleção pela última vez em uma Copa, e ele quer se despedir com o 3º lugar do Mundial

  • Modric estreou pela seleção croata em Copas em 2006
  • O meia deve fazer hoje a sua última partida em Mundiais
  • Croácia disputa o 3º lugar de uma Copa pela segunda vez na história

Croácia e Marrocos, o jogo que vai definir o terceiro e quarto lugares da Copa do Mundo FIFA 2022, no Catar, acontece neste sábado, 17 de dezembro, ao meio-dia do horário de Brasília (18h do horário local). Muito provavelmente, essa partida também vai marcar a despedida de Luka Modric do torneio.

Na ocasião da partida contra o Marrocos, mas no confronto que aconteceu ainda na fase de grupos, o meia croata se pronunciou sobre o futuro na seleção. “Seria incrível ganhar o título mundial. Depois disso, eu poderia me aposentar”.

No entanto, o destino não permitiu que Luka Modric terminasse a sua carreira com o maior triunfo do futebol mundial. A derrota por 3 a 0 contra Argentina, na semifinal, acabou com o sonho dos croatas, que agora enfrentam Marrocos pela decisão de terceiro lugar. Mesmo assim, o camisa 10 da Croácia tem construído uma trajetória profissional cheia de triunfos e sucessos que o fizeram ser um dos maiores jogadores da história do futebol.

Na Copa de 2022, ele comprovou isso mais uma vez. Após um início pouco convincente no Mundial, a Croácia não parecia mais ser o mesmo time do Mundial de 2018. Porém, poucas semanas após o começo da competição, a equipe de Zlatko Dalic chegou a estar a apenas um degrau na grande decisão.

Estreia pela seleção 

A primeira convocação principal do então jovem Luka Modric para a seleção principal aconteceu em 24 de fevereiro de 2006, na lista do treinador Zlatko Kranjčar, após a experiência do meia nas seleções de base da Croácia. Pouco mais de três meses depois, o técnico levou Modric para o Mundial na Alemanha. O primeiro gol dele com a camisa quadriculada ocorreu em agosto daquele mesmo ano, em um amistoso contra a Itália, que havia vencido a Copa naquele ano, que terminou com um triunfo croata por 2 a 0.

Dois anos mais tarde, Modric participou da Euro de 2008, convertendo um pênalti contra a anfitriã Áustria e se tornando, aos 22 anos e 73 dias de idade, o mais jovem jogador a marcar um gol pela Croácia na história do torneio continental. A trajetória na Euro 2008 terminou nas quartas, contra a Turquia, nos pênaltis. No fim daquela Euro, Modric figurou na seleção dos melhores da competição, como o melhor na sua posição.

Na Euro 2012, Luka Modric foi umas das sensações, mesmo que a sua seleção não tenha passado da fase de grupos. Mesmo assim, suas exibições foram tão convincentes que o meia acabou sendo contratado pelo Real Madrid.

Desde 2006, Modric vem conquistando grandes feitos. Ele venceu a Liga dos Campeões da UEFA cinco vezes com o Real Madrid, além de vários títulos nacionais, e levou a seleção da Croácia ao vice-campeonato da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, tendo ganhado a Bola de Ouro de melhor jogador daquele Mundial.

Antes de 2018, a percepção do mundo do futebol sobre Luka Modric não era a mesma que hoje. Em 2012, a ida dele para Madri não foi vista com os melhores olhos, mesmo que ele tenha anteriormente contribuído, com suas ótimas exibições, para que o Tottenham, seu ex-time, tenha se classificado para a Liga dos Campeões.

2018: Luka chega ao topo do mundo

Graças aos troféus que ele ganhou como estrela do Real (cinco vezes a Liga dos Campeões da UEFA, quatro vezes o Mundial de Clubes da FIFA, três vezes o Campeonato Espanhol, e muito mais), Luka Modric construiu um currículo incomparável no futebol mundial. Apesar disso, poucos previram a performance que ele viria a ter no Mundial da Rússia, em 2018.

Aos 33 anos, o meia croata mostrou ter chegado no topo da sua performance, ao converter um pênalti e ser escolhido o Homem do Jogo logo na estreia, a vitória por 2 a 0 sobre a Nigéria. Na segunda partida, ele confirmou mais uma vez a forma sensacional que estava, ao marcar um golaço com um chute a mais de 20 metros de distância, na vitória contra a Argentina.

Com seus gols, assistências e dribles, ele convenceu todo o mundo do seu talento – acompanhado de uma seleção sólida, unida e forte. Pela primeira vez na história, a Croácia chegou à final de uma Copa do Mundo, tendo a França como adversária. No fim, Mbappé e seus colegas levantaram a taça, mas Luka Modric foi o escolhido o melhor jogador daquele Mundial.

Copa-2022: Despedida em grande estilo

Hoje, com 161 jogos (até a partida contra Marrocos), Modric é um ícone da sua seleção – uma equipe que transmite o mesmo caráter e mentalidade do meia. A Croácia foi eliminada na semifinal, no duelo de gigantes entre Modric e Messi, o que não impedirá que o mundo do futebol se despeça do meia croata, em muito provável última aparição em Copas, dando a ele todas as honras que merece.

LEIA TAMBÉM