Conselho: Jean Paul Prates é aprovado, por unanmidade, para presidir a Petrobras – Lula agora define Itaipu Binacional

O conselho de administração da Petrobras, empresa estatal brasileira de petróleo, aprovou por unanimidade a indicação do senador Jean Paul Prates, do Partido dos Trabalhadores (PT), como novo presidente da empresa.

Prates foi indicado pelo presidente Lula, após a renúncia do presidente anterior, que havia sido indicado pelo ex-presidente Bolsonaro.

A nomeação de Prates ainda precisa ser confirmada pelos acionistas da empresa, o que está previsto para ocorrer em abril.

A meta do novo presidente é mudar a estratégia da empresa, incluindo a política de preços, para aumentar a lucratividade e, ao mesmo tempo, apoiar a indústria brasileira.

Alguns na comunidade financeira estão preocupados que isso possa levar à intervenção do governo na administração da empresa, o que é desejável sob a perspectiva de Lula, que venceu as eleições passadas prometendo o fim da paridade de preço internacional para o petróleo brasileiro, qual seja, os combustíveis serão negociados em moeda brasileira, o real, não em dólar.

Depois de definida a questão Petrobras, o presidente Lula se debruça hoje ainda sobre a Itaipu Binacional. Ele se reunirá daqui a pouco, às 15h, com o deputado Enio Verri (PT-PR), possível diretor-geral da gigante energética localizada em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Economia

LEIA TAMBÉM