Com a garganta tinindo, Lula retoma agenda em Brasília neste dia de Brasil x Coreia do Sul

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a despeito do jogaço Brasil x Coreia do Sul, retomou nesta seguda-feira a agenda do gabinete de transição do govereno em Brasília.

“Bom dia. Começamos mais uma semana de reuniões em Brasília. Temos o compromisso de fazer o país voltar a crescer, e para isso vamos conversar com todos. Bora trabalhar e boa semana para todos”, anotou Lula na manhã de hoje em suas redes sociais.

Lula tem esta semana ao menos três pautas importantes em Brasília: 1- torcer pelo Brasil nas oitavas de final, contra a Coreia; 2- articular a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Bolsa Família; e 3- analisar os relatórios dos 31 grupos técnicos da transição.

O presidente eleito tem dito e repetido que só começará a divulgar os nomes para seu ministério – sobretudo os mais estruturantes como Educação, Saúde e Economia – após a diplomação pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que foi antecipado para a próxima segunda-feira, dia 12 de dezembro.

Sobre a garganta

Lula tem afirmado a correligionários que sua garganta agora está tinindo, após a cirurgia Hospital Sírio-Libanês, em SP.

Segundo boletim médico, o exame se mostrou dentro da normalidade.

Economia

Na sexta-feira, durante uma coletiva de imprensa, o presidente eleito falou sobre a revisão da cirurgia.

“(…) Mas acho que tá boa a garganta. Eu tenho feito teste. Hoje mesmo eu falei pelo zoom com minha fonoaudióloga e ela diz que a garganta tá melhorando. Tem pessoas que fizeram a mesma cirurgia e ficaram um mês sem falar. Eu não fiquei um dia sem falar. Eu acho que tenho ajuda divina de estar me curando. Eu estou comendo de tudo. Não tem problema. Eu me engasguei menos do que habitualmente as pessoas se engasgam, sobretudo, com água. É interessante como a gente se engasga com água. E eu aprendi a tomar água diferente, tomar água devagar, mas eu vou ficar bem. Eu preciso da minha voz para governar esse país”.

LEIA TAMBÉM