Choque na Petrobras: Presidente renuncia e governo aponta Jean Paul Prates como indicado para sucedê-lo

O presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, deixará sua função para assumir um cargo no governo do estado de São Paulo, na gestão do bolsonarista Tarcísio Freitas (Republicanos).

O presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, pediu sua renúncia ao conselho da estatal. Segundo a Folha de São Paulo, essa informação foi confirmada.

Em dezembro, a Petrobras já havia anunciado que Paes de Andrade havia aceito um convite do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para integrar sua equipe, mas a companhia havia destacado que ele continuaria dedicando exclusiva atenção à empresa.

O Ministério de Minas e Energia informou nesta terça-feira (03/01) ao conselho da Petrobras que o senador Jean Paul Prates (PT-RN) será indicado para o cargo de presidente e membro do colegiado da empresa.

A indicação oficial será formalizada após os trâmites na Casa Civil da Presidência da República.

Após essa indicação, o nome de Prates será submetido aos procedimentos internos de governança para análise de integridade e elegibilidade. Esse processo pode levar de oito a nove dias.

Economia

Depois, a Petrobras deverá cumprir um prazo de 30 dias entre a convocação e a realização da assembleia para aprovação do nome de Prates ao conselho.

O mandato de Paes de Andrade terminaria em abril. Ele irá integrar o novo governo de São Paulo, liderado por Tarcísio de Freitas.

Com a renúncia e a vacância do cargo, o estatuto prevê que o presidente do conselho de administração indique o substituto dentre os demais membros da diretoria executiva até a eleição do novo presidente.

Abaixo, confira o comunicado da Petrobras:

NOTA À IMPRENSA

Petrobras informa sobre ofício do Ministério das Minas e Energia

03 de janeiro de 2023

A Petrobras informa que recebeu ofício do Ministério das Minas e Energia, na data de hoje, informando que o Senhor Jean-Paul Terra

Prates será indicado para exercer o cargo de Presidente e de membro do Conselho de Administração da Petrobras.

De acordo com o ofício, o nome do Senhor Jean-Paul Terra Prates foi encaminhado à Casa Civil da Presidência da República, conforme dispõe o Decreto 8.945, de 27 de dezembro de 2016, e tão logo a documentação seja analisada e retorne ao Ministério das Minas e Energia, será encaminhada à Petrobras.

A indicação, após efetivada, será submetida ao processo de governança interna, observada a Política de Indicação de Membros da Alta Administração, para a análise dos requisitos legais e de gestão e integridade e posterior manifestação do Comitê de Elegibilidade, nos termos do artigo 21, §4º, do Decreto 8.945/2016, alterado pelo Decreto 11.048/2022.

Fatos julgados relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado.

LEIA TAMBÉM