- Primeiro jato C919 desenvolvido domesticamente entregue à China Eastern, ‘marcando o início da jornada em direção à produção em massa’
- A competitividade global das empresas industriais chinesas ‘será aprimorada como nunca antes’ – dizem os chineses
- China Eastern empregou um layout de duas cabines com 164 assentos – oito na classe executiva e 156 na classe econômica
A primeira aeronave C919 do mundo, e também o primeiro jato de passageiros desenvolvido na China, foi entregue à China Eastern Airlines em Xangai na sexta-feira e deve entrar em operação comercial na primavera de 2023. É um marco importante no desenvolvimento da indústria de aeronaves de grande porte da China e significa que o mercado global de aviação civil receberá uma aeronave de corredor único recém-desenvolvida por mais de 30 anos, disse o produtor Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC).
A entrega marcará o início de uma jornada de produção em massa para a aeronave, e observadores chineses disseram que a competitividade global das empresas industriais chinesas será aprimorada como nunca antes, acompanhada por um rápido desenvolvimento da cadeia de suprimentos, especialmente após o 20º Congresso Nacional de o Partido Comunista da China estabeleceu um novo plano para avançar na nova industrialização e avançar mais rapidamente para aumentar a força da China na manufatura, incluindo aeroespacial.
Às 12h02 de sexta-feira, o C919, com as palavras “primeiro C919 do mundo” pintadas na lateral em chinês e inglês, pousou no Aeroporto Internacional de Xangai Hongqiao. A China Eastern, a primeira a receber o jato de passageiros C919 fabricado na China, deu as boas-vindas com uma saudação de água.
A China Eastern selecionou três capitães seniores com um tempo de voo total combinado de mais de 50.000 horas para o voo especial, e um total de 80 convidados embarcaram no avião, tornando-os os primeiros a experimentar sua segurança, economia e conforto.
A China Eastern Airlines disse ao Global Times que também realizará mais de 100 horas de voos de teste de verificação de aeronaves vazias para testar a segurança operacional da aeronave, confiabilidade de manutenção e várias capacidades de suporte operacional.
Espera-se que o jato C919 seja colocado em operação comercial na primavera de 2023, após atender aos requisitos da Administração de Aviação Civil da China (CAAC). O jato será colocado em rotas nas cidades de Xangai, Pequim, Xi’an, Kunming, Guangzhou, Chengdu e Shenzhen, disseram as companhias aéreas.
As companhias aéreas também configuraram especialmente o departamento de voo do C919 e selecionaram 24 pilotos com vasta experiência como o primeiro lote de pilotos, e o primeiro lote de tripulação de voo e engenheiros de manutenção também está pronto.
A China Eastern empregou um layout de duas cabines com 164 assentos – oito na classe executiva e 156 na classe econômica – todos os quais usam uma nova geração de assentos domésticos desenvolvidos de forma totalmente independente pela China.
A entrega da primeira aeronave C919 para as companhias aéreas significa que o produtor, COMAC, entrou oficialmente na lista dos maiores fabricantes mundiais de aeronaves civis e também mostra que a fabricação de grandes aeronaves civis da China entrou oficialmente em uma nova era de produção em massa, Qi Qi, um observador do mercado, disse ao Global Times na sexta-feira.
O projeto C919 foi estabelecido em 2007 e o avião fez seu primeiro voo em 2017. Ele obteve o certificado de tipo da Administração de Aviação Civil da China em setembro e obteve o certificado de produção em 29 de novembro. A China Eastern Airlines e a COMAC assinaram o contrato de compra para o primeiro lote de cinco aeronaves C919 em março de 2021. As quatro aeronaves restantes serão entregues nos próximos dois anos.
Em 10 de maio, a China Eastern Airlines disse em um comunicado que planejava levantar 15 bilhões de yuans (US$ 2,21 bilhões) para adquirir 38 aeronaves, incluindo um total de quatro aviões C919 e 24 ARJ21-700. O arquivamento também revelou o preço unitário do C919, que foi listado em US$ 99 milhões.
Avanço da fabricação da China
A entrega da primeira grande aeronave de passageiros C919 e a próxima operação de rota fornecerão mais opções para companhias aéreas e clientes globais, trarão mais oportunidades para fornecedores e parceiros globais e injetarão nova vitalidade na indústria global de aeronaves comerciais, disse a COMAC .
Também é significativo para promover a cooperação e a inovação na cadeia global da indústria da aviação, já que a grande indústria aeronáutica da China agora inicia uma nova jornada de produção em massa, acrescentou a COMAC.
Em novembro, sete empresas de leasing assinaram pedidos para comprar 300 novos aviões C919 e 30 aeronaves ARJ21 com a COMAC no Airshow China 2022 em Zhuhai, província de Guangdong, no sul da China. O C919 anteriormente tinha 28 clientes com pedidos totalizando 815 aviões, segundo a Xinhua.
A Nigéria considerará a compra de jatos de passageiros C919 à medida que aumenta a incipiente companhia aérea Nigeria Air para 30 aviões por volta de 2025, segundo a Reuters em outubro, citando o ministro da aviação, Hadi Sirika.
A COMAC previu que a China precisaria de 9.284 novas aeronaves nos próximos 20 anos para atender à demanda do mercado, incluindo 6.288 aviões de corredor único. Até 2041, o tamanho da frota da China chegará a 10.007, respondendo por 21,1% da frota global de aeronaves de passageiros, tornando a China o maior mercado único de aviação do mundo.
Os observadores do mercado chinês disseram que a importância da entrega do C919 não se limita à indústria da aviação civil e é uma demonstração clara das capacidades avançadas de fabricação da China.
Quando o avião obteve o certificado de tipo da CAAC no final de setembro, o presidente chinês Xi Jinping elogiou as conquistas feitas no desenvolvimento da grande aeronave de passageiros C919 e pediu mais avanços importantes na fabricação de equipamentos de ponta na China.
Xi enfatizou a necessidade de explorar plenamente o novo sistema do país para mobilizar recursos em todo o país e priorizar a segurança e a qualidade ao fazer esforços contínuos para mais avanços em tecnologias essenciais e centrais e para larga escala e serialização no desenvolvimento. Ele pediu um progresso sólido na construção do país em uma potência industrial, de acordo com a agência de notícias Xinhua.
Também na sexta-feira, o avião de combate a incêndios anfíbio AG600M desenvolvido internamente na China, codinome Kunlong, realizou um teste bem-sucedido em Zhuhai, província de Guangdong, no sul da China, tornando-se o terceiro avião AG600M a concluir seu primeiro teste de voo desde 2022. O C919 envolverá um grande suprimento cadeia, o que significa que a competitividade global das empresas industriais chinesas será reforçada como nunca antes. Além disso, pode-se ver que a determinação do país em desenvolver a manufatura não vai parar, disse Wang Ya’nan, editor-chefe da revista Aerospace Knowledge, com sede em Pequim, ao Global Times na sexta-feira.
Com certeza haverá dificuldades no caminho pela frente, não descartando a possibilidade de grandes contratempos. Mas é preciso seguir em frente, pois a atual expansão da cadeia industrial já está em andamento, acrescentou Wang.
Os observadores do mercado também disseram que, como a joia da coroa da fabricação, o C919 impulsiona a atualização contínua e a transformação de toda a cadeia industrial para a fabricação de ponta e atrai mais participantes para a China.
Temos introduzido intensivamente a linha de produção da indústria de aviação na China nos últimos anos, e o objetivo é aprofundar o mercado chinês com localização, disse Yang Jun, responsável pelos negócios chineses da fabricante sueca de rolamentos SKF, em entrevista anterior à Tempos Globais. Ele disse que a SKF fornece alta tecnologia para empresas como Airbus, Boeing e COMAC.
A entrega foi a realização de um sonho para muitos fãs da aviação no país, que há décadas esperavam por este dia.
“Na década de 1980, eu tinha muita inveja de ver Boeing e Black Hawk com tecnologia de alta tecnologia em exposições de defesa e shows aéreos. Naquela época, eu nem ousava sonhar em embarcar em uma grande aeronave nacional”, Wu Gang, um fã veterano da aviação baseado em Pequim,
“Desde o J-10, a família 20, até o C919 de hoje, fizemos todos eles por conta própria sob a força mais forte do que nunca da autossuficiência em todas as indústrias da China”, disse Wu. Wu também está confiante no futuro do C919, acreditando que assim que a primeira etapa de entrega for concluída, a próxima iteração será ainda mais rápida.
Dois gigantes da aviação, Boeing e Airbus, enviaram parabéns à COMAC.
Parabéns à COMAC por entregar o primeiro C919, trazendo um novo modelo para o mercado global de aviação civil, disse a Boeing China em sua conta oficial do WeChat na manhã de sexta-feira.
“Estamos ansiosos para trabalhar com a COMAC e outros parceiros da indústria para continuar trabalhando no desenvolvimento sustentável de longo prazo da indústria da aviação”, disse a Airbus.
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